Notícias Semanais Debian - 29 de Maio de 2002

Bem-vindo(a) à vigésima segunda edição da DWN desse ano, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Nos discupamos por esse ser uma edição pequena, mas o Joey está muito ocupado atualmente com outras coisas. Portanto, é bem provável que não poderá criar uma edição para a semana que vem. Um dos nossos artigos de notícias foi aparentemente citado no Sydney Morning Herald.

Monitoramento de Largura de Banda. Brian May pensou qual seria a melhor maneira de monitorar pacotes IP enviados/recebidos por uma conexão externa (volume cobrado) com o Debian? Ele quer saber quantos bytes um host A recebeu em qual porta, qual host interno recebeu o maior tráfego externo, etc. Ele incluiu um resumo e resumiu as respostas também.

Preferências do APT Brian May estava confuso sobre como o apt trata suas preferências. Sua configuração inclui o pinning que muitas pessoas usam quando misturam o testing e o unstable. Poucas pessoas responderam, não parece haver muitas pessoas que entendem essa função.

Sobre o Empacotamento do WineX. Na semana passada houve uma confusão já que Marc Leeman enviou um ITP (Intent to Package - Intenção de Empacotar) para o WineX, que é o WINE com compatibilidade para jogos desenvolvidos com DirectX. Os autores pediram que o Debian não distribuísse esse pacote, foi dito que distribuí-lo iria ferir a companhia que o desenvolve e até mesmo que eles ameaçaram mudar a licença de distribuição para banir o Debian, especificamente, da possibilidade da distribuição do pacote. Depois, Marc desistiu do pacote e explicou por quê.

Novos Cartazes do Debian. Para a exibição e conferência LinuxTag que vem aí, Jens Schmalzing e Michael Banck criaram um novo cartaz bilíngue (Inglês e Alemão) do Debian. Dessa vez ele foi criado com Software Livre tanto quanto possível. Apesar do LaTeX ter sido envolvido, o design não reflete o que a maioria das pessoas esperam dele. Karl Hammar já traduziu o cartaz em sueco e o pessoal do Brasil parece estar interessado também. A impressão na Alemanha é patrocinada pela credativ.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou contêm atualizações importantes.

Viu Mais Notícias? Por favor mantenha-nos informados! Nós estamos sempre buscando histórias interessantes, principalmente as escritas por voluntários para adicionar. Nós não vemos tudo, infelizmente e esse mês será um mês ocupado para nós. Esperamos seu email em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Yooseong Yang e Martin 'Joey' Schulze.