Notícias Semanais Debian (Debian Weekly News) - 28 de Janeiro de 2003

Bem-vindo à quarta edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. A Netcraft recentemente adicionou o Debian à sua lista de sistema operacionais fornecidos. A equipe de segurança finalmente conseguiu juntar tudo e ficou apta a liberar um ramo inteiro de alertas de segurança para a versão do KDE na woody. Somente um pacote não pode ser compilado em duas arquiteturas.

Novo disco de instalação funcionando. Matt Kraai anunciou que ele usou com sucesso um disquete de instalação de rede customizada do instalador do Debian para instalar a sarge (testing). Matt disse que teve que usar alguns pacotes customizados como o ethdetect, netcfg-dhcp e netcfg-static, e a opção "editar a lista de fontes na mão" para contornar um bug no base-config. Ele gostaria muito que vocês pudessem testar sua imagem e relatar qualquer bug que ocorrer.

Página de Bug para o Instalador do Debian. Matt Kraai queria saber se existia uma página listando os bugs do instalador do debian, similar a página de bugs do sistema base . Colin Watson prontamente preparou uma. A página lista bugs em pacotes dos quais o instalador do Debian depende. Petter Reinholdtsen estava mais interessado nos pacotes que são mantidos pelo pessoal do instalador e já estão usando esta sobre vista.

Compilador Cruzado para Hardware x86-64. Arnd Bergmann empacotou um compilador cruzado para construir binários para a arquitetura x86-64 da AMD. Ele e vários outros estão iniciando um trabalho preliminar numa portação x86-64 do Debian usando o emulador de hardware Bochs.

Eleições para Líder de Projeto do Debian. Manoj Srivastava informou-nos sobre a eleição para o próximo Líder de Projeto do Debian. O período de indicação para esse ano inicia-se hoje, 24/01/2003, e deve terminar no dia 14/02/2003 0:0:0 UTC. A votação deve começar no dia 7 de Março (07/03/2002 0:0:0 UTC), e deverá terminar no dia 28/03/2003 0:0:0 UTC. Os futuros líderes devem estar familiarizados com a constituição e Manoj pretende coletar as propostas de cada candidato e publicá-las num lugar conhecido até o fim do período de indicação e o começo da campanha.

Notícias do PTS. Raphaël Hertzog enviou um relatório sobre o Sistema de Registro de Pacotes (PTS). Ele combinou, junto com Michael Bramer, que mantém o Projeto de Tradução das Descrições do Debian (DDTP), os dois sistemas. Os novos links apontam para páginas onde você pode ver todas as traduções de pacotes disponíveis. De lá você pode facilmente requisitar uma tradução na qual você deseja contribuir.

O Sub-projeto Debian-Edu precisa de um novo Líder. Raphaël Hertzog relatou que o sub-projeto Debian-Edu está essencialmente parado. Ele admite que isso é culpa sua porque ele não foi capaz de investir tempo suficiente nele. E esse é o motivo pelo qual ele está procurando por um voluntário que gostaria de gerenciar e liderar esse sub-projeto. Além disso, a atual edição do mês da colunaTUX&GNU@escola, que diz respeito a softwares educacionais livre, tem uma seção sobre Debian e escolas.

Onda de Interesse no Debian. O DesktopLinux.com falou para Bdale Garbee, Líder de Projeto do Debian, que falou sobre suas impressões durante um ano em que o Debian viu produtos comerciais baseados nele alcançarem o mercado. Bdale diz que a recente onda de interesse no Debian aconteceu devido a natureza completamente não comercial dele, e ao valor da comunidade. Entre as principais distribuições GNU/Linux, o Debian é a que chega mais perto da pura expressão dos ideais e processos que fazem o GNU/Linux especial.

O Debian está Perdendo Qualidade? Erik Steffl noticiou que o Debian instável contêm muitos pacotes quebrados no momento. Ele tem usado a instável há alguns anos e geralmente não encontrou problemas. Entretanto, nós atualmente encaramos uma transição do Perl e do Python que ocorreram bem, e algumas transições estão em andamento como a da Glibc, GCC, Gnome e libpng enquanto a do KDE ainda está sendo preparada.

Imagens Oficiais de CD com a Instalação pela Rede do Sarge. Santiago García Mantinan anunciou que as imagens de cd para instalação pela rede da testing (sarge) serão criadas semanalmente para o hardware i386. Existem duas imagens: uma pequena imagem (41MB) que requer acesso a rede e uma imagem maior (83MB) que contêm uma instalação básica completa. Essas imagens devem ser usadas para testar o novo processo de instalação e gerar relatórios de retorno com os bugs encontrados.

Definição do Escopo da Política do DDP Rastejando Adam Di Carlo sugeriu que a política do Projeto de Documentação do Debian (DDP) que atualmente está sob discussão tem seu escopo muito amplo e nunca será implementada. Por exemplo, a política considera um manual do Debian como sendo qualquer parte de documentação endereçada as necessidades dos seus usuários. Adam pensa que isso é muito amplo e pode ser uma das razões pela qual a política do DDP esteja parada. Ele propõe que o DDP limite-se a documentação do Debian gerenciada pelo próprio DDP.

O Debian GNU/Linux foi o escolhido como "Melhor Custo/Benefício". A revista sueca de computação Mikrodatorn fez uma comparação entre as diferentes distribuições GNU/Linux como sistema operacional de servidor em sua edição 1/2003. O Debian foi colocado frente a Mandrake, Red Hat, Slackware e SuSE e recebeu o prêmio de " Melhor Custo/Benefício" com a motivação: "O Debian é uma boa escolha de software, como o SuSE, mas é um pouco mais complicado de gerenciar. Entretanto, o preço é muito atrativo. O sistema pode ser baixado sem custo e de outra forma custa 279 kronor sueco (30 euro)."

Relatório da LWCE. Na última semana o projeto Debian compareceu a Conferência & Exposição Mundial do Linux (LWCE) em Nova York. De acordo com a LinuxToday essa conferência foi bem diferente das anteriores. Por exemplo, a Microsoft ganhou um prêmio por Código Aberto. Clint Adams do Debian também notou que um monte de vendedores de software foram surgindo dizendo que queriam tornar-se 'parceiros' nossos. Eles estavam perguntando sobre o 'modelo de negócios' do Debian. O que eles não entendem é que o Debian não tem um modelo de negócios.

Jogos de Código Aberto e Trapaças. Joachim Breitner notou que jogos despertam o interesse em computadores e as habilidades dos jovens e crianças. O Debian precisa deles como voluntários. Entretanto, se o Debian não puder oferecer os Jogos populares (i.e. jogos de multi-jogadores online) devido a serem de código fechado, uma grande quantidade de adolescentes usará distribuições comerciais e não irão querer aprender sobre o Software Livre e Debian. Há uma evidencia sobre porque não importa se os jogos em rede são de código fechado ou não para prevenir trapaças

Otimização de Pentium Pro? Adam Majer anunciou que ele iniciou outra compilação total de pacotes para a distribuição sid. Entretanto, dessa vez os pacotes estão sendo compilados com otimizações para pentium-pro. Os pacotes resultantes devem ser usados para efetuar-se uma avaliação de performance e descobrir quanto se ganhou de velocidade com a otimização. Andrew Suffield apontou que o suporte GCC para as sub-arquiteturas i386 é geralmente muito pobre e tem dado erro em muitos casos.

Mitos sobre o APT Pinning. Como as pessoas parecem acreditar que o APT pinning pode resolver todos os problemas com pacotes desatualizados na estável Adrian Bunk explicou porque isso está errado. Misturar a estável com a instável é uma má idéia porque quase todas as instalações de pacotes da instável trazem uma nova libc6 e também é possível que traga um novo Perl e Python. Esses por sua vez trazem mais pacotes da instável, fazendo com que se tenha uma mistura com bugs potenciais, e um suporte de segurança quebrado.

Pacotes Ilegais no Debian? Depois de uma longa discussão um dos principais desenvolvedores do MPlayer postou uma lista de arquivos que ele acredita estarem incluídos ilegalmente no Debian. Todos eles são parte do pacote libxine1. As bibliotecas implementam certos decodificadores de aúdio e vídeo cujo uso pode ser legalmente problemático. Problemas similares já mantiveram o mplayer fora do Debian.

Convergência entre OSD e DFSG. Russell Nelson contatou o Debian para explorar uma convergência entre a Definição de Código Aberto (OSD) e a Definição Debian de Software Livre (DFSG). A Iniciativa do Código Aberto (OSI) está interessada em corrigir as diferenças na comunidade, para que ela permaneça unida. Mesmo que a OSD tenha sido originalmente a DFSG, ela foi alterada com o tempo e até a OSI aprovou uma licença que requer um click-wrap. Entretanto, isso estabelece uma restrição ou modificação, falhando o parágrafo 3 da DFSG.

Pessoas Apadrinhadas. Martin Michlmayr anunciou que existem atualmente 191 futuros novos mantenedores apadrinhados, que já mantem softwares dentro do Debian. Entretanto, ele não ficaria surpreso se várias dessas pessoas já estiverem inativas. Descobrir pessoas inativas é uma das coisas que ele irá investigar, para declarar órfãos os pacotes não mantidos.

Debian na FOSDEM e Soluções Linux. O projeto Debian anunciou que membros do projeto irão representa-lo na Soluções Linux 2003 / Exposição Linux da França em Paris, França nos dias 4 a 6 de Fevereiro e no Encontro de Desenvolvedores de Softwares de Código Aberto e Livre (FOSDEM) em Bruxelas, Bélgica nos dias 8 e 9 de Fevereiro. Na FOSDEM o Raphaël Hertzog dará uma palestra sobre o Debian-Edu e o Martin Michlmayr sobre adaptar o Debian para uso embutido.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Por favor ajude-nos a criar essa newsletter! Várias pessoas já estão submetendo artigos, mas ainda necessitamos de escritores voluntários que os preparem. Por favor, veja a página de contribuição para descobrir como ajudar-nos. Estamos esperando sua resposta em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em Português Brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Matt Black, Peter Karlsson e Martin 'Joey' Schulze.