Notícias Semanais Debian - 16 de Novembro de 2004

Bem-vindo(a) à quadragésima quinta edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Bruce Perens escreveu um artigo sobre patentes de software em padrões e explicou como elas atrasam o desenvolvimento de software. Aparentemente, o problema de consumo de memória do SpamAssassin 3 está finalmente corrigido, portanto o pacote pode migrar para o sarge.

Informações do Estado do Lançamento. Colin Watson enviou informações novas do estado do lançamento , nas quais ele relatou que mais duas pessoas estão ajudando com o gerenciamento do lançamento e que a toolchain foi finalizada. No entanto, várias arquiteturas ainda encaram problemas de atualização com relação ao kernel e a glibc. Ele também revelou que o sarge será lançado com KDE3.2. No entanto, o bloqueador chave, a rede buildd, não foi ajustada para testing-security ainda.

GNOME 2.8 para o Sarge? Em nome da equipe GNOME, Jordi Mallach questionou se ele pode fazer o upload do GNOME 2.8 para a instável, já que este foi lançado no começo de setembro, quando dizia-se que o sarge estaria congelado em breve. Já que ele recebeu muitos testes e muitos usuários já estão usando-o pela distribuição experimental, o GNOME 2.8 parece estar pronto para o novo lançamento estável do Debian. A equipe de lançamento aprovou o upload do GNOME 2.8.1 para a instável, que pode migrar em partes ou como um todo para o sarge.

Escavando o Instalador. Ingrid Marson entrevistou David Pashley sobre o novo Debian installer, cujo foco é uma instalação fácil. Apesar do instalador ainda ser baseado em texto, os desenvolvedores estão trabalhando em uma interface gráfica. Anthony Awtrey adicionou que o instalador suporta automação permitindo uma pré-configuração (pre-seed) com todas as opções gerenciadas pela sistema de configuração Debian.

Grande Cluster Opteron rodando Debian. Thomas Lange relatou sobre o novo cluster AMD Opteron Sarek da Universidade Umeå. Ele é constituído por 192 nodos (384 CPUs), foi construído com FAI (Fully Automatic Installation - Instalação Completamente Automática) e roda o porte pure64 do Debian GNU/Linux para amd64 com kernel Linux 2.6. Este cluster foi listado na posição 165 da lista top 500 de junho de 2004 e na posição 220 em novembro.

YaST2 for Debian? Mario Fux estava procurando por alguém para portar o YaST2 para o Debian, que é um utilitário de configuração geral que parece estar faltando no Debian. Jaldhar Vyas respondeu que planejava verificar se ele pode empacotar o YaST2 para o Debian. Ele também mencionou uma interface YaST2 para o debconf.

Ajuda para Autores Originais de Software. Adrian von Bidder começou a documentar dicas para autores originais, que irão tornar o trabalho dos matenedores de pacotes mais fácil. A idéia não é duplicar a política Debian, é dar aos desenvolvedores uma idéia de como seus softwares podem ser escritos para serem empacotados facilmente.

Montando Mídia Removível. Martin Pitt relatou sobre a idéia de gerenciamento automático de dispositivos USB/FireWire. estando insatisfeito, ele desenvolveu o pmount, que pode ser executado por um usuário normal para montar mídias removíveis. Ele gostaria de propagar esta solução para o Debian.

Acelerador PHP indistributível? Andres Salomon notou que turck-mmcache, um pré-compilador e cache para melhorar a performance de scripts PHP, está coberto pela GNU GPL mas é ligado contra PHP4, cuja licença é incompatível. Como isto torna o pacote indistributível pelo Debian, um usuário interessado está tentando uma alteração de licença.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Debian introduzidos na semana passada. Cada dia, um pacote Debian diferente da distribuição testing é apresentado. Se você conhece algum pacote obscuro e acredita que os outros também deveriam conhecê-lo, envie-o para Andrew Sweger. O Pacote Debian do Dia introduziu os seguintes pacotes semana passada.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 221 pacotes órfãos. Muito obrigado aos mantenedores anteriores que contribuíram com a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de erro, renomeando-o para ITA: caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.