Notícias Semanais Debian - 21 de Junho de 2005

Bem-vindo(a) a vigésima quinta edição deste ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Jordi Mallach relatou que a equipe do GNOME completou todos os uploads necessários para levar o GNOME 2.10.1 à instável. Com a presença na LinuxTag deste Ano e o primeiro DVD do sarge após o lançamento, esta se tornará uma semana memorável para os envolvidos com o Debian na Europa.

Atualizações do Woody para o Sarge. Bill Allombert resumiu os principais problemas que tem sido relatados nos relatórios de atualização. Dependências circulares no woody e a dependência do apt-get e do aptitude ao C++ parecem ser os mais problemáticos. Há muitos pacotes que alteram arquivos de configuração para os quais o dpkg requer aprovação antes de substituí-los.

O Legado do Debian. Nick Myra relatou sobre o lançamento do sarge e que a popularidade do Debian inspirou dúzias de variantes, muitas delas que rodam direto do CD. O Knoppix e derivações encorajaram o aumento atual dos usuários GNU/Linux. O Debian ajuda a demonstrar que o GNU/Linux e suas amplas implicações sociais, políticas e economicas são uma força que merece respeito.

SELinux e Portes BSD. Aurélien Jarno relatou sobre problemas para os portes BSD do Debian com a integração do suporte a SELinux em pacotes regulares. Como o SELinux é específico ao Linux, estes patches não irão funcionar nos portes BSD e no Hurd. Ele adicionou um trecho de código que adiciona suporte adequado à libselinux1.

Atualização do Sistema de Menu. Bill Allombert relatou sobre melhoramentos feitos no pacote menu durante as preparações do sarge, das quais os pacotes podem depender agora. Traduções das seções do menu, conjuntos de caracteres diferentes e menus XDG agora são suportados. Ele também pediu aos desenvolvedores que façam os itens de menu começarem com uma letra maiuscula e que movam os arquivos de menu para /usr/share, para suportar o Filesystem Hierarchy Standard (FHS - Hierarquia Padrão do Sistema de Arquivos.

Debian em sistemas embutidos. A quinta pesquisa de mercado anual relatou que o Debian é a distribuição mais popular. o projeto OpenEmbedded parece ser um novato promissor. Ele começou como o projeto OpenZaurus, e evoluiu em um sistema de construção multi-plataforma com suporte a uma ampla variedade de sistemas embutidos.

Tour do Projeto Debian. O projeto Debian anunciou sua presença no OSS Symposium para negócios e administração pública em Ostfildern, Alemanha, na LinuxTag deste ano e na quinta Debian Conference em Helsinki, Finlândia. O calendário das palestras relacionadas ao Debian durante a LinuxTag contêm descrições de arquivos, sub-projetos, casos de uso detalhados, portes e muito mais.

Wishlist do Javi para o Etch. Javier Fernández-Sanguino Peña delineou items desejáveis para a próxima versão do Debian. A lista contêm vários melhoramentos para um sistema de segurança mais rígida, mecanismo de volta para atualzações, um sistema de boot alternativo, a migração para xinetd, a necessidade de documentação melhor, procura e observação de pacotes melhorados e muito mais.

Transição PostgreSQL. Martin Pitt anunciou que a migração para uma nova arquitetura de pacotes PostgresSQL está sendo implementada. A nova estrutura é muito mais fácil de manter e também oferece muitos recursos novos para os usuários. Todos os pacotes que anteriormente dependiam do postgresql-dev precisam ser atualizados e enviados.

Mini conferência Debian no Japão. Yukiharu Yabuki anunciou uma mini conferência Debian que ocorrerá neste Outubro em Osaka, Japão. Ele já organizou uma sessão "birds of a feather" Debian na conferência OpenSource de Kansai. Pelo menos algumas palestras serão feitas em inglês.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório Debian instável recentemente ou contêm atualizações importantes.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.