Notícias Semanais Debian - 22 de Fevereiro de 2006

Bem-vindo(a) à oitava edição desta ano da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Frederick Noronha relatou sobre o projeto Martus que coloca o melhor do mundo do software livre contra abusadores, criando um ambiente seguro no qual ativistas dos direitos humanos podem registrar e armazenar dados sobre abusos sem medo.

Requisitos para Aplicações Hospedadas. David Besonen questionou se a GNU GPL fala sobre aplicações hospedadas e requisitos para disponibilizar seu código fonte. Glenn Maynard respondeu que o rascunho da GPLv3 tenta lidar com este problema, porém de forma insatisfatória, causando vários problemas práticos.

Mídia de Instalação do Etch Beta1 Quebrada. Frans Pop anunciou que, como conseqüência das alterações feitas no repositório Debian, a maioria das mídias de instalação do Etch Beta1 não estão funcionando. As únicas imagens que ainda devem ser usáveis são os conjuntos completos de CDs de instalação. Tais alterações foram necessárias para a versão Beta2 do Debian Installer. Caso precise usar um dos outros métodos de instalação, use as imagens construídas diariamente.

Página de Testes de Drivers de Dispositivos. Lars Wirzenius lembrou os desenvolvedores a respeito da página de verificação de drivers para dispositivos. Basicamente, a saída de "lspci -n" é colada na página, e o sistema descreve quais hardwares no barramento PCI são suportados, e por qual driver.

Iniciativa Debian Live. Daniel Baumann relatou sobre a nova Iniciativa Debian Live, que é um sub-projeto oficial do Debian e produz um live CD. O Debian Live reflete o estado atual do Debian, roda na maior quantidade possível de arquiteturas, é composto apenas por pacotes Debian não-alterados e não contém nenhum pacote não-oficial.

Manutenção em Equipe para Pacotes Debian. Frans Jessop pediu ao projeto Debian para dar mais ênfase a equipes para manutenção de pacotes ao invés de desenvolvedores solitários. Petter Reinholdtsen adicionou que o Debian precisa de pessoas trabalhando em traduções, documentação, testes, páginas web, administração de sistemas, relações com a imprensa e, provavelmente, em várias outras tarefas.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Órfãos. 1 pacote tornou-se órfão nesta semana e precisa de um novo mantenedor. Isto totaliza 219 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote.

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Mohammed Adnène Trojette e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo R. Montesino.