Portes ] [ Debian para Sparc ] [ Créditos ] [ Portando ] [ Problemas ]

Documentação sobre o porte Debian SPARC

Portando pacotes Debian para SPARC

Se você quiser ser um(a) portador(a) oficial, você deve ser um(a) desenvolvedor(a) Debian registrado(a). Isto é, sua chave pública deve aparecer no chaveiro (keyring) oficial.

O esforço para portar o Debian para SPARC está agora organizado em torno do excelente sistema wanna-build, usado pela primeira vez para o porte m68k. Com wanna-build, portar resume-se a encontrar pacotes onde a compilação automática falhou, e então revisar e determinar o que houve de errado.

Logs de falhas da construção podem ser encontrados em páginas web do buildd para SPARC 64. Também, você pode mandar um e-mail para wanna-build e perguntar pelos logs de falha da construção (veja o arquivo README.mail da distribuição wanna-build).

Portadores(as) sérios(as) devem aprender como interagir com o wanna-build via e-mail. Você precisará pedir a Ben Collins <bcollins@debian.org> para adicionar sua chave pública na lista de chaves conhecidas.

Todos(as) desenvolvedores(as) Debian podem usar as máquinas porterbox do Debian para testar seus pacotes na arquitetura SPARC.

Eu não sou um(a) desenvolvedor(a) oficial; ainda posso ajudar?

Certamente. De fato, a maioria do trabalho real no porte do Debian não requer status oficial, somente conhecimento. Existem inúmeras coisas que você pode fazer:

Então, vá em frente e envie um e-mail (em inglês) para <debian-sparc@lists.debian.org> com a descrição de como você gostaria de ajudar; garantimos que lá alguém pode te ajudar a começar.