O Projeto Debian lamenta a perda de Robert Lemmen, Karl Ramm e Rogério Theodoro de Brito

12 de Agosto de 2021

O Projeto Debian perdeu vários membros de sua comunidade neste último ano.

Em junho de 2020, Robert Lemmen faleceu após uma doença grave. Robert participava regularmente dos encontros Debian Munich desde o início dos anos 2000 e ajudava com estandes locais. Ele era um Desenvolvedor Debian desde 2007. Entre outras contribuições, ele empacotou módulos para Raku (Perl6 naquela época) e ajudou outros(as) contribuidores(as) a se envolverem na Equipe Raku. Ele também se esforçou para rastrear dependências circulares no Debian.

Karl Ramm faleceu em junho de 2020, após complicações devido ao câncer de cólon metastático. Ele era um Desenvolvedor Debian desde 2001 e empacotou vários componentes do Projeto Athena do MIT. Ele era apaixonado por tecnologia e Debian, e sempre interessado em ajudar outras pessoas a encontrar e promover suas paixões.

Em abril de 2021, perdemos o brasileiro Rogério Theodoro de Brito devido a pandemia do COVID-19. Rogério gostava de programar pequenas ferramentas e foi um contribuidor Debian por mais de 15 anos. Entre outros projetos, ele contribuiu para o uso de dispositivos Kurobox/Linkstation no Debian e manteve a ferramenta youtube-dl. Ele também participou e foi o contato do Debian em vários projetos upstream.

O Projeto Debian homenageia o bom trabalho de Robert, Karl e Rogerio e sua forte dedicação ao Debian e ao Software Livre. Suas contribuições não serão esquecidas, e os altos padrões de seu trabalho continuarão a servir de inspiração para outras pessoas.

Sobre o Debian

O projeto Debian é uma associação de desenvolvedores(as) de Software Livre que dedicam seu tempo e esforço como voluntários(as) para produzir o sistema operacional livre Debian.

Informações de contato

Para mais informações, por favor visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/, envie um e-mail (em inglês) para <press@debian.org>.