Debian Edu / Skolelinux Bullseye — uma solução Linux completa para sua escola

15 de Agosto de 2021

Você é o(a) administrador(a) de um laboratório de informática ou de uma rede inteira de uma escola? Você gostaria de instalar servidores, estações de trabalho e notebooks para trabalharem juntos? Você quer a estabilidade do Debian com serviços de rede já pré-configurados? Você gostaria de ter uma ferramenta baseada na web para gerenciar sistemas e centenas ou mais contas de usuários(as)? Você já se perguntou se e como computadores antigos podem ser utilizados?

O Debian Edu é para você. Os(As) próprios(as) professores(as) ou profissionais de suporte técnico podem implementar um ambiente de estudo multiusuário(a) e multimáquinas em poucos dias. O Debian Edu vem com centenas de aplicativos pré-instalados e você pode sempre adicionar mais pacotes do Debian.

O time de desenvolvimento do Debian Edu está feliz em anunciar o Debian Edu 11 Bullseye, a versão do Debian Edu / Skolelinux baseada na versão Debian 11 Bullseye. Por favor considere testá-lo e nos enviar avaliações (<debian-edu@lists.debian.org>) para nos ajudar a melhorá-lo ainda mais.

Sobre o Debian Edu e o Skolelinux

O Debian Edu, também conhecido como Skolelinux, é uma distribuição Linux baseada no Debian que fornece um ambiente de rede escolar pronto e completamente configurado. Imediatamente após a instalação, um servidor escolar executando todos os serviços necessários em uma rede escolar é configurado, aguardando somente a adição de usuários(as) e máquinas via GOsa², uma confortável interface web. Um ambiente de inicialização via rede é preparado, para que, após a instalação inicial do servidor principal a partir de um CD / DVD / BD ou pendrive, todas as outras máquinas possam ser instaladas via rede. Computadores antigos (mesmo com mais de dez anos) podem ser utilizados como terminais burros (thin clients) LTSP ou como estações de trabalho sem disco, inicializadas via rede sem qualquer instalação ou configuração. O servidor escolar do Debian Edu fornece um banco de dados LDAP, serviço de autenticação Kerberos, diretórios home centralizados, um servidor DHCP, um proxy web e muitos outros serviços. O ambiente de área de trabalho contém mais de 70 pacotes de softwares educacionais e outros mais estão disponíveis no repositório Debian. As escolas podem escolher entre os ambientes de área de trabalho Xfce, GNOME, LXDE, MATE, KDE Plasma, Cinnamon e LXQt.

Novos recursos do Debian Edu 11 Bullseye

Estes são alguns itens das notas de lançamento do Debian Edu 11 Bullseye, baseado na versão Debian 11 Bullseye. A lista completa, incluindo informações mais detalhadas, é parte do respectivo capítulo do manual do Debian Edu.

Opções de download, passos para instalação e manual

As imagens oficiais do Debian Network-Installer CD (instalador via rede do Debian) estão disponíveis tanto para PCs de 32 e 64 bits. A imagem para 32 bits será necessária somente em casos raros (para computadores mais antigos acima 15 anos). O download dessas imagens pode ser feito a partir dos seguintes locais:

Alternativamente, imagens oficiais BD (tamanho maior do que 5 GB) também estão disponíveis. É possível montar toda uma rede Debian Edu completa sem uma conexão com a internet (incluindo todos os ambientes de área de trabalho e traduções para todos os idiomas suportados pelo Debian). O download dessas imagens pode ser feito nos seguintes locais:

As imagens podem ser verificadas utilizando checksums assinados fornecidas no diretório de download.
Uma vez feito o download de uma imagem, você pode conferir que

Para mais informações sobre como executar esses passos, leia o guia de verificação.

O Debian Edu 11 Bullseye é inteiramente baseado no Debian 11 Bullseye; portanto, os códigos-fonte de todos os pacotes estão disponíveis no repositório do Debian.

Por favor visite a página de status do Debian Edu Bullseye para informações sempre atualizadas sobre o Debian Edu 11 Bullseye, incluindo instruções sobre como utilizar o rsync para o download das imagens ISO.

Caso pretenda atualizar a partir do Debian Edu 10 Buster, por favor leia o respectivo capítulo do manual do Debian Edu.

Para informações sobre a instalação, por favor leia o respectivo capítulo do manual do Debian Edu.

Após a instalação, é necessário executar esses passos iniciais.

Por favor veja as páginas wiki do Debian Edu para última versão em inglês do manual do Debian Edu Bullseye. O manual já se encontra totalmente traduzido para os idiomas alemão, francês, italiano, dinamarquês, holandês, bokmål norueguês, japonês, chinês simplificado e português (de Portugal). Existem versões parcialmente traduzidas para espanhol, romeno e polonês. Uma visão global das últimas versões publicadas do manual está disponível.

Mais informações sobre o próprio Debian 11 Bullseye pode ser obtida nas notas de lançamento e no manual de instalação; veja https://www.debian.org/.

Sobre o Debian

O projeto Debian é uma associação de desenvolvedores(as) de Software Livre que dedicam seu tempo e esforço como voluntários(as) para produzir o sistema operacional completamente livre Debian.

Informações de contato

Para mais informações, por favor visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/ envie um e-mail (em inglês) para <press@debian.org>.