Notícias Semanais Debian - 29 de Maio de 2001

Nova Lista Sobre LSB Criada. Mark Johnson anunciou que uma lista de emails foi criada para discutir sobre a especificação XML/SGML do Linux Standard Base. Ela não é uma lista específica do Debian mas será de interesse para usuários do DocBook e qualquer outro que faça uso do SGML/XML no Debian. Há também a lista debian-sgml oficial para discussões específicas do Debian.

Instalador Debian para PowerMacs Nubus. Stephen Waters nos enviou um email com o anúncio a seguir:

Com o Sagrado Advento do Suporte a Disco Flexível SWIM-3, há trabalho sendo feito para uma instalação do Debian baseada em disquetes para os PowerMacs baseados em Nubus. Ajuda, testes são apreciados; especialmente aqueles com habilidade em fazer engenharia reversa nos procedimentos de boot de hardware exótico.

linuxppc-nubus em linuxppc.org

Você já sentiu... que estava sendo observado? Quer saber se está sofrendo um scan nas portas? Rudy Gevaert perguntou à lista debian-security como detectar scanners de portas e conseguiu bastante respostas com muitas sugestões.

Vulnerabilidade de Englobamento de Arquivos em Servidores FTP. Andres Herrera apontou que a versão do ProFTPD no stable é vulnerável ao ataque DoS descrito nesse Aviso CERT. De acordo com o site web do ProFTPD, a versão candidata 1.2.2rc2 não é vulnerável a esse ataque.

O Autoconf 2.50 saiu. Isso deu em uma boa discussão na lista de emails debian-devel. O Autoconf é um programa usado para criar scripts para configurar pacotes de código fonte. Esses scripts checam várias características de uma plataforma para ajudar na compilação e assegurar que todas as dependências são satisfeitas. O Autoconf é mais usado por desenvolvedores ou para modificação extensiva no programa de outra pessoa. A quebra de alguns scripts escritos para o Autoconf 2.13 pode ocorrer ao se atualizar, os usuários do Autoconf podem querer entrar na discussão na debian-devel.

Qual a maneira apropriada de se empacotar temas? Ben Burton levanta uma questão importante na debian-devel, como os temas para gerenciadores de janelas devem ser empacotados? Cada tema deve ter seu próprio pacote ou todos os temas de um gerenciador de janelas devem ser juntados em um grande pacote? Não há conclusão clara ainda mas talvez isso deva entrar na Debian Policy?

Novos pacotes essa semana incluem o de nome interessante grunch, um pacote que junta scans parciais em uma imagem sem junções. Outras adições notáveis incluem ipmenu, um programa baseado em ncurses para configurar o iptables, iproute2, e QoS sem precisar do uso da linha de comando, que é cabeluda mesmo para usuários experientes do de GNU/Linux, maradns, um servidor de DNS simples focado na segurança mpgtx, uma ferramenta para manipular arquivos de áudio e vídeo MPEG e crimson um jogo tático baseado em hex parecido com o Battle Isle(TM).

Queremos ouvir você... envie novas dicas, comentários ou sugestões para nós em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.