Notícias Semanais Debian - 25 de Junho de 2001

Correção sobre o MOSIX: Semana passada mencionamos a ferramenta MOSIX, e pode ter havido alguma confusão quando o descrevemos como uma ferramenta "multi-plataforma". O MOSIX funciona em muitos SOs, mas apenas na arquitetura x86. No entanto, ports para Sparc e Alpha estão a caminho também.

Pacotes do KDE 2.2 para Alpha: Se você quer viver no bleeding edge, o Ivan E. Moore II, mantenedor do KDE para o Debian colocou pacotes preliminares do KDE 2.2 no people.debian.org. Obrigado, Ivan!

Laptops GNU/Linux baratos: Chris Ivanovich está procurando um laptop barato que seja compatível com o Linux. Ele obteve bem poucas sugestões na lista debian-laptop. Se você tiver sugestões ou está procurando por uma, dê uma olhada na the discussão.

Quando chove...: Auric, o servidor de FTP principal do Debian, quebrou durante a execução do 'dinstall' da última quinta-feira, o que corrompeu o banco de dados. Consequentemente, a testing desapareceu por um dia, mas voltou na sexta.

Olha onde você põe isso...: Na debian-devel, a localização do programa traceroute é o assunto de (mais uma) discussão esquentada. Ele deve ir para /usr/sbin ou /usr/bin? Atualmente ele mora em /usr/sbin -- onde o mantenedor do pacote acha que ele deve ficar. Como sempre, há algumas opiniões fortes e pontos de vista interessantes bem como alguns idiotas -- quase tão divertido quanto assistir a dois geeks argumentando sobre os méritos relativos de Emacs e vi.

Melhorando a Performance do Qmail: É sempre bom conseguir conselhos sobre como melhorar a performance do sistema. Jason Lim tem uma recomendação na lista debian-isp que pode ser interessante a usuários do Qmail.

Exim e AUTH SMTP: Andrew J. Perrin é um usuário do Telocity que está procurando ajuda para fazer o Exim funcionar com os servidores de email de seu ISP que agora usam SMTP AUTH. O SMTP é o Simple Mail Transfer Protocol (ou Protocolo Simples de Transferência de Email) que é usado para transmitir email de um servidor de email para outro. Ele tipicamente não requer um par nomedeusuário/senha para transmitir email pela Internet, os ISPs normalmente usam o endereço IP do emissor e o destino do email para decidir se eles irão aceitá-lo. Alguns ISPs estão adicionando a isso o sistema SMTP AUTH, no qual para que seja repassado o email para outra máquina, os emissores devem prover um nome de usuário e uma senha. Infelizmente a idéia do Telocity de como isso funciona não bate com a do Exim... se você tiver alguma idéia, entre na discussão na lista de emails debian-user.

Notícias NewbieDoc: Precisamos de mais proto-novatos! Se você teve um obstáculo que descobriu como ultrapassar -- talvez uma configuração do Exim, ou um truque no Apache, ou um comando no vim -- adoraríamos ouvir sobre ele. Você irá ajudar alguém amanhã documentando o que você aprendeu hoje. Por favor ajude -- veja o site ou a lista de emails para maiores detalhes!

As provas finais nas escolas drenaram nosso pool de talentos recentemente, então o esforço do NewbieDoc está um pouco quieto ultimamente. Mesmo assim, Will Trillich tem aplicado alguns truques de PHP para automatizar as listagens do NewbieDoc, então nossas listas de documentos são agora auto-geradas e Romain Lerallut recolocou todo o NewbieDoc em forma de tarball que está disponível para download agora.

Dica para Novato: Se você não tentou usar o Mutt para ler seu email, você deve dar uma tentada. Primeiro, "apt-get install mutt" e então rode "mutt" para ler suas mensagens. Para ver o quão poderosas as características de customização são, você pode visitar um site e baixar algumas configurações de exemplo de lá.

Avisos de Segurança: Vários foram enviados essa semana para vários pacotes Debian. Dê uma olhada e veja se você precisa atualizar seu sistema:

Como sempre, muito obrigado ao time de segurança pelo trabalho pesado.

Novos pacotes dessa semana:

Também, notável, depois de uma discussão esquentada na debian-devel, semana passada o Mozilla 0.9.1, a primeira versão nova desde novembro de 2000, foi instalado no non-US/main.

Como sempre, sinta-se livre para escrever para nós com notícias relacionadas ao Debian em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.