Notícias Semanais Debian - 23 de Janeiro de 2007

Bem-vindo(a) à primeira edição da DWN, o periódico semanal para a comunidade Debian. Erinn Clark, co-fundadora e líder do Debian Women, foi selecionada uma das 10 principais garotas geek com influência no movimento do Código Aberto. Linux-Watch publicou a resposta de Chris Fearnley ao argumento de Steven J. Vaughan-Nichols de que o Debian está com problemas.

Debian e o Projeto Um Laptop por Criança (OLPC). Michael Voigt questionou se o Debian está suportando o projeto Um Laptop por Criança (One Laptop per Child). Este projeto foi fundado pelo Laboratório de Mídias do MIT (MIT Media Laboratory) e tem como objetivo criar um laptop barato e possível de ser adquirido para crianças no terceiro mundo e países em desenvolvimento. Petter Reinholdtsen explicou que o Debian está participando com seu sub-projeto DebianEdu.

Encontro Francês de Desenvolvedores DebianEdu. Mathieu Duploy anunciou um encontro dos desenvolvedores do Debian-Edu, patrocinado pelo Centre Européen de Transfert et de Recherche en Informatique Libre. Ele ocorrerá de 17 à 24 de fevereiro em Soissons (França). Está incluso o translado de Soissons para a FOSDEM em Bruxelas.

Histórico do Debian em 2006. Martin Zobel-Helas relatou estar criando, com Ana Guerrero, uma revisão de todos os principais eventos relacionados ao Debian em 2006. Eles estão usando vários canais de notícias, como as Debian Weekly News, Planet Debian e várias listas de discussão como fontes. Os leitores que encontrarem eventos não mencionados e quiserem contribuir devem escrever um email para a lista de discussão debian-publicity. A revisão deve ser pubicada em vários websites como Linux Weekly News e Linux.com.

Debian-Installer para o Sony PS3. Kenshi Muto (武藤 健志) anunciou que seu amigo, Takeshi Yaegashi (八重樫 剛史) instalou o Debian com sucesso em um PlayStation 3 (PS3) da Sony, que é uma arquitetura PowerPC de 64 bits para qual algumas distribuições GNU/Linux e o NetBSD já possuem um porte. Yaegashi criou uma página wiki que descreve a instalação usando um versão personalizada do debian-installer.

Adicionando Verificações de Estilo ao lintian. Mikhail Gusarov questionou se remover linhas vazias no final dos arquivos debian/copyright e debian/changelog e o uso de dois espaços antes de Homepage: na descrição são o suficiente para verificação no lintian. Nico Golde apontou que estas não estão cobertas pelo manual de políticas e portanto não devem ser incluídas. Russ Allbery relatou sua intenção de adicionar algumas verificações de estilo que seriam opcionais e terão que ser requisitadas explicitamente.

Distribuição Woody arquivada. Florian Lohoff notou que a versão estável antiga woody foi removida dos servidores espelho recentemente. Kevin Mark explicou que isto aconteceu porque o Debian suporta distribuições antigas por um período definido de tempo, fornecendo pacotes e suporte à segurança. Após este período, a distribuição antiga não é mantida e é arquivada em archive.debian.org para fins históricos.

Kernel Handbook atualizado. Jurij Smakov anunciou que o Debian Kernel Handbook foi atualizado para refletir as alterações ao processo de construção do kernel e arquiteturas que foram feitas para o lançamento do etch. O handbook cobre todos os tópicos relacionados ao kernel e tarefas como construção de pacotes do kernel, pacotes de módulos e o sistema de disco ram inicial usado no Debian. Qualquer opinião, comentários e contra-propostas são bem vindos.

Antecipando a Data do Lançamento. Debian Administration está conduzindo uma pesquisa que permite aos leitores estimar a data de lançamento do etch. 45 % de seus leitores assumem que o etch será lançado quando estiver pronto. debianex afirmou que o Debian é a distribuição mais estável e, devido à sua estabilidade, apt-get e uma comunidade grande e colaborativa, ele está usando o sistema e espera que ele continue o número 1.

Abandonando Lançamentos estáveis? Joseph Smidt sugeriu suportar apenas a instável ("unstable") e a teste ("testing") para que os mantenedores fiquem menos ocupados e a distribuição teste fique ainda melhor. Vários desenvolvedores discordaram dos números por trás da afirmação que 76 % dos usuários já rodam a teste. Wouter Verhelst adicionou que no mundo corporativo a estável é a distribuição mais usada.

Compatibilidade entre Creative Commons 2.5 e Debian. Luis Matos pediu opiniões sobre a compatibilidade entre as licenças Creative Commons 2.5 e o Debian. Andrew Donnellan apontou que, no momento, nenhuma das licenças Creative Common são compatíveis com as Definições Debian de Software Livre (DFSG). No entanto, algumas das licenças da versão 3.0 muito provavelmente serão compatíveis com a DFSG, graças aos esforços do pessoal do Debian. Francesco Poli adicionou que os rascunhos atuais não são livres segundo a DFSG.

Caminho de Atualização do Mailman do Etch para o Lenny. Lionel Elie Mamane relatou que a versão atual (2.1.9) do mailman no etch não terá um caminho de atualização para a versão 2.2.x, esperada para o lenny, devido a uma alteração no formato de arquivo. O Mailman 2.1.1 poderá exportar os dados em um formato XML neutro que as versões posteriores podem importar. Lionel questionou se ele poderia fazer upload da nova versão ou incluir o recurso de exportação no pacote do etch.

Medindo o progresso do Desenvolvimento. Lars Wirzenius propôs um conjunto de estatísticas cuidadosamente selecionadas para medir o progresso do desenvolvimento no Debian. Ele sugeriu relatórios semanais de números totais, mediana e máximos para todos os relatórios de bug abertos, relatórios agrupados por severidade, tempo de resposta, tempo de vida dos bugs, e mais; e gostaria de comparar estes números com os da semana passada.

Status do Porte M68k. Ingo Jürgensmann relatou que o porte m68k está indo bem depois que os problemas do GCC finalmente foram corrigidos por Roman Zippel. Este porte atualmente está em condições melhores que o alpha e o arm. Ele questionou se o m68k poderia ser uma arquitetura para lançamento agora, já que o etch não foi lançado em Dezembro.

Instalando o Debian através de conexões PPPoE. Eddy Petrisor relatou ter instalado o Debian através de uma conexão PPPoE (DSL) com sucesso, conexão esta estabelecida através do debian-installer. Isto demonstra a volta de instalações DSL nativas diretamente de um servidor espelho usando o argumento de inicialização install modules=ppp-udeb.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de atualizar seus sistemas caso tenha algum destes pacotes instalado.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os seguintes pacotes foram adicionados ao repositório debian instável ("unstable") recentemente ou contêm atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 2 pacotes tornaram-se órfãos nesta semana e precisam de novos mantenedores. Isto totaliza 234 pacotes órfãos. Muito obrigado aos desenvolvedores anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Veja as páginas WNPP para a lista completa, e adicione uma nota ao relatório de bug, renomeando-o para ITA:, caso pretenda adotar um pacote. O programa wnpp-alert do devscripts pode ser útil para descobrir quais pacotes órfãos estão instalados em seu sistema.

Pacotes Removidos. 144 pacotes foram removidos do repositório Debian durante a última semana:

Quer continuar lendo a DWN? Ajude-nos a criar este periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores voluntários que observem a comunidade Debian e relatem sobre o que está acontecendo. Veja a página sobre contribuições para descobrir como ajudar. Nós estamos aguardando ansiosamente sua mensagem em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Shrini Vasan, Sebastian Feltel, Felipe Augusto van de Wiel e Martin 'Joey' Schulze.
Ela foi traduzida por Gustavo Rezende Montesino e Herbert P. Fortes Neto.