Interpretando o código de conduta do Debian

Alguns comentários gerais

O objetivo deste documento é fornecer algumas explicações e exemplos de como o Código de Conduta (CoC) é interpretado dentro do projeto Debian. Se tiver alguma dúvida, entre em contato em inglês com a equipe Comunidade (community@debian.org). Se está preocupado(a) com algo que você está pensando em fazer e que pode violar o CoC, por favor, entre em contato com a equipe Comunidade.

O objetivo do CoC é criar um espaço comunitário onde as pessoas possam se sentir confortáveis. Isso nos ajuda a manter um coletivo de colaboradores(as) que estejam empolgados(as) em participar do Debian e nos ajuda a cumprir nossos objetivos de criar e manter o Debian. A comunidade Debian é, ao mesmo tempo, um grupo de amigos(as) trabalhando em um projeto e um grupo de colegas fazendo seu trabalho. O Debian é tanto um grande grupo social como um projeto técnico.

O objetivo do CoC e dos esforços de aplicação do CoC é ajudar as pessoas a alinharem-se aos valores compartilhados que o Debian adotou como comunidade através do processo de resoluções gerais. Você tem que seguir e respeitar o CoC para participar do Debian. Você não precisa ser perfeito(a) -- todo mundo comete erros ou tem um dia ruim -- o objetivo de aplicação do CoC é ajudar as pessoas a fazerem melhor. Isso é tudo o que pedimos: tente o seu melhor para tratar seus amigos(as) e colegas com consideração. O CoC cobre todas as atividades dentro do Debian e aquelas que você realiza como representante do projeto Debian. Ações punitivas, como banimento (temporário ou permanente), ou perda de status, também podem ocorrer se suas atividades fora do Debian impactarem o projeto ou criarem um espaço inseguro ou prejudicial no Debian.

Este é um documento vivo. Ele mudará ao longo do tempo conforme o Debian evolui, mudando o que é considerado normal e ideal tanto dentro como fora do projeto. O código de conduta Debian foi inicialmente ratificado em 2014. Não mudou desde então, embora tenham mudado as expectativas e melhores práticas nas comunidades de software livre e de código aberto, e em tecnologia em geral.

1. Seja respeitoso(a)

Em um projeto do tamanho do Debian, inevitavelmente haverá pessoas com quem você possa discordar ou achar difícil colaborar. Aceite isso, mas mesmo assim, mantenha-se respeitoso(a). Desacordo com ações ou opiniões alheias não é desculpa para mau comportamento ou ataques pessoais. Uma comunidade na qual as pessoas sintam-se ameaçadas não é uma comunidade saudável.

Todos(as) os(as) participantes da comunidade e o mundo em geral merecem respeito. Respeito não é algo a ser conquistado no Debian, é algo que cada participante da comunidade merece, independentemente de sua idade, gênero, tamanho corporal, educação, etnia ou outros fatores.

Debian é uma comunidade aberta. Todas as culturas e crenças são bem-vindas e reconhecidas desde que não prejudiquem as outras. Suas próprias expectativas ou sua própria formação cultural não são desculpas para violar o CoC ou ser desrespeitoso(a) com outra pessoa dentro do comunidade Debian ou dentro de sua função como participante da comunidade Debian. O Debian tem sua própria cultura. Ao trabalhar com contribuidores(as) ou usuários(as) Debian, por favor, respeite as normas do Debian e represente o Debian positivamente.

As pessoas no Debian vêm de diferentes origens culturais, têm experiências diferentes, e podem não ser fluentes ou não sentirem-se confortáveis no idioma de uma determinada discussão. Isso significa que é importante assumir boa-fé (veja abaixo) e compreender diferenças nos estilos de comunicação. Isso não significa, contudo, que é aceitável comunicar intencionalmente de forma inadequada ou não mudar seu estilo de comunicação para atender às normas da comunidade, uma vez que esta questão seja levantada.

Exemplos de comportamento desrespeitoso

O que segue é uma lista de exemplos não exaustivos de comportamentos desrespeitosos:

2. Considere boa-fé

Contribuidores(as) Debian têm muitas maneiras de alcançar nosso objetivo comum de um sistema operacional livre: as maneiras de outra pessoa fazer algo podem diferir dos seus caminhos. Suponha que outras pessoas estejam trabalhando colaborativamente para este objetivo. Observe que muitos(as) de nossos(as) colaboradores(as) não são falantes nativos de inglês ou podem ter diferentes formações culturais.

O Debian é um projeto global. O Debian inclui pessoas de diferentes origens, experiências, estilos de comunicação e normas culturais. Como tal, é particularmente importante assumir boa-fé. Isso significa supor, como é razoável, que a pessoa com quem você está falando não está tentando machucá-lo(a) ou insultá-lo(a).

Para assumirmos boa-fé, também devemos agir de boa-fé. Isto também significa que você deve assumir que alguém está tentando o seu melhor, e que você não deve machucá-lo(a) ou insultá-lo(a). Não é aceitável importunar alguém intencionalmente dentro do Debian.

Assumir boa-fé inclui comunicação, comportamento e contribuição. Isso significa assumir que quem contribui, independentemente de suas contribuições, está fazendo o esforço de que é capaz e fazendo isso com integridade.

Exemplos de comportamentos que não consideram boa-fé

Novamente, a lista seguinte não é exaustiva:

3. Seja colaborativo(a)

O Debian é um projeto grande e complexo; há sempre mais para aprender dentro do Debian. É bom pedir ajuda quando você precisar. Da mesma forma, as ofertas de ajuda devem ser vistas no contexto de nosso objetivo compartilhado de melhorar o Debian.

Quando você faz algo para o benefício do projeto, esteja disposto(a) a explicar aos(às) outros(as) como funciona, para que possam construir a partir do seu trabalho e assim torná-lo ainda melhor.

Nossas contribuições ajudam outros(as) colaboradores(as), o projeto e nossos(as) usuários(as). Trabalhamos abertamente sob o ethos de que qualquer pessoa que queira contribuir deva ser capaz de fazê-lo, dentro do razoável. Todo mundo no Debian tem diferentes origens e diferentes habilidades. Isso significa que você deve ter atitudes positivas e construtivas e, sempre que possível, que você deve fornecer assistência, aconselhamento ou orientação. Valorizamos o consenso, embora haja momentos em que decisões democráticas serão tomadas ou que a direção será decidida por aquelas pessoas que estão dispostas e aptas a empreender uma atividade.

Equipes diferentes usam ferramentas diferentes e têm normas diferentes de colaboração. Isso pode significar coisas como reuniões síncronas semanais, notas compartilhadas ou processos de revisão de código. Porque as coisas são feitas de uma certa maneira não significa que é a melhor ou a única, e as equipes devem estar abertas a discutir novos métodos de colaboração.

Parte de ser uma pessoa colaborativa também é uma suposição de boa fé (veja acima) de que outras pessoas também estão colaborando em vez de presumir que estão perseguindo ou ignorando você.

Boa colaboração é mais valiosa do que habilidades técnicas. Ser um(a) bom(boa) colaborador(a) técnico(a) não torna aceitável ser um(a) participante prejudicial da comunidade.

Exemplos de má colaboração

4. Tente ser conciso(a)

Lembre-se de que o que você escreve uma vez será lido por centenas de pessoas. Escrever um e-mail curto significa que as pessoas poderão entender a conversa da forma mais eficientemente possível. Quando uma longa explicação for necessária, considere adicionar um resumo.

Tente trazer novos argumentos para uma conversa para que cada e-mail adicione algo único ao tópico. Tenha em mente que o o restante do encadeamento de mensagens (thread) ainda contém as outras mensagens com o argumentos que já foram feitos.

Tente manter o foco, especialmente em discussões que já são muito grandes.

Alguns tópicos não são apropriados para o Debian, incluindo alguns temas contenciosos de natureza política ou religiosa. O Debian é um ambiente de colegas tanto quanto de amigos(as). Trocas de ideias coletivas e públicas devem ser respeitosas, sobre o tema em questão e profissionais. Usar uma linguagem concisa e acessível é importante, especialmente porque muitos(as) contribuidores(as) do Debian não são falantes nativos(as) de inglês e grande parte das comunicações do projeto são em inglês. É importante ser claro(a) e explícito(a) e, quando possível, explicar ou evitar expressões idiomáticas (nota: usar expressões idiomáticas, por exemplo, não é uma violação do código de conduta. Evitá-las é apenas uma boa prática geral para maior clareza).

Nem sempre é fácil transmitir significado e intenção por meio de texto ou entre culturas. Ter a mente aberta, assumir boas intenções e se esforçar são as coisas mais importantes em uma conversa.

5. Seja aberto(a)

A maioria das formas de comunicação usadas no Debian permitem comunicação pública e privada. De acordo com o parágrafo três do contrato social, deve-se utilizar preferencialmente meios públicos de comunicação para mensagens relacionadas ao Debian, a menos que seje algo sensível.

Isso também se aplica a mensagens de ajuda ou relacionadas ao suporte do Debian; não só é muito mais provável que um pedido de apoio público resulte em uma resposta à sua pergunta, como também garante-se que qualquer erro cometido inadvertidamente por pessoas que responderam à sua pergunta seja mais facilmente detectado e corrigido.

É importante manter o maior número possível de comunicações públicas quanto possível. Muitas listas de discussão do Debian podem ser acessadas por qualquer pessoa ou ter arquivos acessíveis ao público. Os arquivos podem ser gravados e armazenados por fontes não Debian (por exemplo, o Internet Archive). Deve-se assumir que o que foi dito em uma lista de discussão do Debian é permanente. Muitas pessoas também mantêm registros de conversas de IRC.

Privacidade

As conversas privadas no contexto do projeto ainda são consideradas como estando ao abrigo do código de conduta. Incentivamos que se relate o que foi dito em uma conversa privada quando for inapropriado ou inseguro (veja acima para exemplos).

Ao mesmo tempo, é importante respeitar as conversas privadas, que não devem ser compartilhadas por questões de segurança. Certo lugares, como a lista de discussão debian-private, se enquadram nesta categoria.

6. Em caso de problemas

Embora este código de conduta deva ser seguido pelos(as) participantes, reconhecemos que às vezes as pessoas podem ter um dia ruim, ou desconhecer algumas das diretrizes deste código de conduta. Quando isso acontecer, você pode responder a essas pessoas e indicar este código de conduta. Tais mensagens podem ser públicas ou privadas, o que for mais apropriado. No entanto, independentemente de a mensagem ser pública ou não, ela ainda deve aderir às partes relevantes deste código de conduta; em particular, não deve ser abusiva ou desrespeitosa. Assuma boa-fé; é mais provável que os(as) participantes desconheçam seu mau comportamento do que estejam tentando intencionalmente degradar a qualidade da discussão.

Infratores(as) graves ou persistentes serão temporariamente ou permanentemente banidos(as) de se comunicar através dos sistemas Debian. As reclamações devem ser feitas (em particular) aos(às) administradores(as) do fórum de comunicação Debian em questão. Para encontrar as informações de contato para esses(as) administradores(as), por favor veja a página da estrutura organizacional do Debian.

O objetivo do código de conduta é fornecer orientação para as pessoas sobre como manter o Debian como uma comunidade acolhedora. As pessoas devem se sentir à vontade para participar como são e não como as outras pessoas esperam que sejam. O código de conduta do Debian descreve coisas que as pessoas devem fazer, e não maneiras que não devam se comportar. Este documento fornece informações sobre como a equipe Comunidade (Community) interpreta o código de conduta. Diferentes participantes da comunidade Debian podem interpretar esse documento de forma diferente. O mais importante é que as pessoas se sintam confortáveis, seguras e bem-vindas dentro do Debian. Independentemente de como os termos são chamados neste documento, se alguém não se sentir confortável, seguro(a) e/ou bem-vindo(a), deve entrar em contato (em inglês) com a equipe Comunidade.

Se alguém estiver preocupado(a) com a possibilidade de ter feito algo inapropriado ou está pensando em fazer algo que acha que pode ser inapropriado, também é incentivado(a) a entrar em contato com a equipe comunidade.

Como o Debian é tão grande, a equipe Comunidade não pode e não monitora proativamente todas as comunicações, embora às vezes os(as) participantes possam vê-las de passagem. Como tal, é importante que a comunidade Debian trabalhe com a equipe Comunidade.

Falhando ao seguir o código de conduta

Ninguém deve ser perfeito(a) o tempo todo. Errar não é o fim do mundo, embora possa resultar em alguém cobrando por melhorias. Dentro do Debian há uma expectativa de esforços de boa-fé para fazer o bem e fazer melhor. Violações repetidas do CoC podem resultar em represálias ou restrições na interação com a comunidade, incluindo, mas não se limitando, a: