Derivados do Debian

Existem várias distribuições baseadas no Debian. Algumas pessoas podem querer dar uma olhada nessas distribuições além dos lançamentos oficiais do Debian.

Um derivado do Debian é uma distribuição baseada no trabalho realizado no Debian, mas com sua própria identidade, objetivos e público-alvo, e é criado por uma entidade que é independente do Debian. Os derivados modificam o Debian para atingir os objetivos que eles mesmos estabeleceram.

O Debian dá boas-vindas e encoraja organizações que desejam desenvolver novas distribuições baseadas no Debian. No espírito do contrato social do Debian, esperamos que os derivados contribuam com seu trabalho para o Debian e os projetos dos(as) autores(as) originais, para que todos(as) possam se beneficiar de suas melhorias.

Quais derivados estão disponíveis?

Gostaríamos de destacar os seguintes derivados do Debian:

Além disso, as distribuições baseadas no Debian estão listadas no censo de derivados do Debian assim como em outros lugares.

Por que usar um derivado em vez do Debian?

Se você tem uma necessidade específica que é melhor atendida por um derivado, você pode preferir usá-lo ao invés do Debian.

Se você faz parte de uma comunidade específica ou grupo de pessoas e existe um derivado para esse grupo, você pode preferir usá-lo em vez do Debian.

Por que o Debian está interessado em derivados?

Os derivados levam o Debian a um número maior de pessoas com experiências e necessidades mais diversas do que o público que alcançamos atualmente. Ao desenvolvermos relacionamentos com os derivados, integrando informações sobre eles na infraestrutura Debian e mesclando as mudanças que eles fazem de volta no Debian, compartilhamos nossa experiência com nossos derivados, expandimos nosso entendimento de nossos derivados e seus públicos, potencialmente expandimos a comunidade Debian, melhoramos o Debian para o nosso público existente e tornamos o Debian adequado para um público mais diversificado.

Quais derivados o Debian destaca?

Os derivados destacados acima atenderam à maioria destes critérios:

Por que fazer um derivado do Debian?

Pode ser mais rápido modificar uma distribuição existente como o Debian do que começar do zero, já que um formato de empacotamento, repositórios, pacotes-base e outras coisas estão especificadas e usáveis. Um monte de software está empacotado, portanto não há necessidade de gastar tempo empacotando a maioria das coisas. Isso permite que os derivados se concentrem nas necessidades de um público específico.

O Debian garante que o que distribuímos seja livre para que os derivados modifiquem e redistribuam para o seu público. Fazemos isso comparando as licenças dos softwares que distribuímos com a Definição Debian de Software Livre (DFSG).

O Debian tem vários ciclos diferentes de lançamento disponíveis para os derivados basearem suas distribuições. Isso permite que os derivados testem softwares experimentais, movimentem-se realmente rápido, atualizem-se frequentemente com garantia de qualidade, tenham uma base sólida para seus trabalhos, usem softwares mais recentes sobre uma base sólida, aproveitem o suporte de segurança e estendam esse suporte.

O Debian suporta várias arquiteturas diferentes e os(as) contribuidores(as) estão trabalhando em métodos para criação automática de novos suportes para novos tipos de processadores. Isso permite que os derivados usem o hardware de sua escolha ou suportem novos projetos de processadores.

A comunidade Debian e as pessoas dos derivados existentes estão disponíveis e dispostas a ajudar a orientar novas distribuições em seus trabalhos.

Os derivados são criados por vários motivos, como tradução para novos idiomas, suporte a um hardware específico, diferentes mecanismos de instalação ou suporte a uma comunidade específica ou grupo de pessoas.

Como fazer um derivado do Debian?

Os derivados podem usar partes da infraestrutura do Debian, se necessário (como repositórios). Os derivados devem alterar as referências ao Debian (como o logotipo, nome, etc.) e aos serviços Debian (como o site web e o BTS).

Se o objetivo é definir um conjunto de pacotes a serem instalados, a criação de um Debian blend pode ser uma maneira interessante de fazer isso no Debian.

Informações detalhadas sobre desenvolvimento estão disponíveis nas diretrizes e a orientação está disponível a partir do front desk.