Alerta! Esta tradução está muito desatualizada, por favor leia o original.
Debian-Accessibility
Descrição do Projeto
Debian-Accessibility é um projeto interno que visa desenvolver o Debian como um sistema operacional particularmente adequado aos requisitos de pessoas com deficiências. O objetivo do Debian-Accessibility é um sistema completamente acessível que ofereça aos usuários deficientes o máximo de independência possível, constituído completamente de softwares livres.
Nós imaginamos que Debian-Accessibility enriquecerá pacotes existentes provendo patches para resolver problemas muito específicos para certos grupos de usuários ou conduzindo testes de validação de acessibilidade e provendo sugestões de modificações baseadas nos resultados.
Lista de discussão
A lista de discussão do Debian-Accessibility é o nosso ponto central de comunicação. Serve como fórum para potenciais e atuais usuários do Debian que têm necessidades especiais. Além disso, é usada para coordenar os esforços de desenvolvimento ao redor dos vários tópicos sobre acessibilidade. Você pode se inscrever ou desinscrever dela a partir da página da lista de discussão, e também ler os arquivos da lista.
Softwares Relevantes
A primeira tentativa de classificar os projetos em categorias pode não ser a melhor. Envie sugestões de melhoria para a lista de discussão ou para Mario Lang.
- Sintetizador de fala e APIs relacionadas
- Leitores de tela para console (modo texto)
- Extensões do Emacs para leitura de tela
- Interfaces de uso gráficas:
Objetivos do Projeto
- Prover informação e documentação sobre Acessibilidade.
- Assegurar que softwares para acessibilidade como drivers para periféricos especializados possam ser carregados se necessário o mais cedo possível na inicialização do sistema, incluindo o processo de instalação Debian. Isto é para assegurar que pessoas com necessidades especiais tenham um alto nível de independência durante a manutenção de seus próprios sistemas.
- Verificar e assegurar que o núcleo da infraestrutura Debian, como nosso site, esteja de acordo com as Diretrizes de Acessibilidade.
- Aproximar autores de diferentes projetos com objetivos similares.
- Ajudar os autores principais a terem seus produtos empacotados para Debian.
- Mostrar aos vendedores de tecnologia comercial a força dos sistemas baseados em Software Livre e fazer com que eles considerem portar seus softwares para Linux ou mesmo mudar para Open Source.
O que posso fazer para ajudar?
- Trabalhar para enriquecer e traduzir estas páginas.
- Criar um logo.
- Documentação e tradução.
- Internacionalização (que é mais do que apenas traduzir, ver sintetizador de fala internacionalizado para algumas idéias).
- Verificar que o site do debian.org é acessível segundo as diretrizes de acessibilidade estabelecidos e enviar sugestões de melhoria baseadas em sua opinião. Eventualmente pode ser desejável pedir a aprovação de Bobby sobre algum ponto.
Links
- O Grupo de Trabalho de Acessibilidade do Free Standards Group.
- O Projeto de Acessibilidade do GNOME.
- O Projeto de Acessibilidade do KDE.
- Acessibilidade Ubuntu
- BliNUX: Melhorar a usabilidade do sistema operacional GNU/Linux para o usuário cego.
- O Projeto Linux Speakup.
- Iniciativa da W3C para Acessibilidade
na Web (WAI):
- As Diretrizes para Acessibilidade de Conteúdo Web explicam em detalhes como fazer um site acessível para pessoas com diversas deficiências.
- As Diretrizes para Acessibilidade de Ferramentas de Autoria explicam como fazer diversas ferramentas de autoria suportarem a produção de conteúdo web acessível, e também como fazer os próprios softwares acessíveis.
- Bobby(TM) permitirá que você teste se páginas web estão de acordo com as diretrizes de acessibilidade existentes, como Section 508 e o WCAG do W3C.