Checklist para gestores(as) de candidaturas (AM)

Nota: a página wiki tutorial do(a) gestor(a) de candidatura (AM) está mais atualizada que esta página.

Este checklist cobre apenas as áreas mais importantes das verificações do(a) novo(a) membro(a) (NM). Dependendo do histórico e dos planos do(a) candidato(a) no projeto, um(a) gestor(a) de candidatura pode optar por ignorar algumas coisas listadas aqui ou adicionar outras.

Veja também o MiniHOWTO para gestor(a) de candidatura.

Verificação de identificação

O(A) candidato(a) deve ter uma chave pública OpenPGP assinada por pelo menos um(a) membro(a) do Debian. Também é solicitada, se possível, pelo menos uma outra assinatura de uma chave OpenPGP bem conectada. Sempre use gpg --check-sigs, e não gpg --list-sigs para verificar a identidade do(a) candidato(a).

A chave OpenPGP que irá para o chaveiro Debian precisa ser uma chave versão 4. Para verificar isso, obtenha o fingerprint da chave e verifique se tem o tamanho de 32 ou 40 dígitos hexadecimais. As chaves versão 3 têm apenas 32 dígitos, a versão 4 tem 40 dígitos. Essa chave não precisa ser a mesma que é usada para verificar a identidade do(a) candidato(a).

O(A) candidato(a) deve ter uma chave de encriptação. Verifique isso executando gpg --list-keys <KeyID>. Se a saída não tiver uma linha <Number>E/<KeyID> ou <Number>g/<KeyIDe>, o(a) candidato(a) precisa adicionar uma subchave de encriptação.

Se o(a) candidato(a) não puder fornecer uma chave assinada, uma identificação com foto emitida pelo governo pode ser usada para identificação. Por favor entre em contato com a secretaria nesse caso.

Opções de verificação adicionais podem ser usadas se houver alguma dúvida sobre a identidade do(a) candidato(a):

Filosofia e procedimentos

Não há regras fixas para esta parte, mas algumas áreas sempre devem ser cobertas (e é recomendável discutir as outras):

Tarefas e habilidades

O que precisa ser coberto pelas verificações de tarefas e habilidades depende da área em que o(a) candidato(a) deseja trabalhar:

Relatório final da candidatura para o(a) gestor(a) de contas Debian

Depois que todas as verificações forem concluídas e o(a) gestor(a) de candidatura (AM) estiver satisfeito(a) com o desempenho do(a) candidato(a), um relatório deve ser enviado ao(a) gestor(a) de contas Debian e à secretaria de novos(as) membros(as). Este relatório deverá documentar o que foi feito para satisfazer as diferentes partes das verificações de novos(as) membros(as) e também deve conter todas as informações coletadas sobre o(a) candidato(a).

O e-mail deve ser enviado para <da-manager@debian.org> e <nm@debian.org> contendo as seguintes coisas:

Isso completa as responsabilidades do(a) gestor(a) de candidatura no processo de candidatura. A secretaria de novos(as) membros(as) e o(a) gestor(a) de contas verificarão e julgarão o relatório da candidatura.


Volte para o canto dos(as) novos(as) membros(as)