MiniHOWTO para gestores(as) de candidaturas de novos(as) membros(as) (AM)

Nota: a página wiki tutorial do(a) gestor(a) de candidatura (AM) está mais atualizada que está página.

Documentação e infraestrutura para gestor(a) de candidatura

A informação básica necessária pelo(a) gestor(a) de candidatura é fornecida aqui, no canto novos(as) membros(as). Comece olhando até ficar familiarizado(a) com o processo e todos os requisitos para os(as) candidatos(as).

Existem três endereços de e-mail importantes para o(a) gestor(a) de candidatura:

A lista de discussão de novos(as) membros(as): debian-newmaint@lists.debian.org
Esta lista de discussão cobre todos os aspectos do processo de novos(as) membros(as) e é usada pelo grupo de novos(as) membros(as) (secretaria, gestores(as) de candidatura, gestores(as) de contas Debian) e outros(as) para discutir problemas administrativos e o processo de novos(as) membros(as). Se você tiver alguma dúvida sobre o processo de NM, pode pedir ajuda lá. Por favor observe que a lista é arquivada publicamente, portanto, questões de natureza altamente pessoal não deve ser discutidas lá. Em vez disso, você pode perguntar à recepção em privado.
A secretaria de novos(as) membros(as): nm@debian.org
Este é o endereço para onde o início das candidaturas, as mensagens advogando e os relatórios finais de candidaturas são enviados. Qualquer pergunta pessoal sobre candidatura individual que seja inadequada para um fórum público também devem ser direcionada para cá.
Os(As) gestor(as) de contas Debian (DAMs): da-manager@debian.org
Normalmente esse endereço é importante apenas para enviar o relatório final da candidatura. Os DAMs são responsáveis por criar novas contas nas máquinas Debian e adicionar as chaves OpenPGP de novos(as) membros(as) ao chaveiro. Eles também tomam a decisão final sobre cada candidatura, como delegados oficiais do líder do projeto Debian para novos(as) membros(as).

A coordenação do processo de NM ocorre em https://nm.debian.org/, onde um site web fornece uma interface para um banco de dados contendo todas as informações importantes sobre a candidatura de NM. O(A) candidato(a) pode usar o site para acompanhar o status de sua candidatura e o(a) gestor(a) de candidatura podem usá-lo para organizar seu trabalho.

Como gestor(a) de candidatura você pode fazer login através de uma conexão https segura, mas observe que a senha usada no nm.debian.org não é a senha usada na sua conta Debian normal (a menos que você altere-as para serem as mesmas, mas isso é de sua responsabilidade). Você pode registrar o que fez com um(a) candidato(a) e com quantos(as) candidatos(as) deseja trabalhar ao mesmo tempo.

Para colocar alguém em suspensão, você precisa acessar a página de status do(a) candidato(a) depois de fazer login e marcar a opção "No" em "AM approves and submits report". Você também deve colocar uma linha no campo de comentário do(a) AM para documentar porque você fez isso.

O restante das páginas é bastante autoexplicativo. Algumas estatísticas sobre todos os(as) gestores(as) de candidatura estão disponíveis, você pode ver uma lista não classificada de todos(as) os(as) candidatos(as) e alterar seu perfil de AM.

Notas sobre as verificações do(a) NM

Como a documentação orientada ao(a) NM já fornece informações suficientes sobre os requisitos das verificações, nada disso será repetido aqui. Se você não tem certeza como gerenciar um(a) candidato(a), use os excelentes modelos fornecidos pelo projeto nm-templates do Joerg Jaspert. As perguntas devem ser feitas em debian-newmaint@l.d.o ou enviadas à recepção.

Colocando uma candidatura em suspensão

O(A) candidato(a) que não pode ou não está disposto(a) a investir tempo suficiente nas verificações de novo(a) membro(a) para concluí-las em um período de tempo razoável (∼ 6 a 9 meses) deve ser colocado(a) em suspensão. Isso não é um problema ou uma penalização das habilidades do(a) candidato(a), mas uma reação simples à falta de tempo. Muitas pessoas querem ingressar no Debian, portanto, o(a) candidato(a) não deve bloquear a disponibilidade do AM.

Você deve discutir a possibilidade de colocar uma candidatura em suspensão quando tiver a sensação de que ela não está avançando, porque o(a) candidato(a) não responde ou porque a única resposta dele(a) é "Ah, farei isso em breve". Enfatize o fato de que não é problema sair da suspensão quando tiver mais tempo.

Outras notas importantes