Comitê técnico do Debian

O comitê técnico é estabelecido pela seção 6 da Constituição Debian. Ele é o corpo que toma a decisão final em disputas técnicas no projeto Debian.

Como levar uma questão ao comitê técnico

  1. Antes de apelar para o comitê técnico sobre uma decisão, você deve tentar resolvê-la você mesmo(a). Entre em uma discussão construtiva e tente entender o ponto de vista da outra pessoa. Se, após a discussão, vocês tiverem identificado uma questão técnica sobre a qual não conseguem concordar, vocês podem submetê-la ao comitê:
  2. Escreva um resumo do desentendimento, preferencialmente com a concordância do seu oponente, e envie-o para o sistema de gerenciamento de bugs como um novo bug contra o pseudopacote tech-ctte. No seu resumo, mencione quaisquer números de bugs relevantes existentes e urls de arquivos de listas de discussão.
  3. Mande um e-mail para todas as partes relevantes envolvidas, convidando-as para se inscrever no bug. Se houver bug(s) existente(s) sobre a questão, coloque o novo bug tech-ctte para bloqueá-los (mas se você não souber como fazer isso, não se preocupe - nós faremos por você.)
  4. O comitê irá discutir sua questão no bug tech-ctte. Nós geralmente não colocaremos os(as) participantes em cópia individual na discussão, a não ser que nós os(as) convidemos para a conversa para perguntar algo de especifico. Todos(as) que estiverem interessados(as) na questão deverão se inscrever no bug usando o BTS.
  5. O comitê terá como objetivo tomar uma decisão o mais rapidamente possível. Na prática, este processo provavelmente levará várias semanas, ou talvez mais. Se a questão é particularmente urgente, por favor avise.
  6. Algumas vezes, um lado ou outro é convencido, durante as deliberações do comitê, pelo mérito dos argumentos do outro lado. Isto é uma coisa boa! Se isto acontecer, o comitê não precisa tomar uma decisão formal, e o relatório de bug pode ser fechado ou transferido, conforme for apropriado.

Algumas notas sobre entrar em contato com o comitê

Membros

Os(As) atuais membros(as) do comitê estão listados na página estrutura organizacional do Debian.

Arquivos e situação atual

A lista de discussão do comitê é arquivada.

Questões com revisões pendentes podem ser revistas no sistema de gerenciamento de bugs.

Repositório VCS

O CT às vezes usa o repositório git compartilhado para colaboração.

Decisões técnicas formais, incluindo recomendações e avisos

As seções do histórico de decisões não estão necessariamente atualizadas. (Questões e decisões mais antigas podem ser vistas no sistema de acompanhamento de bugs.)

Note que as decisões tomadas antes de 1 de abril de 2002 ainda não estão listadas aqui.

Decisões formais não técnicas e procedurais

Note que as decisões tomadas antes de 31 de janeiro de 2002 ainda não estão listadas aqui.

Membros que se retiraram

Obrigado às seguintes pessoas que serviram o comitê no passado: