Como o www.debian.org é feito

Aparência & comportamento

O site web do Debian é uma coleção de diretórios e arquivos localizados em /org/www.debian.org/www em www-master.debian.org. A maioria das páginas são arquivos HTML estáticos. Eles não contêm elementos dinâmicos como scripts CGI ou PHP porque o site é espelhado.

O site web do Debian usa o Website Meta Language (WML) para gerar as páginas HTML, incluindo cabeçalhos e rodapés, títulos, índice de conteúdos, etc. Embora um arquivo .wml possa parecer HTML à primeira vista, o HTML é apenas um dos tipos de informações extras que podem ser usadas em WML. Você também pode incluir código Perl dentro de uma página e, portanto, fazer quase tudo.

Depois que o WML termina de executar seus vários filtros em um arquivo, o produto final é o verdadeiro HTML. Por favor observe que, embora o WML verifique (e às vezes corrija automaticamente) a validade básica do seu código HTML, você deve instalar uma ferramenta como weblint e/ou tidy como verificador de sintaxe e de estilo mínimo.

Qualquer pessoa que esteja contribuindo regularmente para o site web do Debian deve instalar o WML para testar o código e certificar-se de que as páginas HTML resultantes pareçam corretas. Se você estiver executando o Debian, simplesmente instale o pacote wml. Para obter mais informações, consulte a página usando WML.

Fontes

Usamos Git para armazenar os fontes do site web do Debian. O sistema de controle de versão nos permite acompanhar todas as alterações e podemos ver quem fez o commit do quê e quando, e até porque. O Git oferece uma maneira segura de controlar a edição simultânea de arquivos-fonte por vários(as) autores(as) — uma tarefa crucial para a equipe web do Debian, porque ela tem muitos(as) participantes.

Aqui estão algumas informações básicas sobre como os fontes são estruturados:

Por favor, observe: para garantir que as alterações nos templates sejam propagadas para os arquivos que os incluem, os arquivos têm dependências de Makefile neles. A grande maioria dos arquivos usa o modelo template, a dependência genérica, então eles contêm a seguinte linha na parte superior:

#use wml::debian::template

Claro, há exceções a essa regra.

Scripts

Os scripts são escritos principalmente em shell ou Perl. Alguns deles não funcionam sozinhos, e alguns estão integrados dentro de arquivos-fonte WML.

Gerando o site web

WML, templates e scripts shell ou Perl são todos os ingredientes que você precisa para gerar o site web do Debian:

Uma atualização automática (do repositório Git e outras fontes para a webtree) está sendo executada seis vezes por dia. Além disso, realizamos regularmente as seguintes verificações em todo o site:

Os logs atualizados de construção do site web podem ser encontrados em https://www-master.debian.org/build-logs/.

Se você quiser contribuir com o site, simplesmente não edite arquivos no diretório www/ ou adicione novos itens. Em vez disso, por favor primeiro entre em contato com os(as) webmasters.

Como ajudar

Encorajamos qualquer pessoa a ajudar com o site web do Debian. Se você tem informações valiosas relacionadas ao Debian que acha que estão faltando, por favor entre em contato — veremos se poderão ser incluídas. Além disso, por favor, dê uma olhada no mencionado acima sobre logs de construção e veja se você tem sugestões para corrigir um problema.

Também estamos procurando pessoas que possam ajudar com o design (gráficos, layouts, etc). Se você é um(a) falante fluente de inglês, por favor considere revisar nossas páginas e relatar erros. Se fala outro idioma, talvez queira ajudar a traduzir páginas existentes ou corrigir bugs em páginas já traduzidas. Em ambos os casos, por favor consulte a lista de coordenadores(as) de tradução e entre em contato com a pessoa responsável. Para obter mais informações, consulte nossa página para tradutores(as).

Como não ajudar... (FAQ)

[P] Quero incluir este recurso sofisticado no site do Debian, posso?

[R] Não. Queremos que www.debian.org seja o mais acessível possível, então

[P] Tenho essa ideia legal que quero enviar. Você pode ativar foo ou bar no servidor HTTP de www.debian.org, por favor?

[A] Não. Queremos facilitar a vida dos(as) administradores(as) para espelhar o www.debian.org, então sem recursos HTTPD especiais, por favor. Não, nem mesmo SSI (Server Side Include). Uma exceção foi feita para negociação de conteúdo, porque essa é a única maneira robusta de atender a vários idiomas.