Materiais e merchandise para eventos do Debian

Esta página contém uma lista de todos os diferentes materiais de merchandising que as pessoas que organizam os estandes Debian podem usar (de modo que não seja preciso refazê-la do zero):

Pôsteres

Pôsteres realmente trazem elegância para o estande, então você deve reservar um tempo e imprimir alguns. Além disso, se tomar os devidos cuidados, eles podem ser usados de tempos em tempos em diferentes eventos. Se não quiser mantê-los, sempre pode-se doá-los em uma reunião BOF (Birds of a Feather - desconferência).

Arti Kumria elaborou os seguintes pôsteres para a LinuxExpo Austrália que aconteceu em março de 2000 em Sidnei:

A pré-visualização dos arquivos PDF dá uma boa ideia de como o pôster se parece, exceto pela espiral Debian que fica rosa em vez de vermelha. Ela fica legal quando impressa (mas certifique-se e faça uma prova de impressão).

Os pôsteres acima estão licenciados sob domínio público. Se quiser obter os dados originais usados na criação, favor contatar Anand Kumria.

Na Alemanha, Joey tem uns pôsteres que ele pode enviar pelos correios, mas somente para empréstimo e somente para um estande Debian em uma exposição.

Nos Estados Unidos, Don Armstrong tem um conjunto de banners.

Thimo Neubauer também forneceu um mapa-múndi com coordenadas dos(as) desenvolvedores(as) Debian.

Alexis Younes do 73lab.com também elaborou uns pôsteres muito legais. Eles estavam disponíveis para download no site dele [link para download indisponível em 29/08/2020] Alguns pôsteres impressos estão disponíveis na Alemanha; por favor, pergunte na lista debian-events-eu. A propósito: eles vendem bem, então talvez você queira imprimir alguns a mais :)

Folhetos e panfletos

As pessoas gostam de levar coisas dos estandes, e mesmo que você não tenha condições de dar brindes caros (veja abaixo), sempre pode-se fornecer folhetos. Eles têm a capacidade de responder muitas questões sobre o Debian, podem atrair pessoas para contribuir, e por ser papel ainda podem servir de bloco de notas! De todo jeito, folhetos são muito úteis.

Fontes para folhetos multilíngues, com também instruções para impressão, estão disponíveis na página web de folhetos Debian.

Para panfletos, existem arquivos AbiWord disponíveis tanto em inglês quanto em espanhol que podem ser facilmente traduzidos para qualquer idioma.

Na Europa, Michael Meskes mantém uma versão impressa e bilíngue (inglês e alemão) de folhetos elaborados pelo pessoal do Debian durante as preparações para a LinuxTag 2002. Mesmo que seu evento ocorra em um país em que nenhum desses idiomas sejam línguas nativas, eles provavelmente vão ajudar as pessoas a entender o projeto Debian, e você sempre pode traduzi-los para seu idioma. Esses folhetos impressos podem ser requisitados para o Michael Meskes.

Sistemas de demonstração

Claro que é sempre uma boa ideia preparar um sistema que rode Debian para se fazer uma demonstração sobre o quê o sistema operacional Debian pode fazer e como usá-lo. Para se preparar um sistema, tudo o que se precisa é uma máquina disponível e o Debian instalado nela.

Se o sistema não pode ser manipulado, apenas configure uma demonstração bacana. Existe uma grande variedade de demonstrações no repositório Debian; demonstrações do Mesa ou do OpenGL podem chamar a atenção. Um protetor de tela dando créditos aos(às) desenvolvedores(as) Debian pode ser facilmente criado pela geração de um arquivo texto com todos(as) os(as) participantes do projeto com: grep-available -n -s Maintainer '' | sort -u; e então use os protetores de tela FlipText, Fontglide, Noseguy, Phosphor ou Starwars. Alternativamente, você pode deixar que as pessoas naveguem na Internet usando um computador com Debian.

Você também pode preparar uma demonstração BabelBox, que é um pouco mais complexa, mas bem impressionante. A demonstração Babelbox, desenvolvida pelo Christian Perrier, é um sistema que se aproveita das capacidades de automação do instalador Debian para, automaticamente, instalar o Debian em um sistema (opcionalmente) usando todos os diferentes idiomas para os quais o instalador foi traduzido, um de cada vez. Por favor, leia a página wiki para mais detalhes de como o sistema precisa ser configurado (você vai precisar de duas máquinas diferentes).

Se há a necessidade de hardware, nós podemos enviar uma caixa Debian de eventos para você.

Adesivos

Uma das coisas que as pessoas mais apreciam em um estande são os adesivos. Os adesivos do Debian são bem interessantes porque podem ser usados para mostrar seu SO favorito nos laptops, monitores ou servidores (nota: adesivos com fundo transparente são bem mais legais que aqueles com fundo branco).

Você tanto pode usar os logotipos (sob as condições expressas) ou quaisquer outros adesivos disponíveis. No subdiretório pages você encontrará a fonte para a criação de uma página cheia de logotipos que podem ser úteis para impressão em impressoras normais (coloridas), em papel adesivo.

Adicionalmente, a Free Software Foundation tem alguns adesivos legais dizendo GNU protected (protegido pelo GNU), GNU & Linux – the dynamic duo (GNU – Linux a dupla dinâmica) e GNU/Linux inside; todos(as) deveriam tê-los, sério.

Adesivos metalizados

Uma coisa legal de usar em um estande são os adesivos. Mas a maioria deles é impressa e geralmente estraga com a luz do sol, água ou sujeira. Um adesivo metalizado é uma lâmina autocolante que pode ser cortada em certos formatos usando-se um tipo especial de plotadora. Desse modo não há fundo branco, transparente ou qualquer outro – somente a lâmina metalizada. Eles são ótimos para serem colocados em laptops, carros, nos computadores do estande, nos estandes em geral e outros lugares.

Outra vantagem é a variabilidade da escala. Os tamanhos possíveis giram em torno de 3 cm até 1,20 m, variando de acordo com o tamanho do plotadora.

Os adesivos podem ser usados para melhorar a aparência do estande; você também pode usar adesivos menores para dar aos(às) visitantes e para outras ações.

Adesivos são baratos de se produzir, mas o valor em dinheiro é alto, então pode ser uma boa vendê-los ou repassá-los para doações.

Muitas conferências Linux e exposições, incluindo a DebConf, tem mostrado que os(as) visitantes gostam bastante dos adesivos e estão dispostos(as) a fazer doações.

Você pode conseguir mais informações, amostras e arquivos no diretório de adesivos. Por exemplo, você pode imprimir uma única página com diferentes adesivos laminados. Para isto, você pode usar a impressão com vários adesivos em uma página.

Cartão de visitas do Debian para desenvolvedores(as)

Já que as pessoas (desenvolvedores(as) ou não) dedicam bastante tempo para o Debian em seus momentos livres, é legal preparar um presente para eles(as). Um cartão de visitas do Debian é uma coisa bacana para se mostrar e faz com que a pessoa que o possui fique orgulhosa!

Além disso, pessoas que estão à frente da organização de eventos e estandes, e que entram em contato com muitos líderes e coordenadores(as) de projetos durante os eventos sociais, podem trocar seus cartões de visitas. Dar cartões de visitas com o logotipo do Debian contribui para a imagem do Debian e é útil para comunicar informações importantes que usualmente estariam escritas em um papel (como um endereço de e-mail ou sua fingerprint OpenPGP...).

Existe um protótipo para cartões de visitas que você pode usar. É fácil personalizá-lo já que você só precisa editar o arquivo card.tex com seus dados pessoais e rodar latex card.tex. Veja o resultado.

Slides

Se você precisa, urgentemente, fazer uma palestra sobre “O que é o Projeto Debian?”, não se preocupe. Você pode pegar os slides ou navegar pelos fontes em busca de ideias. Você também pode dar uma olhada na lista de palestras dadas por diversas pessoas, que cobrem o Debian ou outros aspectos do projeto. O Joey também preparou uma estrutura genérica para uma apresentação voltada ao Debian que você pode usar como base para sua palestra.

Existem ainda umas imagens de fundo legais e disponíveis que você pode usar para melhorar seus slides; por exemplo, este logotipo Debian Gel chique do Patrick McFarland. Se você souber de mais imagens adequadas, nos avise.

Camisetas

Camisetas são meio caras para se fazer, mas são ótimos presentes para pessoas que ajudam no estande ou na organização do evento (se elas realmente ajudarem). Você pode dar uma olhada em alguns gráficos usados para camisetas.

Se quiser converter seu estande em uma empresa de venda de merchandise, você pode (se o evento permitir) tentar vender camisetas. Existe uma quantidade de lojas na página de merchandise com quem você pode cooperar. Se precisar de mais ideias, pode perguntar na lista de discussão dos eventos relevantes ou, se isto não for frutífero, mande um e-mail em inglês para events@debian.org.

CD-ROMS

Se você comprar CDs virgens com o objetivo de entregar CD-ROMs, você pode querer gastar um pouco mais de dinheiro e, ao queimar os CDs, não esqueça de fazê-los parecer mais bonitos que um CD-ROM em branco (use uma arte decorativa). A principal fonte de informações para CD-ROMs do Debian estão nas páginas de CD do Debian, que detalham o processo de download. Elas também incluem artes decorativas bacanas para usar como capas e etiquetas. Por favor, tome todas as precauções para que as ações estejam em conformidade com as respectivas licenças do software.

Outras fontes

Uma boa fonte de ideias e imagens para uso no merchandising do Debian é http://gnuart.onshore.com/.

Outros materiais de divulgação imprimíveis como o cartão de referência ou o cubo de montagem Debian estão disponíveis na página wiki material de divulgação para impressão.

Nota: Alguma das fontes (como folhetos, panfletos ou slides) podem ter se tornado obsoletas desde que foram preparadas. Se for utilizá-las para um novo evento, certifique-se de que a informação esteja atualizada, ou retifique-as se necessário. Se o fizer, por favor, envie as mudanças através de um bug para debian-www ou por e-mail (em inglês) para events@debian.org.

Créditos

O material aqui descrito e disponibilizado por links é produto de contribuições de pessoas que devem ser agradecidas, já que deixaram mais fácil a vida de outras pessoas. Seus agradecimentos devem ir para