Sobre o Debian

Afinal de contas, O QUE é o Debian?

O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que têm como causa comum criar um sistema operacional livre. O sistema operacional que criamos é chamado Debian.

Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.

Os sistemas Debian atualmente usam o kernel Linux ou o kernel FreeBSD. O Linux é um software criado inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores(as) espalhados(as) por todo o mundo. O FreeBSD é um sistema operacional que inclui um kernel e outros softwares.

No entanto, existe um esforço para fornecer o Debian para outros kernels, principalmente para o Hurd. O Hurd é um conjunto de servidores que rodam em cima de um microkernel (como o Mach) a fim de implementar diferentes funcionalidades. O Hurd é um software livre produzido pelo projeto GNU.

Uma grande parte das ferramentas básicas que formam o sistema operacional origina-se do projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux, GNU/kFreeBSD e GNU/Hurd. Essas ferramentas também são livres.

Claro, o que as pessoas querem são os aplicativos: programas para ajudá-las a realizar suas tarefas, desde a edição de documentos até a administração de negócios, passando por jogos e desenvolvimento de mais softwares. O Debian vem com mais de 59000 pacotes (softwares pré-compilados e empacotados em um formato amigável, o que faz com que sejam de fácil instalação em sua máquina), um gerenciador de pacotes (APT) e outros utilitários que tornam possível gerenciar milhares de pacotes em milhares de computadores de maneira tão fácil quanto instalar um único aplicativo. Todos são livres.

Funciona como uma torre: na base está o kernel. Sobre ele estão todas as ferramentas básicas. Acima delas estão todos os outros softwares que você executa em seu computador. No topo da torre está o Debian — cuidadosamente organizando e ajustando o restante de modo que tudo funcione em conjunto.

É tudo livre?

Você deve estar pensando: por que as pessoas gastam tantas horas de seu tempo para escrever software, empacotá-lo cuidadosamente e então distribuí-lo? As respostas são tão variadas quanto as pessoas que contribuem. Algumas pessoas gostam de ajudar outras pessoas. Muitas escrevem programas para aprender mais sobre computadores. Mais e mais pessoas estão procurando maneiras de evitar o alto preço de software. Uma multidão crescente contribui como forma de agradecimento por todos os excelentes softwares livres que receberam dos(as) outros(as). Muitas pessoas na academia criam softwares livres a fim de que os resultados de suas pesquisas tenham um uso mais amplo. Empresas ajudam a manter o software livre para que possam opinar na forma como ele é desenvolvido -- não há maneira mais rápida de obter um novo recurso do que implementá-lo você mesmo(a)! Claro, muitos de nós apenas acha tudo isso muito divertido!

O Debian é tão comprometido com o software livre que decidimos que seria útil que esse compromisso fosse formalizado em um documento escrito. Assim nasceu o nosso contrato social.

Embora o Debian acredite no software livre, há casos em que as pessoas querem ou precisam colocar software não livre em suas máquinas. Sempre que possível, o Debian dará suporte a esses(as) usuários(as). Há até mesmo um número crescente de pacotes cujo único trabalho é instalar software não livre em sistemas Debian.

Você diz livre, mas os CDs e a banda de rede custam dinheiro!

Você pode estar se perguntando: se o software é livre ("free", em inglês, também significa "grátis"), então por que eu tenho que pagar a um(a) vendedor(a) por um CD ou a um provedor de internet pela conexão para fazer o download do mesmo?

Quando você compra um CD, está pagando pelo tempo de alguém, pelo investimento para criar os discos e pelo risco (no caso de todos os CDs não serem vendidos). Em outras palavras, você está pagando por uma mídia física usada para entregar o software, não pelo software em si.

Quando usamos a palavra "free" (livre), estamos nos referindo à liberdade de software, não a custo zero. Você pode ler mais sobre o que consideramos "software livre" e o que a Free Software Foundation diz sobre o assunto.

A maioria dos softwares custa mais de 100 dólares. Como vocês conseguem distribuí-lo assim?

Uma pergunta melhor é: como as empresas de software conseguem cobrar tanto? Desenvolver software não é como fazer um carro. Uma vez feita uma cópia do seu software, os custos de produção para se fazer um milhão de cópias a mais são muito pequenos (essa é uma razão pela qual a Microsoft tem bilhões de dólares no banco).

Olhe de outro modo: se você tivesse um suprimento infinito de areia no seu quintal, você iria querer doar essa areia. Mesmo assim, seria idiota pagar para um caminhão levá-la para outras pessoas. Você faria com que essas pessoas viessem buscar sua areia elas mesmas (equivalente a baixar da internet), ou elas podem pagar a alguém para entregar na porta da casa delas (equivalente a comprar um CD). Isso é exatamente o que o Debian faz e essa é a razão dos CDs/DVDs serem tão baratos (por volta de R$10,00 o DVD).

O Debian não ganha dinheiro vendendo CDs. Mesmo assim, é necessário dinheiro para pagar despesas como registro de domínio e hardware. Dessa forma, pedimos que você compre as mídias de um dos(as) vendedores(as) de CDs que doam uma parte do valor da venda ao Debian.

Qual hardware é suportado?

O Debian pode ser executado em quase todos os computadores pessoais, incluindo os mais antigos. Cada novo lançamento do Debian geralmente suporta um número maior de arquiteturas. Para consultar uma lista completa das arquiteturas atualmente suportadas, leia a documentação da versão estável (stable).

Quase todo hardware comum é suportado. Se você quer ter certeza de que todos os dispositivos conectados à sua máquina são suportados, confira a página wiki DebianOn or a página web Hardware para Linux.

Existem algumas empresas que dificultam o suporte ao não liberar as especificações de seu hardware. Isso significa que talvez você não consiga usar o hardware deles com GNU/Linux. Algumas empresas fornecem drivers não livres, mas isso é um problema, pois posteriorment a empresa poderia sair do negócio ou interromper o suporte para o hardware que você possui. Recomendamos que você apenas adquira hardwares de fabricantes que forneçam drivers livres para seus produtos.

Preciso de mais informações.

Você pode dar uma olhada no nosso FAQ.

Ainda não estou convencido(a).

Não nos dê ouvidos - experimente o Debian você mesmo(a). Já que o espaço em disco tem se tornado cada vez mais barato, você provavelmente pode dispor de 2GB de espaço em disco. Se você não quer ou não precisa de uma interface gráfica, 600MB são suficientes. O Debian pode facilmente ser instalado nesse espaço extra e coexistir com seu sistema operacional atual. Se você eventualmente precisar de mais espaço, pode simplesmente remover um dos seus sistemas operacionais (e depois de ver o poder de um sistema Debian, temos certeza de que você não removerá o Debian).

Experimentar um novo sistema operacional tomará uma boa parte do seu valioso tempo, por isso é compreensível que você possa ter suas reservas. Por essa razão, compilamos uma lista de prós e contras do Debian. Isso deve ajudar na decisão se vale a pena ou não. Esperamos que você aprecie nossa honestidade e franqueza.

Como consigo o Debian?

O método de instalação do Debian mais popular é através de CDs, os quais você pode adquirir com um(a) dos(as) nossos(as) vários(as) vendedores(as) de CDs. Caso você disponha de bom acesso à Internet, é possível baixar e instalar o Debian pela Internet.

Por favor, consulte nossa página sobre como obter o Debian para mais informações.

Eu não consigo configurar tudo sozinho(a). Como consigo ajuda para o Debian?

Você pode obter ajuda lendo a documentação que está disponível tanto nas páginas do site web quanto nos pacotes que você pode instalar em seu sistema. Você também pode entrar em contato conosco através das listas de discussão ou usando o IRC. É possível ainda contratar consultores(as) para fazer o serviço.

Por favor, veja nossa documentação e páginas de suporte para mais informações.

Afinal de contas, quem são vocês?

O Debian é produzido por aproximadamente mil desenvolvedores(as) ativos(as) espalhados(as) pelo mundo que são voluntários(as) em seu tempo livre. Poucos(as) desenvolvedores(as) se conhecem pessoalmente. A comunicação é realizada principalmente através de e-mail (listas de discussão em lists.debian.org) e IRC (canal #debian-br em português, ou #debian em inglês, no irc.debian.org).

O Projeto Debian tem uma estrutura organizada cuidadosamente. Para mais informações sobre como o Debian é internamente, sinta-se livre para navegar pelo canto dos(as) desenvolvedores(as).

A lista completa de participantes oficiais do Debian pode ser encontrada em nm.debian.org, onde a comunidade é gerenciada. Uma lista mais ampla de contribuidores(as) do Debian pode ser encontrada em contributors.debian.org.

Quem usa o Debian?

Embora não exista uma estatística precisa (já que o Debian não exige que usuários(as) se registrem), existem fortes evidências de que o Debian é utilizado por um amplo número de grandes e pequenas organizações, bem como por milhares de pessoas. Veja nossa página quem está usando o Debian? para uma lista de organizações importantes que nos enviaram uma breve descrição de como e porque estão usando o Debian.

Como tudo isso começou?

O Debian foi criado em agosto de 1993 por Ian Murdock, como uma nova distribuição que seria feita abertamente, no espírito do Linux e do projeto GNU. O Debian foi concebido para ser cuidadosamente e conscientemente organizado, e para ser mantido e suportado com cuidado similar. Tudo começou como um pequeno grupo de hackers de Software Livre que, gradativamente, cresceu e tornou-se uma grande e organizada comunidade de desenvolvedores(as) e usuários(as). Veja a história detalhada.

Já que muitas pessoas perguntam, Debian é pronunciado /ˈde.bi.ən/. O nome vem do nome de seu criador, Ian Murdock, e sua esposa, Debra.