Espelhamento push

Espelhamento push (push mirroring) é uma forma de espelhamento que minimiza o tempo que as alterações no repositório levam para alcançarem os espelhos. O servidor master usa um mecanismo de ativação para imediatamente informar o espelho cliente que ele precisa ser atualizado.

O espelhamento push demanda maior esforço para ser configurado já que os(as) mantenedores(as) do espelho de origem e de destino devem trocar informações. O benefício está em que o espelho de origem inicia o processo de espelhamento imediatamente após seu repositório ter sido atualizado. Isto permite que as alterações no repositório sejam propagadas rapidamente.

Explicação sobre o método

As ativações são feitas usando ssh. O servidor-push faz um ssh para a conta de espelho do servidor de destino usando uma autenticação de chave pública. A chave é definida de tal modo que esta ação somente possa ativar uma execução de espelhamento, nenhum comando mais. O servidor de destino então executa ftpsync para atualizar o repositório usando rsync como de costume.
A troca de chaves públicas e o acesso potencial para os servidores rsync restritos requerem a coordenação entre um(a) operador(a) de espelho e sua fonte de origem.

Configurando um espelho de cliente push

Para se tornar um cliente push para o repositório FTP, você deverá definir o espelhamento usando nosso conjunto de script padrão ftpsync.
Uma vez que esteja funcionando, adicione a chave pública sshkey do seu espelho de origem em seu ~<usuário>/.ssh/authorized_keys com uma restrição command="~/bin/ftpsync. (Você pode ter o ftpsync em um diretório diferente, faça as adaptações adequadamente).

Sites cliente Push-Primary

Espelhos de cliente Push-Primary, também referidos como espelhos Tier-1, são os espelhos de cliente push que sincronizam diretamente da rede syncproxy interna do Debian.

Se seu site é muito bem conectado (com uma largura de banda muito boa e está conectado com os maiores backbones) e você deseja permitir que outros sites espelhem a partir do seu site, você pode querer nos contar para que nós consideremos torná-lo um espelho push. Por favor, contate a equipe de espelhamento do Debian para detalhes de configuração. Observe, contudo, que não podemos aceitar todas as solicitações para se tornar um espelho primário push já que nós já temos um bom número de espelhos Tier-1.

Configurando um espelho de servidor push

Dado o grande número de espelhos e o tamanho do repositório do Debian, não é factível que todos os espelhos usem os syncproxies internos do Debian como sua fonte de origem do Debian. É muito mais eficiente se o carregamento for distribuído entre uma quantidade de espelhos push distribuídos ao redor do globo.

Portanto, um número de sites Push-Primary são, por sua vez, servidores push para seus destinos. Se você quer configurar seu site como um servidor push para seus sites de destino, veja os detalhes para configurar um servidor push.