Porte AMD64

Debian em AMD64

Esta página destina-se a auxiliar usuários(as) e desenvolvedores(as) Debian que usam o Debian GNU/Linux na arquitetura AMD64. Aqui você encontrará informações sobre a situação atual do porte, quais máquinas são publicamente acessíveis pelos(as) desenvolvedores(as), onde discutir o desenvolvimento do porte, onde obter mais informações sobre portadores de Debian e indicações para mais informações.

Situação atual

O AMD64 tem sido uma arquitetura oficialmente suportada no Debian desde o lançamento do Debian 4.0 (etch).

O porte consiste em um kernel para todas as CPUs AMD de 64 bits com extensão AMD64 e todas as CPUs Intel com extensão Intel 64, e um espaço de usuário comum de 64 bits.

Um espaço de usuário completo de 64 bits

O porte AMD64 é totalmente de 64 bits, permitindo ao(à) usuário(a) se beneficiar de todas as vantagens que essa arquitetura tem comparada com a i386:

A execução nativa de antigos binários de 32 bits é suportada pelo kernel, e as bibliotecas principais são fornecidas pelo mecanismo multiarch do Debian.

Suporte minimalista de execução AMD64 para i386

A distribuição oficial i386 na realidade inclui suporte minimalista à AMD64, consistindo em um kernel de 64 bits, um conjunto de ferramentas capaz de criar binários de 64 bits e o pacote amd64-libs para execução de binários amd64 de terceiros com bibliotecas nativas compartilhadas.

Lista de discussão

As discussões e desenvolvimento para este porte acontecem na lista debian-amd64

Máquinas públicas

Todos os(as) membros(as) do Debian podem portar pacotes usando as máquinas porterbox do Debian.

Links