Porte ARM

Debian no ARM

Nestas páginas, você vai encontrar informações sobre o esforço contínuo de portar o Debian GNU/Linux para várias versões da arquitetura ARM, que são encontradas em todos os tipos de sistemas, desde embarcados até grandes servidores.

Estado Atual

O Debian suporta completamente três portes para diferentes tipos de hardware ARM little-endian:

Outros portes para hardware ARM existem / existiram no Debian e derivados - veja a wiki para mais links e uma visão geral.

Para uma lista completa e atualizada dos diferentes hardwares suportados por cada porte, consulte as respectivas páginas wiki. Novos dispositivos ARM são lançados toda semana e é mais fácil para as pessoas manterem as informações atualizadas lá.

Hardware disponível para desenvolvedores(as) Debian

Várias máquinas são disponibilizadas para os(as) desenvolvedores(as) Debian trabalharem no porte para ARM: abel.debian.org (armel/armhf), asachi.debian.org (armhf/arm64) e harris.debian.org (armhf). As máquinas possuem ambientes de desenvolvimento chroot que você pode acessar com schroot. Por favor, veja o banco de dados de máquinas para mais informações sobre essas máquinas.

Contatos

Listas de discussão

A lista de discussão do porte ARM do Debian está localizada em debian-arm@lists.debian.org. Se você deseja se inscrever, envie uma mensagem com a palavra subscribe como o assunto para debian-arm-request@lists.debian.org. A lista está arquivada nos arquivos da lista debian-arm.

Também é uma boa ideia assinar a lista de discussão linux-arm.

IRC

Você pode nos encontrar no IRC em irc.debian.org no canal #debian-arm.

Pessoas

Esta é uma lista de pessoas importantes que estão atualmente envolvidas no porte ARM do Debian.

Dedicatória

Chris Rutter, que foi o coordenador do projeto e do autobuilder para o porte Debian ARM, morreu em um acidente de carro. Nós dedicamos a versão do porte ARM na distribuição Debian GNU/Linux woody em sua memória.

Agradecimentos

Estas pessoas ajudaram a tornar o porte ARM viável para o Debian: Jim Studt, Jim Pick, Scott Bambrough, Peter Naulls, Tor Slettnes, Phil Blundell, Vincent Sanders