Debian no Motorola 680x0

A série de processadores Motorola 680x0 alimentou computadores pessoais e estações de trabalho desde meados de 1980. O Debian atualmente roda em processadores 68020, 68030, 68040 e 68060: este é um porte não oficial significando que não existe mais um porte oficial e lançado para m68k, mas este porte está em desenvolvimento.

Por favor, note que uma memory management unit (MMU) é necessária; isso exclui as variantes "EC" desses processadores. A emulação de ponto flutuante está disponível; contudo, não está funcional em alguns modelos mac devido a um bug em algumas revisões do processador 68LC040 (processadores 68LC040 em outras subarquiteturas estão ok; somente os Macintoshes parecem ter sido enviados com processadores 68LC040 quebrados).

Status

O porte m68k do Debian foi oficialmente lançado pela primeira vez com o Debian 2.0 (hamm) e foi um porte oficial até o Debian 4.0 (etch). Agora existem esforços para reviver este porte.

Atualmente, o porte Debian/m68k suporta Atari, Amiga, VMEbus e alguns sistemas Macintosh.

Para mais informações sobre o estado atual do porte m68k, por favor visite nossa página wiki.

Ajuda é sempre necessária e bem-vinda! Em particular, kernels e imagens de boot suportando outros portes do kernel Linux/m68k, como Q40/Q60 e Sun 3, seria legal.

Se você está querendo ajudar, nós mantemos uma lista de tarefas na wiki do Debian para o sistema Debian/m68k e para o porte do Debian-installer para a arquitetura m68k.

O sistema de autobuild do Debian/68k contém informação atualizada sobre os esforços de portabilidade. No caso de questões e/ou problemas relacionados ao sistema de autobuild, por favor entre em contato em debian-68k@lists.debian.org com uma tag "[buildd]" no campo assunto.

Créditos

Esta é uma lista de pessoas que estão trabalhando no projeto Debian/m68k. Ela também inclui alguns(mas) contribuidores(as) significantes que partiram para fazer outras coisas. Nos informe se você estiver ausente desta lista!

Frank Neumann
Lançou o porte m68k do Debian.
Martin "Joey" Schulze
Forneceu a infraestrutura na Infodrom para "kullervo", a construção primária do daemon, para ser conectada à internet. Também ajudou a organizar encontros hacker do Linux em Oldenburg.
Roman Hodek
Com James Troup, criou o buildd, o daemon de construção automatizado para o porte m68k. Agora, o buildd também é utilizado por outras arquiteturas.
James Troup
Escreveu o quinn-diff e outros utilitários para automatizar a construção de pacotes.
David Huggins-Daines
Manteve o suporte ao m68k no time boot-floppies. Também apoiou o código original do kernel Mac.
Michael Schmitz
Construiu e testou o sistema de instalação para 2.1.
Christian T. Steigies
Mantém os pacotes do kernel Debian/68k.
Stephen R. Marenka
Junto com Wouter Verhelst, portou o debian-installer (o sistema de instalação para o Debian 3.1 e posteriores) para a arquitetura m68k.
Wouter Verhelst
Junto com Stephen Marenka, portou o debian-installer (o sistema de instalação para o Debian 3.1 e posteriores) para a arquitetura m68k.
Thorsten Glaser
Reuniu correções dos(as) mantenedores(as) do Debian/m68k, desenvolvedores(as) Linux m68k e outras pessoas; levou o Debian/m68k através da transição entre linuxthreads para NPTL com TLS ao integrá-lo nos pacotes do Debian e tornando-se o equivalente humano ao buildd por um período longo o suficiente para novamente fazer bootstrap no Sid. Finn Thain, Andreas Schwab e Geert Uytterhoeven forneceram dados valiosos para isso, além daquelas pessoas já mencionadas acima.

Informações para contato

A lista de discussão para este projeto é debian-68k@lists.debian.org. Para se inscrever, envie uma mensagem contendo a palavra "subscribe" no assunto para debian-68k-request@lists.debian.org, ou use a página web da lista de discussão. Você também pode navegar e fazer pesquisas nos arquivos da lista.

A lista de discussão das pessoas que portam o m68k ficava em m68k-build@nocrew.org. Isto também era usado como o endereço de contato para o sistema de autoconstrução do m68k. Contudo, para contatar a equipe de porte do m68k hoje, o procedimento preferido é usar debian-68k@lists.debian.org com a tag [buildd] no campo assunto.

Por favor, envie comentários sobre essas páginas web para a lista de discussão do Debian/m68k.

Links

Uma página dedicada reúne alguns links relacionados ao porte do m68k.