Porte MIPS

Visão geral

O porte MIPS é, de fato, dois portes, debian-mips e debian-mipsel. Eles se diferenciam na ordenação de bytes (endianness) dos binários. CPUs MIPS são capazes de executar com ambas as ordenações, mas como isso normalmente não é alterável no software, nós precisamos ter ambas as arquiteturas. Máquinas SGI executam no modo byte mais significativo primeiro (big-endian) (debian-mips), enquanto as máquinas Loongson 3 executam no modo byte menos significativo primeiro (little-endian) (debian-mipsel). Algumas placas, tais como a placa de avaliação BCM91250A da Broadcom (vulgo SWARM) podem executar em ambos os modos, selecionáveis por uma chave na placa. Algumas máquinas baseadas em Cavium Octeon podem trocar entre ambos os modos no bootloader.

Dado que a maior parte das máquinas MIPS tem CPUs 64-bit, um porte debian-mips64el está atualmente em desenvolvimento e poderá ser lançado com o Debian GNU/Linux 9.

Status atual

O Debian GNU/Linux 8.11 suporta as seguintes máquinas:

Além das máquinas acima, é possível usar o Debian em muito mais máquinas, contanto que um kernel não Debian seja usado. Este é o caso, por exemplo, da placa de desenvolvimento MIPS Creator Ci20.

Informações gerais

Por favor, veja as notas de lançamento e o manual de instalação para mais informações.

Hardware disponível para desenvolvedores(as) Debian

Duas máquinas estão disponíveis para desenvolvedores(as) Debian para trabalho com o porte do MIPS: etler.debian.org (mipsel/mips64el) e minkus.debian.org (mips). As máquinas têm ambientes de desenvolvimento chroot que você pode acessar com schroot. Por favor, veja o banco de dados de máquinas para mais informações sobre essas máquinas.

Créditos

Esta é uma lista de pessoas que estão trabalhando no porte MIPS:

Contatos

Listas de discussão

Existem algumas listas de discussão lidando com o Linux/MIPS e especialmente o Debian no MIPS.

IRC

Você pode nos encontrar no IRC em irc.debian.org no canal #debian-mips.

Links

Desenvolvimento do kernel Linux/MIPS — Muitas informações relativas a MIPS
linux-mips.org
Fornecedor de CPU
https://imgtec.com/mips
Informações sobre hardware SGI
http://www.sgistuff.net/hardware/
Debian no SGI Indy
http://www.pvv.org/~pladsen/Indy/HOWTO.html
Debian no SGI Indy
https://nathan.chantrell.net/linux/sgi-indy-and-debian-linux/
Debian no SGI O2
http://www.cyrius.com/debian/o2

Agradecimentos

As máquinas de porte e a maioria dos servidores de construção para arquiteturas mips e mipsel são fornecidas por Imagination Technologies.

Dedicatória

Thiemo Seufer, que foi o portador líder do MIPS no Debian, faleceu em um acidente de carro. Nós dedicamos o lançamento da distribuição Debian GNU/Linux lenny em sua homenagem.