Portes ] [ Debian para PowerPC ] [ Instalação ] [ Documentação ] [ Desenvolvimento ]

História do Debian/PowerPC

O porte para PowerPC iniciou em 1997 após o Linux Kongress alemão em Würzburg, onde o projeto Debian recebeu um PowerPC patrocinado para questões de desenvolvimento.

Felizmente, boot- e rootdisks funcionais foram encontrados em LinuxPPC e nós podíamos tentar instalar algo na máquina. Infelizmente, isto requeria alguns programas que somente rodavam sob o Mac OS. A única maneira de instalá-los foi pegar outra máquina rodando o Mac OS que já os tinha instalados. Como a troca de dados com outras máquinas não Mac OS somente era possível através de disquetes formatados em msdos, isto foi um problema do tipo "quem vem primeiro, o ovo ou a galinha".

De alguma forma, conseguimos conectar um outro disco à máquina e instalar o Linux nela. Isto foi a famosa DR1 da Apple. De repente, nós começamos a portar o dpkg e agreadados para o novo sistema. Uau, aquilo era possível. Foi impressionante como os primeiros pacotes foram portados e construídos. Infelizmente a DR1 não vinha com um vinculador (linker) dinâmico e bibliotecas compartilhadas. Outro problema era que as bibliotecas e os arquivos de cabeçalho pareciam estar um pouco desatualizados e nós não éramos capazes de compilar um novo libc de imediato. Contudo, o maior e mais sério problema era essas quebras suspeitas que também estragavam o sistema de arquivos por inteiro. Corrigível somente por reinstalações.

Klee Dienes, outro desenvolvedor Debian, trabalhou neste problema e de repente veio com um arquivo tarball mklinux de um sistema mais recente - um Debian GNU/Linux modificado. Este tarball veio com uma versão 1.99 antiga do libc. Deste momento em diante a máquina rodou de maneira estável na rede e nós conseguimos continuar nossos esforços. Nós estávamos compilando vários pacotes e percebemos que alguns arquivos de cabeçalho não eram apropriados e que muitos programas não foram compilados pelo compilador normal.

Então, o Joel Klecker, um novo desenvolvedor Debian à época, começou a trabalhar no egcs e sua compilação na máquina PowerPC. Após isto ter sido feito, o próximo passo foi trabalhar nas versões atuais do libc. Deu-se que nossa versão libc-1.99 era incompatível com a próxima versão pre2.1 que era necessária de modo a mover o porte para o estado estável.

Neste estágio, Hartmut Koptein trocou do m68k para o porte para powerpc e iniciou o desenvolvimento dele. Versões de desenvolvimento do Debian/PowerPC estavam disponíveis em 1998 e 1999.

O porte foi oficialmente lançado pela primeira vez com o Debian GNU/Linux 2.2 ("potato") em agosto de 2000.

O desenvolvimento do porte continua. Um daemon de construção foi configurado em voltaire.debian.org, uma máquina PowerPC doada por Daniel Jacobowitz, também um desenvolvedor Debian.