Portes ] [ Debian para PowerPC ] [ Instalação ] [ Documentação ] [ Desenvolvimento ]

Debian para PowerPC

PPC-750 picture O PowerPC é uma arquitetura de microprocessador RISC desenvolvida pela IBM, Motorola (agora Freescale) e Apple. A arquitetura PowerPC permite tanto implementações 64-bit como 32-bit (a implementação 64-bit inclui a implementação 32-bit). O primeiro microprocessador PowerPC foi o 601, uma implementação 32-bit lançada em 1992. Várias outras implementações 32-bit foram lançadas desde então, incluindo a 603, 604, 750 (G3), 7400 (G4) e o processador de comunicação embarcado PowerQUICC. Implementações 64-bit incluem a 620, POWER4, POWER5 e a 970 (G5).

O Linux para o PowerPC foi primeiramente lançado na versão 2.2.x do kernel. Um recurso-chave do desenvolvimento do PowerPC Linux é o penguinppc, que também inclui uma lista de compatibilidade de hardware. O suporte ao PowerPC no kernel do Linux é desenvolvido agora como parte do kernel Linux "principal" em kernel.org.

O porte Debian PowerPC começou em 1997 no German Linux Congress em Würzburg. Uma máquina PowerPC (Motorola StarMax 4000, 200 MHz 604e) foi doada para o projeto Debian. Informações adicionais sobre este computador estão disponíveis na página de histórico.

Debian no PowerPC 32-bit (powerpc)

Ela se tornou uma arquitetura lançada oficialmente com o Debian GNU/Linux2.2 (potato) e manteve este estado até a publicação do Debian 9 (stretch). A última versão suportada para o PowerPC 32-bit é o Debian 8 (jessie). Veja a nota de lançamento e o manual de instalação para mais informações.

Debian no PowerPC 64-bit Little Endian (ppc64el)

Iniciando no lançamento do Debian 8 (jessie), o ppc64el é uma arquitetura oficialmente suportada no Debian. Veja a nota de lançamento e o manual de instalação.

Aqui você pode encontrar informações sobre a arquitetura PowerPC 64-bit Little Endian.

Contudo, note que também existem informações na página wiki do ppc64el, como a instalação e informação sobre ABI.

Instalação

Existe uma variedade de sistemas usando o microprocessador PowerPC. Verifique nossas páginas de instalação para informações específicas sobre a instalação do Debian/PowerPC no seu sistema.

Existem algumas peculiaridades que você precisa saber quando instalar no iBook, TiBook ou iBook2, especialmente quando em dual boot com o Mac OS X. Alguns hardwares iBook2, especialmente os modelos recentemente introduzidos, não são bem suportados ainda. Para informações específicas sobre potenciais problemas e soluções, estude essas páginas web:

O Debian GNU/Linux não suporta oficialmente máquinas PowerPC NuBus, como a 6100, 7100, 8100 e a maioria da série Performa. Entretanto, um kernel baseado em MkLinux está disponível, que pode ser lançado de um bootloader do Mac OS. Um sistema Debian pode ser instalado usando este kernel, que está disponível em http://nubus-pmac.sourceforge.net/.

Quando atualizar do Potato para Woody, ou quando atualizar de kernels realmente antigos, existem algumas informações importantes que você deveria estar ciente sobre uma mudança na codificação de teclado. Isto pode te salvar muito tempo e dor de cabeça!

Links - Documentação

Informação atualizada sobre o Linux para PowerPC está em PenguinPPC. Nós temos uma coleção mais antiga de links sobre PowerPC e alguns apontamentos para desenvolvedores(as) do Debian PowerPC.

Especificações de hardware para computadores Apple estão disponíveis em AppleSpec.

Mais informações e documentações sobre a arquitetura POWER:

Hardware disponível para contribuidores(as)

Por favor, leia a lista de máquinas Debian para acessar o porterboxen Debian powerpc/ppc64el.

Informação de contato

Se você precisar de ajuda, tente perguntar nos seguintes lugares:

Listas de discussão

A lista de discussão do Debian PowerPC é o lugar adequado para perguntas, sugestões de melhorias ou somente para um bate-papo relativo aos sistemas PowerPC rodando Debian. A lista debian-user também está disponível para questões gerais sobre o Debian que não são específicas ao PowerPC.

Para ingressar na lista, mande um e-mail para <debian-powerpc-request@lists.debian.org> com a palavra "subscribe" na linha de assunto. Os arquivos da lista estão disponíveis.

Newsgroups Usenet

Linux para sistemas PowerPC

Linux em geral

IRC

O canal #debian no irc.debian.org é para tópicos gerais relativos ao Debian, e existe o canal #debianppc para tópicos específicos ao Debian em processadores PowerPC. Você quase sempre vai encontrar alguém on-line que ficará feliz em compartilhar informações e lhe ajudar com seu problema.


Portes ] [ Debian para PowerPC ] [ Instalação ] [ Documentação ] [ Desenvolvimento ]