Portes ] [ Debian para PowerPC ] [ Desenvolvimento ] [ Documentação ] [ Instalação ]

Instalando o Debian GNU/Linux em uma máquina PowerPC APUS

O Apus é o "Amiga PowerUp System" e consiste de um computador Amiga, A1200, A3000 ou A4000, junto com uma das placas aceleradoras PowerPC/m68k da, agora fechada, companhia Phase5, as placas BlizzardPPC ou CyberStormPPC.

Problemas conhecidos

Existem alguns problemas envolvidos com bootstrap em sistemas que não usam somente PowerUp ou WarpUp, mas algum híbrido mutante de ambos. Eu não sou muito familiarizado(a) com esse negócio já que eu somente uso o powerup, então eu espero que alguém contribua com uma descrição mais completa dele.

Também o controlador SCSI do CyberStormPPC ainda não é suportado pelo Linux, então você não pode usar discos anexados a ele.

Particionando do lado do AmigaOS

amiga-fdisk é a variante fdisk para tabelas de partição RDB usadas pelo hardware do Amiga. Ele está funcionando, mas eu recomendo que, em vez dela, você use as ferramentas de particionamento do Amiga para fazer isso pelo AmigaOS.

HDToolbox, sendo a ferramenta de particionamento oficial do Commodore, deve ser instalada em cada sistema AmigaOS. Somente lançar o HDToolbox deve particionar o disco IDE da interface onboard IDE. Se você quer acessar o disco SCSI em seu controlador SCSI da placa BlizzardPPC, você deve usar o comando "hdtoolbox blizzppcscsi.device".

Uma outra opção é usar SCSIConfig, o particionador do Phase5 que está nos disquetes que vieram com sua placa aceleradora.

Você precisará definir o tipo de partição para personalizada e fornecer os seguintes IDs de tipo de partição:

  * Partição Linux: 0x4c4e5800
  * Partição Linux swap: 0x53575000

Bootstrap

Você encontrará o programa bootstrap no diretório apus/bootstrap da distribuição em disquetes de boot powerpc (encontrados em /debian/dists/woody/main/disks-powerpc/current).

O programa bootstrap consiste de três programas. Todos os três precisam ser executáveis e estar em seu path do AmigaOS. Eles são o executável bootstrap e a parte ppcboot_wup ou ppcboot_pup, que é na verdade o lançador (ppcboot_pup para o sistema powerup e ppcboot_wup para o sistema warpup).

Você vai iniciar o bootstrap com uma linha como esta:

# bootstrap --apus "opções do kernel"
onde "opções do kernel" são definidas nas próximas seções.

O bootstrap vai retornar algumas saídas, então vai apagar a tela por 10 a 30 segundos e então você terá o console Linux.

O comando bootstrap do Debian

O atual comando bootstrap para lançar o instalador do sistema Debian seria:

# bootstrap --apus -k apus/linux -r apus/images-1.44/root.bin root=/dev/ram
Após a instalação, para lançar o Debian, use:
# bootstrap --apus -k apus/linux root=/dev/sda3
onde sda3 é minha partição root do Debian, mude-a para a partição que está hospedando sua partição root.

Opções de kernel

Você precisará adicionar algumas opções de kernel a depender da sua configuração atual, o que será explicado nas próximas seções.

Opções de placa gráfica

O dispositivo gráfico a ser usado é uma opção definida com video=. Alguns exemplos são mostrados abaixo. Para habilitar os gráficos nativos no modo vga (640x480):

  video=amifb:vga
Para habilitar a placa gráfica Bvision/CyberVision no modo 1152x864 a 60Hz, com fontes SUN12x22:
  video=pm2fb:mode:1152x864-60,font:SUN12x22
Para desabilitar um dos dispositivos gráficos:
  video=amifb:disable
Você pode mapear consoles virtuais para diferentes dispositivos sendo usados. Use video=map:01 para mapear o console virtual (vc) 1 para o dispositivo 0, vc 2 para o dispositivo 1, e após isso repita o mesmo padrão (vc3 para o dispositivo 0, vc4 para o dispositivo 1, etc.). Para mapear vc 1,2,3,5,6,7 para o dispositivo 0 e vc 4,8 para o dispositivo 1, você usaria
  video=map:0001

A opção nobats

Usuários(as) Blizzard com discos scsi precisarão usar a opção "nobats".

# bootstrap --apus -k apus/linux root=/dev/sda3 nobats

A opção 60nsram

Pessoas com ram de 60ns também podem usar a opção 60nsram.

# bootstrap --apus -k apus/linux root=/dev/sda3 60nsram

Opções de depuração

Se você estiver vivenciando problemas, você pode usar a opção debug para especificar a saída de mensagens do console para ir para um console serial ou para memória em vez do console normal. Isto é útil para depuração quando a saída do kernel não vai para a saída de console.

# bootstrap --apus -k apus/linux root=/dev/sda3 60nsram debug=mem
Então você pode ler o resultado com o utilitário bootmesg do diretório apus/bootstrap.

Outra ferramenta útil é o utilitário dmesg, que retornará as informações do depuração do processo de bootstrap.

Particularidades do Apus em dbootstrap

Existem algumas diferenças específicas para apus no uso do dbootstrap.

Particionando o disco rígido - amiga-fdisk

A subarquitetura apus usa a ferramenta de particionamento amiga-fdisk. Como observado acima, você também pode usar as ferramentas de particionamento pelo lado do AmigaOS.

Instalando o kernel e módulos do SO

Na verdade, esta opção não está funcionando. Estou em um processo para propor uma opção "instalar os módulos do SO" para substituí-la, mas por enquanto você pode pular este passo. O kernel não é necessário de qualquer forma, já que ele reside no [nota da tradução: o texto está interrompido neste ponto na versão original]

Opções não aplicáveis ao apus

Bem, algumas opções simplesmente não fazem sentido no apus, então até que eu as exclua do menu, somente ignore-as. Elas não devem funcionar de qualquer forma.

Essas opções são:

* Make System Bootable directly from the Hard Disk.
(Fazer o sistema inicializável diretamente do disco rígido)

* Make a Boot Floppy.
(Fazer um disquete de boot)

* Eject the Floppy.
(Ejetar o disquete)

Links para informações adicionais

O documento oficial Linux-apus e o FAQ estão em:

http://sourceforge.net/projects/linux-apus/

Outra fonte de informações valiosas é o site web do Linux-m68k e o faq encontrados em:

http://sourceforge.net/projects/linux-m68k/

Lá você encontrará muitas informações relativas ao Linux na plataforma amiga que são comuns com Linux-m68k e Linux-apus.

Conclusão

Bem, este pequeno guia tenta explicar todas as particularidades da instalação Linux-apus do Debian. O resto dela é muito similar a qualquer outra instalação Debian/powerpc, como também é similar à instalação genérica do Debian. Então você encontrará informações adicionais no diretório de documentação do Debian, como também em outros sites e documentações de informação genérica sobre Linux.