Portes ] [ Debian para PowerPC ] [ Desenvolvimento ] [ Documentação ] [ Instalação ]

Página do Debian GNU/Linux PowerPC PowerMac

Aqui estão alguns destaques da instalação do Debian no PowerMac. Para instruções detalhadas, por favor estude o bom manual de instalação. O time do instalador do Debian tem gasto muitas horas tentando responder antecipadamente aos questionamentos e têm oferecido guias escritos excelentes para você instalar o Debian

É certamente possível, e realmente existem várias soluções elegantes para os Macs NewWorld, fazer dual boot entre seu sistema Debian PowerMac com o Mac OS e/ou Mac OS X. Mas se você está planejando fazer uma nova instalação do Mac OS X, faça antes de instalar o Debian. O instalador do Mac OS X não é muito legal com sistemas existentes. De imediato, você também tem a opção de executar o Debian dentro de um sistema Darwin.

A instalação do Debian usa uma série de kernel 2.6. Este kernel deve suportar a maior parte do hardware PowerMac. A série 2.4 de kernel para powerpc está disponível para usuários(as) com módulos externamente fornecidos que não foram portados para kernels 2.6. Entretanto, o uso deste kernel é fortemente desencorajado.

Você precisará particionar seu disco; o Linux deve ser instalado em suas próprias partições. Se você tiver um sistema de disco único, isto vai implicar na cópia de segurança de tudo em seu sistema e a recuperação dos dados após o particionamento estiver completo. Algumas ferramentas de particionamento de terceiros podem ser capazes de 'encolher' uma partição, e assim você terá mais espaço para mais partições no seu disco sem destruir o que já está lá. Mas elas com certeza vão sugerir uma cópia de segurança antes. O Drive Setup não oferece essa opção, ele apaga o drive inteiro.

1 GB provavelmente é espaço suficiente para um sistema Linux experimental. Você pode se virar com menos, talvez tão pouco quanto 400 MB para um sistema realmente básico, mas você certamente vai querer mais que somente o básico.

Após particionar seu disco, você vai precisar obter um CD de instalação ou fazer o download do sistema instalador. Uma vez que finalmente você pare para fazer a instalação (preferencialmente com o manual de instalação em mãos), você provavelmente vai gastar 2 ou 3 horas fazendo tudo acontecer. Alguém experiente em instalações pode conseguir uma instalação básica em menos de meia hora.

Se você realmente fica desconfortável com linhas de comando, então instale o desktop X após ter terminado a instalação do sistema básico. Mas aproveite para repensar isso: existe um mundo de potencialidades na linha de comando do Linux. Algumas coisas que são muito difíceis de fazer em uma interface gráfica, são muito rápidas e eficientes na linha de comando. E também, já que o sistema Linux é baseado em linha de comando, existem algumas funções que somente são acessíveis pela linha de comando. O sistema padrão define 6 consoles de linha de comando, e nenhum gráfico. Você pode fazer muita coisa nesses consoles enquanto você navega pela web... e desse modo você pode ter o melhor dos dois mundos.

A plataforma PowerPC roda muito bem com Linux. É muito respeitada no meio do mundo Linux. Curta e lembre-se de contribuir de volta!

Para ajuda com o Quik em Macs OldWorld, veja http://penguinppc.org/bootloaders/quik/

Para informações detalhadas sobre os vários modelos Mac e, em particular, informações sobre trabalhar com OpenFirmware com qualquer modelo, verifique a lista NetBSD para modelos PowerPC. Como essa instalação requer que o OpenFirmware seja configurado antes, eles(as) são especialistas neste assunto.