Portes ] [ Debian para PowerPC ] [ Desenvolvimento ] [ Documentação ] [ Instalação ]

Página do Debian GNU/Linux PowerPC PReP

Introdução

Tanto IBM quanto Motorola fazem ou fizeram máquinas de arquitetura PReP. Até o momento, o suporte a PReP só foi testado em sistemas Motorola legacy PowerStack(tm) (placas-mãe Blackhawk, Comet, Utah) e na atual solução embarcada na família PowerPlus(tm). Estes incluem MTX, MTX+, MVME2300(sc)/2400/2600/2700/3600/4600 e MCP(n)750. A IBM produz uma variedade de estações de trabalho desktop que são compatíveis com PowerPC PReP. Estes incluem RS/6000 40P, 43P, 830, 850, 860, 6015 e 6030.

Problemas conhecidos

MTX+ (sistema 7 PCI slot MTX) não pode fazer boot do kernel 2.2, ele trava na inicialização do driver IDE. Isto é um problema conhecido e será corrigido em um futuro patch do kernel.

Todos os sistemas Motorola PowerPlus têm suporte de IDE quebrado no kernel. Este problema foi identificado e corrigido. Alterações logo estarão disponíveis como um pacote Debian de patch de kernel e serão introduzidas no código-fonte do kernel.

Firmware

Dependendo da idade e/ou do fabricante do seu sistema PReP, você terá um firmware PPCBUG (Motorola), Open Firmware (IBM ou Motorola) ou um PReP da IBM. Os comandos de boot são um pouco diferentes, mas todos esses sistemas implementam o padrão PReP, então o mesmo kernel pode ser inicializado em todas as plataformas. Uma explicação completa sobre comandos de firmware está fora do escopo deste documento, mas alguma informação será fornecida onde necessária.

Configuração para instalação

Instalação baseada em disquete

Grave boot1440.bin, root1440.bin, resc1440.bin, drv14-*.bin e as imagens para os disquetes. O comando dd pode ser usado em um sistema Linux/Unix ou o rawrite pode ser usado em um sistema DOS/Windows.

Instalação baseada em rede

Coloque os arquivos resc1440.bin e drivers.tgz em um sistema de arquivos NFS exportado em seu servidor NFS. É melhor colocar os arquivos da seguinte forma: /[ponto-de-montagem]/debian/[arquivos-de-instalação]

Coloque o arquivo boot.bin no diretório tftp em seu servidor TFTP.

Opções de console

Em sistemas Motorola PPCBUG, você pode fazer boot e instalar usando ou o console VGA, ou o console serial. PPCBUG e Linux retornarão ao modo de console serial se nenhum VGA ou teclado é detectado.

De modo a ver adequadamente a instalação em um console serial, algumas capacidades de emulação de terminal são necessárias. De modo a ver a instalação em cores, é necessário ter um emulador de terminal com suporte à cor ANSI. O xterm colorido padrão incluído na maioria das distribuições Linux é suficiente, como também o são a maior parte dos programas de terminal no Windows (por exemplo, PuTTY). De modo a ver os caracteres de desenho de linha que fazem as caixas da GUI, é essencial que seja usada uma fonte contendo caracteres IBM de linha estendida de arte. Sob o Linux, a fonte "linux8x8" pode ser usada e, sob o Windows, pode-se selecionar a fonte MSLineDraw.

Inicializando

PPCBUG
Use o comando "ENV" e ligue a opção "Network PReP boot enable".
Use o comando "NIOT" para configurar os enredeços IP do cliente, servidor gateway opcional que será usado para fazer tftp do kernel. Se é uma placa recém-adquirida, certifique-se de definir SET <data/hora> para iniciar o hwclock, ou a rede e outras coisas não funcionarão.
Faça o boot da imagem com
PPCBUG>NBO 0 0 ,,, bootprep.bin
OpenFirmware
Use o seguinte comando para fazer o tftp realizar o boot da imagem PReP:
>boot ‹server_ipaddr›,‹file›,‹client_ipaddr›

Instalação do Debian

  1. Configure o teclado

    Se no console serial, a etapa de configurar o teclado é omitida.

  2. Particionando o disco rígido

    Crie uma partição primária de 2MB e mude seu tipo para PPC PReP boot (type 41). Máquinas OF PReP podem ter problemas de inicialização se a partição do boot PPC PReP está em outro lugar que não a partição primária 1. Embora todos os sistemas Motorola PPCBUG possam ter um boot PPC PReP localizado em qualquer partição primária, é uma prática generalizada colocar a partição de boot PPC PReP em sda1 ou hda1.

    Após a partição de boot PPC PReP ter sido criada, siga as convenções normais do Linux para particionamento. Ao menos uma partição root e uma swap devem ser criadas e elas podem estar tanto nas partições primárias como nas lógicas.

  3. Instalar discos de recuperação e drivers

    A instalação de disquetes é direta e simples, insira os discos de recuperação e drivers na medida em que forem demandados.

    Para uma instalação baseada em rede, escolha a opção NFS e você será demandado(a) a configurar a rede. Quando pedir pelo servidor NFS a ser utilizado, entre com o servidor NFS e diretório que você configurou antes. Escolha as opções padrões para o resto das questões.

  4. Configurar os módulos de driver

    Por agora, os módulos importantes são construídos no kernel, então somente escolha "Exit".

  5. Instalar o sistema de base

    Se uma instalação por disquete está selecionada, simplesmente insira os disquetes de base como requisitados. Se uma instalação NFS está selecionada, entre com o servidor NFS e o diretório nos quais o sistema de base está localizado, e escolha as opções padrão para instalar o sistema de base do Debian.

  6. Faça o sistema inicializável a partir do disco rígido

    Faça o sistema inicializável da partição de boot PPC PReP que foi criada anteriormente. Se essa partição estiver faltando, um erro será exibido.

  7. Faça um disquete de boot

    Grava uma imagem inicializável em um disquete.

O boot do sistema de base do Debian

Se você configurou uma partição de boot type 41 PReP e fez com que o programa de instalação deixasse o sistema inicializável do disco rígido, então você simplesmente pode enviar um comando de boot de firmware para fazê-lo inicializar do disco rígido (tanto o PPCBUG quanto o OF têm opções de autoboot que talvez você queira ligar).

Nota: para forçar o kernel a fazer root da partição correta, pode ser necessário registrar a variável de ambiente global PReP, "bootargs". No caso de uma instalação Motorola PReP, que por padrão fará o root de sda1 e onde o sistema de arquivos do root está atualmente em sda2, deve-se definir bootargs=/dev/sda2 .

PPCBUG

Defina o parâmetro bootargs
PPCBUG>GEVEDIT bootargs
PPCBUG>bootargs=root=/dev/sda2
Faça um boot (assume disco SCSI no controller 0, SCSI ID 0):
PPCBUG>PBOOT 0
Faça um boot (assume disco SCSI no controller 0, SCSI ID x):
PPCBUG>PBOOT 0 x0
Openfirmware
Faça um boot (para um disco IDE/SCSI instalado com alias para disk0)
>boot disk0
Faça um boot (para um disco IDE/SCSI instalado com alias para hdisk0)
>boot hdisk0

Agora o kernel incializa a partir do disco rígido.


Por favor, mande um e-mail com qualquer sugestão/reclamação/problema com a instalação em PReP e com esta documentação para Matt Porter.