Informações de lançamento do Debian “stretch”

O Debian 9.13 foi lançado 18 de Julho de 2020. O Debian 9.0 foi incialmente lançado em 17 de Junho de 2017. O lançamento incluiu muitas mudanças importantes, descritas no nosso comunicado à imprensa e nas notas de lançamento.

O Debian 9 foi substituído pelo Debian 10 (buster). Atualizações de segurança foram descontinuadas em 6 de Julho de 2020.

O Stretch se beneficia do suporte de longo prazo (LTS - Long Term Support) até o final de junho de 2022. O LTS é limitado a i386, amd64, armel, armhf e arm64. Para mais informações, por favor consulte a seção LTS na wiki do Debian.

Para obter e instalar o Debian, consulte a página informações de instalação e o guia de instalação. Para atualizar a partir de uma versão mais antiga do Debian, veja as instruções nas notas de lançamento.

Arquiteturas suportadas durante o suporte de longo prazo:

Arquiteturas de computadores suportadas no lançamento inicial do stretch:

Ao contrário do que desejamos, pode haver alguns problemas existentes na versão, mesmo que ela seja declarada estável (stable). Nós fizemos uma lista dos principais problemas conhecidos, e você sempre pode relatar outros problemas.

Por último, mas não menos importante, nós temos uma lista de pessoas que recebem o crédito por fazer este lançamento acontecer.