Suporte

O Debian e seu suporte são executados por uma comunidade de voluntários(as). Se este suporte, dirigido pela comunidade, não atende as suas necessidades, você pode ler nossa documentação ou contratar um consultor

Ajuda em tempo real on-line usando IRC

O IRC (Internet Relay Chat é uma forma de bate-papo com pessoas do mundo todo em tempo real. Os canais IRC dedicados ao Debian podem ser encontrados no OFTC.

Para conectar-se, você precisa de um cliente IRC. Alguns dos clientes mais populares são HexChat, ircII, irssi, epic5 e KVIrc, os quais todos foram empacotados para Debian. O OFTC também oferece WebChat, uma interface web que lhe permite conectar ao IRC com um navegador sem a necessidade de instalar algum cliente local.

Uma vez tendo o cliente instalado, você deve informá-lo para conectar-se ao servidor. Na maioria dos clientes, você fazer isso digitando:

/server irc.debian.org

Em alguns clientes (como o irssi), você precisará digitar isto ao invés do anterior:

/connect irc.debian.org

Assim que estiver conectado, ingresse no canal #debian-br para suporte em língua portuguesa, digitando:

/join #debian-br

Ou, se preferir, ingresse no canal #debian para suporte em inglês:

/join #debian

Nota: clientes como HexChat, frequentemente, tem uma interface de usuário(a) diferente e gráfica para ingressar em servidores/canais.

A esta altura, você se encontrará em uma multidão amigável de utilizadores(as) do #debian. Você é bem-vindo(a) para fazer perguntas sobre o Debian lá. Você encontrará o FAQ (dúvidas frequentes) do canal em https://wiki.debian.org/DebianIRC.

Há outras redes de IRC onde pode-se bater papo sobre Debian também. Uma das mais conhecidas é a rede de IRC freenode em chat.freenode.net.

Listas de discussão

O Debian é elaborado através do desenvolvimento distribuído por todo o mundo. Portanto, o e-mail é a maneira preferida para discutir diversos itens. Muitas das conversas entre os(as) desenvolvedores(as) Debian e os(as) usuários(as) são gerenciadas através de várias listas de discussão.

Há várias listas públicas disponíveis. Para mais informações, visite a página das listas de discussão do Debian.

Para suporte ao(à) usuário(a) em português, por favor contate a lista debian-user-portuguese.

Para suporte em outras línguas, por favor verifique o índice de listas para usuários(as).

Existem, naturalmente, muitas outras listas de discussão dedicadas a outros aspectos do vasto ecossistema do Linux, que não são específicos do Debian. Use seu buscador favorito para encontrar a lista mais adequada para seu propósito.

Grupos de notícias da Usenet

Muitas de nossas listas de discussão podem ser consultadas como grupos de notícias na hierarquia linux.debian.*. Isso também pode ser feito usando uma interface Web como os Grupos Google.

Web sites

Fóruns

Fóruns de usuários(as) Debian é um portal Web no qual você pode discutir sobre tópicos relacionados ao Debian, submeter perguntas a respeito do Debian e tê-las respondidas por outros(as) usuários(as).

Encontrando mantenedores(as) de pacote

Há duas maneiras de encontrar mantenedores(as) de pacote. Se precisar contatar o(a) mantenedor(a) por causa de um bug, simplesmente envie em relatório de bug (veja o sistema de acompanhamento de bugs abaixo). O(A) mantenedor(a) receberá uma cópia do relatório de bug.

Se você quer simplesmente se comunicar com o(a) mantenedor(a), então pode usar os aliases de e-mail especiais configurados para cada pacote. Qualquer e-mail enviado para <nome-do-pacote>@packages.debian.org será encaminhado para o(a) mantenedor(a) responsável pelo pacote.

O Sistema de Rastreamento de Bugs (The Bug Tracking System)

A distribuição Debian tem um sistema de acompanhamento de bugs que detalha os bugs relatados pelos(as) usuários(as) e desenvolvedores(as). Cada bug recebe um número e é mantido em registro até que seja marcado como tendo sido resolvido.

Para relatar um bug você pode usar uma das páginas de bugs abaixo; recomendamos o uso do pacote reportbug para enviar automaticamente um relatório de bug.

Informações sobre o envio de bugs, visualização dos bugs ativos, e sobre o sistema de acompanhamento de bugs em geral podem ser obtidas nas páginas do sistema de acompanhamento de bugs.

Consultores(as)

O Debian é software livre e oferece ajuda gratuita através das listas de discussão. Algumas pessoas não têm tempo ou têm necessidades específicas e querem contratar alguém para manter ou adicionar funcionalidades ao seu sistema Debian. Veja a página de consultores(as) para uma lista de pessoas/empresas.

Problemas conhecidos

Limitações e diversos problemas da versão estável (stable) atual (caso haja) são descritos nas páginas de lançamento.

Preste atenção em particular às notas de lançamento e à errata.