WTC Communications, Canadá

Estamos usando GNU/Linux por mais de 10 anos. Com o passar do tempo das atualizações e expansões, estamos substituindo todos os nossos sistemas que não são dependentes de outras distribuições ou sistemas operacionais pelo Debian. Nossas principais razões para escolher o Debian são a segurança que já vem pronta e como a administração de servidores se tornou direta e padronizada: os lançamentos são muito estáveis, a seleção de pacotes é enorme, há muita documentação comunitária e vibrantes grupos de apoio, suporte para arquiteturas múltiplas é bom (nos permitindo ter uma instalação padronizada em ambos os hardwares x86 e UltraSPARC) e, claro, o incrível gerenciador de pacotes APT. Um bônus é a imagem enxuta 'netinstall', que reduz em muito os esforços de configuração.

Atualmente nossa base de instalação tem mais de 20 sistemas em produção e crescendo, com uma quantidade variável de sistemas de desenvolvimento aparecendo e sumindo. Sendo um provedor de Internet e telecom, nós usamos Debian em diversas tarefas, incluindo servidores web Apache, PowerDNS e BIND DNS, sistemas de e-mail com Sendmail e Cyrus, máquinas virtuais hospedeiras e convidadas com VMware, bancos de dados MySQL e PostGRES, OpenVPN e sistemas PPTP VPN, softwares de roteadores e walled gardens, firewalls dedicados, monitoramento de desempenho com registro de logs SNMP e Cacti, serviço de fornecimento de arquivos com Samba e FTP, armazenamento anexado para Fibre Channel e iSCSI SAN, sistemas de backup, autenticação de assinantes com FreeRADIUS, gerenciamento de redes tais como RANCID e TACACS+, CRM, sistemas de tíquetes... enfim, tudo!

Parece que com outras distribuições, este vasto leque de funções seria difícil de articular em uma base padronizada, flexível e familiar.