Elizabeth K. Joseph

Elizabeth K. Joseph URL: https://princessleia.com
Email: lyz@princessleia.com

Há quanto tempo você usa Debian?

Desde 2002.

Você é uma desenvolvedora Debian?

Não.

Em quais áreas do Debian você está envolvida?

Atualmente, organizo o jantar do Debian para o grupo Debian da área da baía de São Francisco (bad.debian.net) a cada dois meses, onde conversamos sobre o Debian, assinamos chaves e recebemos contribuidores(as) do Debian em viagem, que costumam frequentar nossos jantares. Eu também participo da equipe do Debian News aqui e ali, compartilhando links que eu encontro e, desde que participei do DebConf14 em Portland, também comecei a participar da redação de resumos e revisão editorial. Como um pouco mais de informação, comecei a trabalhar no Debian com o empacotamento do Debian em 2006, quando trabalhava para uma empresa que estava usando vários pacotes Debian internamente para alguns de nossos aplicativos. Nessa função, eu também pude trabalhar com um desenvolvedor Debian na equipe para obter algumas ferramentas no arquivo Debian. Também passei algum tempo trabalhando em pacotes PHP Pear. Desde então, mudei o foco no meu trabalho diário, já faz algum tempo desde que me envolvi com o empacotamento, apesar de que eu adoraria voltar a usá-lo.

O que te fez se interessar em trabalhar com o Debian?

Eu amo contribuir com software de código aberto, por isso era bastante natural para mim estar interessada em aprender sobre empacotamento depois de usar o Debian em meus computadores domésticos por alguns anos. Como mencionei, na verdade, foi um trabalho remunerado que finalmente me levou a empacotar, pois estávamos usando os pacotes em nossa infraestrutura no trabalho. Minha relação com a equipe de notícias começou porque sou a editora do Ubuntu Weekly Newsletter; eu sempre me deparo com artigos relacionados ao Debian ao procurar por artigos do Ubuntu, então fazia sentido começar a compartilhá-los.

Você tem algumas dicas para mulheres interessadas em se envolver mais com o Debian?

Mergulhe de cabeça, faça perguntas e não desanime. O Debian é complicado, e existem muitas maneiras de fazer as coisas, por isso é fácil até mesmo para as pessoas mais inteligentes se perderem. Existem muitas equipes dentro do Debian para o que quer que você esteja interessada, e a maioria delas está ansiosa para conseguir novas contribuidoras, para que estejam felizes em ajudá-lo. Você também é bem-vinda para perguntar às pessoas na lista de discussão Debian Women e no canal de IRC; existem muitas pessoas experientes lá que podem apontar você na direção certa.

Você está envolvida em outros grupos de mulheres na tecnologia? Quais?

Passei vários anos trabalhando no projeto Ubuntu Women (ubuntu-women.org), que busca envolver mais mulheres no uso do Ubuntu.

Um pouco mais sobre você...

Meu trabalho diário é como administradora de sistemas, trabalhando na infraestrutura de código totalmente aberto usada pelos desenvolvedores do OpenStack. É realmente emocionante misturar minha paixão pelo código aberto com minhas habilidades como administradora de sistemas. O projeto OpenStack usa um grande sistema de integração contínua (CI), então estou muito interessada em ficar de olho no que o projeto Debian faz com o trabalho de CI no futuro. Também faço parte da diretoria da Partimus.org, uma organização sem fins lucrativos que coloca desktops baseados em Linux em escolas carentes.