Fernanda G. Weiden

Fernanda G. Weiden URL:
Email: fernanda@softwarelivre.org

Há quanto tempo você usa Debian?

Desde 22 de novembro de 2003.

Você é uma desenvolvedora Debian?

Ainda não.

Em quais áreas do Debian você está envolvida?

Empacotamento. ( oficialmente e não oficialmente), promovendo o Debian.

O que te fez se interessar em trabalhar com o Debian?

Sua aderência aos princípios e ao modelo de desenvolvimento. Além disso, é bom participar da criação de algo que uso diariamente.

Você tem algumas dicas para mulheres interessadas em se envolver mais com o Debian?

Não se deixe intimidar é o primeiro conselho, mas principalmente, faça com que as pessoas conheçam o seu trabalho e não permita que ninguém a diminua. Algo que tenho notado desde que comecei a trabalhar com grupos de mulheres na comunidade de Software Livre é que muitas mulheres estão lá participando, mas apenas um pequeno número delas expõe suas ideias. Dê prioridade a isso. ter uma opinião, mesmo que não seja a mais brilhante, é melhor do que não ter ou escondê-la para que ninguém saiba. Qualquer ideia é brilhante quando as pessoas ao seu redor a conhecem.

Você está envolvida em outros grupos de mulheres na tecnologia? Quais?

Sim! Sou uma das fundadoras do PSL-Mulheres (Projeto Software Livre Mulheres). Trabalhamos em projetos para aumentar a inclusão digital de mulheres, ajudar ONGs e grupos sociais feministas a entender e usar o Software Livre.

Um pouco mais sobre você...

Trabalho na IBM como desenvolvedora no Centro de Tecnologia Linux instalado na UNICAMP, uma universidade do estado de São Paulo. Eu me envolvi com o Software Livre em 1997. Ainda não terminei a universidade, embora já tenha iniciado dois cursos universitários: matemática e ciência da computação, mas estou planejando iniciar (e terminar, desta vez) um curso relacionado a tecnologia em breve.