Helen Faulkner

Helen Faulkner Email: helen_ml_faulkner@debian.org

Há quanto tempo você usa Debian?

Desde mais ou menos 2000. Não tenho muita certeza - parece que faz muito tempo. A pessoa que dividia a casa comigo impôs o Debian pra mim para diversão dele, e cresceu a partir daí...

Você é uma desenvolvedora Debian?

Sim.

Em quais áreas do Debian você está envolvida?

Estou empacotando vários miniaplicativos úteis e/ou engraçados do painel do KDE, bem como uma coisinha que escrevi para mim (kdoomsday) e labplot (uma ótima plotadora científica). Eu posso pegar outros em breve. Eu sou ativa na lista de discussão Debian Women. Estou interessada em ver o Debian se tornar uma comunidade mais variada e mais acessível a grupos que estão sub-representados no momento.

O que te fez se interessar em trabalhar com o Debian?

Principalmente, estou realmente interessada em como tudo funciona. Gosto de aprender a empacotar coisas, como o sistema é montado etc. E gosto de fazer trabalho voluntário.

Você tem algumas dicas para mulheres interessadas em se envolver mais com o Debian?

Apenas faça. Não é tão assustador quanto você imagina. Entre na lista de discussão Debian Women e pergunte às pessoas, leia as informações no site web, junte-se a nós no IRC. Existem muitas pessoas amigáveis e prestativas.

Você está envolvida em outros grupos de mulheres na tecnologia? Quais?

Não.

Um pouco mais sobre você...

Sou física com interesse em tecnologia e programação. Quando não estou mexendo com isso, estou envolvida com música, velejar, cachorros e o que mais me interessar no momento. Fiz trabalhos voluntários em todas essas áreas e em outras. Na minha experiência, você recebe de volta mais do que investiu, se estiver preparada para reservar um tempo para ajudar outras pessoas da maneira que você gosta.

Gosto dos ideais do movimento de software livre/código aberto, sem mencionar os excelentes softwares que você acaba usando! Eu gostaria de ver mais mulheres envolvidas nesse mundo, e no Debian especificamente porque sei que as mulheres têm muito a contribuir.