Miriam Ruiz

Miriam Ruiz Email: little_miry@yahoo.es

Há quanto tempo você usa Debian?

Há alguns anos: comecei a usar Potato. Ele se tornou meu sistema principal nos últimos anos e meio, algo assim.

Você é uma desenvolvedora Debian?

Não, ainda não, mas mantenho alguns pacotes para o Debian. Gostaria de entrar no processo de NM o mais rápido possível.

Em quais áreas do Debian você está envolvida?

Principalmente empacotando, escrevendo alguma documentação e traduzindo algumas coisas. Também estou bastante envolvida em ensinar outras pessoas a empacotar coisas para o Debian e tentar atrair mais garotas para o mundo do software livre.

O que te fez se interessar em trabalhar com o Debian?

Não é a primeira vez que dedico um pouco do meu tempo a um projeto de software livre, mas nunca estive tão envolvida em um como estou no Debian. O que eu mais valorizo é a liberdade do projeto, bem como a comunidade ao seu redor. Eu acho que a parte mais importante do Debian é o seu lado social, tanto em seu desenvolvimento quanto em seus objetivos.

Você tem algumas dicas para mulheres interessadas em se envolver mais com o Debian?

Primeiro, aproveite o que você faz ou faça o que gosta. Em segundo lugar, não deixe ninguém te assustar, o Debian é uma comunidade grande na qual a maioria das pessoas é muito legal e gentil, mesmo que haja alguns trolls por aí às vezes. Você terá que aprender muito e passar por vários documentos, então seja paciente, Roma não foi construída em um dia. Se você tiver alguma dúvida, basta perguntar. Finalmente, se o seu inglês não é tão bom, tente melhorá-lo o máximo que puder. No momento, o inglês é o principal idioma no qual o Debian é desenvolvido.

Você está envolvida em outros grupos de mulheres na tecnologia? Quais?

Sim, entrei em outros grupos como LinuxChix, Systers ou ChicasLinux, e estou muito envolvida em um novo grupo que estamos criando chamado Alixa.

Um pouco mais sobre você...

Sou uma garota da Espanha que sempre se interessou por computadores e tecnologia desde pequena. Também gosto muito de ler, meus livros favoritos são "Momo", de Michael Ende (sim, o autor de "A história sem fim") e "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint Exupéry. Além disso, gosto muito de estar com meus amigos, de viajar e aprender coisas.