Debian GNU/Linux 4.0 lançado

8 de Abril de 2007

O Projeto Debian se orgulha de anunciar o lançamento oficial do Debian GNU/Linux versão 4.0, codinome etch, depois de 21 meses de constante desenvolvimento. O Debian GNU/Linux é um sistema operacional livre que suporta um total de onze arquiteturas de processadores e inclui os ambientes de desktop KDE, GNOME e Xfce. Ele também inclui software criptográfico e compatibilidade com o FHS v2.3 e software desenvolvido para versão 3.1 do LSB.

Utilizando um processo de instalação completamente integrado, o Debian GNU/Linux 4.0 conta com suporte nativo para partições criptografadas. Esse lançamento introduz uma interface gráfica recém desenvolvida para o sistema de instalação que suporta scripts utilizando caracteres compostos e linguagens complexas; o sistema de instalação para o Debian GNU/Linux foi agora traduzido para 58 idiomas.

Além disso, iniciando com o Debian GNU/Linux 4.0, o sistema de gerenciamento de pacotes foi aperfeiçoado com relação à segurança e eficiência. O APT Seguro ("Secure APT") possibilita a verificação da integridade de pacotes baixados de um espelho. Os índices de pacotes atualizados não mais serão baixados por inteiro mas, ao invés disso, serão atualizados por arquivos menores contendo apenas as diferenças com relação às versões anteriores.

O Debian GNU/Linux é executado em computadores que vão desde "palmtops" e sistemas "handheld" a supercomputadores, e em praticamente tudo que estiver entre eles. Um total de onze arquiteturas são suportadas, incluindo: Sun SPARC (sparc), HP Alpha (alpha), Motorola/IBM PowerPC (powerpc), Intel IA-32 (i386) e IA-64 (ia64), HP PA-RISC (hppa), MIPS (mips, mipsel), ARM (arm), IBM S/390 (s390) e – a recém introduzida com o Debian GNU/Linux 4.0 – AMD64 e Intel EM64T (amd64).

O Debian GNU/Linux pode ser instalado a partir de vários meios tais como DVDs, CDs, "USB sticks" e disquetes, ou a partir da rede. O GNOME é o ambiente de desktop padrão e está contido no primeiro CD. O K Desktop Environment (KDE) e o Xfce podem ser instalados através de duas novas imagens de CD alternativas. Além disso, disponível pela primeira vez com o Debian GNU/Linux 4.0, CDs e DVDs multi-arquitetura, permitindo a instalação do sistema operacional em diferentes arquiteturas a partir de um único disco.

O Debian GNU/Linux pode ser baixado desde já via bittorrent (a forma recomendada), jigdo ou HTTP; veja Debian GNU/Linux em CDs para maiores informações. Em breve, ele também estará disponível em DVD e CD-ROM através de vários distribuidores.

Esse lançamento inclui um número de pacotes de softwares atualizados, tais como o K Desktop Environment 3.5.5a (KDE), uma versão atualizada do ambiente desktop GNOME 2.14, o ambiente desktop Xfce 4.4, o ambiente desktop GNUstep 5.2, Xorg 7.1, OpenOffice.org 2.0.4a, GIMP 2.2.13, Iceweasel (uma versão sem marca do Mozilla Firefox 2.0.0.3), Icedove (uma versão sem marca do Mozilla Thunderbird 1.5), Iceape (uma versão sem marca do Mozilla Seamonkey), PostgreSQL 8.1.8, MySQL 5.0.32, GCC 4.1.1, Kernel Linux 2.6.18, Apache 2.2.3, Samba 3.0.24, Python 2.4.4 e 2.5, Perl 5.8.8, PHP 4.4.4 e 5.2.0, Asterisk 1.2.13, e mais de 18.000 outros pacotes de softwares prontos para usar.

Atualizações para o Debian GNU/Linux 4.0 a partir da versão anterior, Debian GNU/Linux 3.1 codinome sarge são automaticamente gerenciadas pela ferramenta de gerenciamento de pacotes aptitude para a maioria das configurações, e até um certo grau também pela ferramenta de gerenciamento de pacotes apt-get. Como sempre, os sistemas Debian GNU/Linux podem ser atualizados quase sem dor, sem nenhum downtime forçado, mas é altamente recomendado que você leia as notas de lançamento sobre possíveis problemas. Para instruções detalhadas de como instalar e atualizar o Debian GNU/Linux, por favor veja as notas de lançamento. Por favor, note que as notas de lançamento serão futuramente melhoradas e traduzidas para outros idiomas nas próxima semanas.

Sobre o Debian

O Debian GNU/Linux é um sistema operacional livre, desenvolvido por mais de mil voluntários de todas as partes do mundo que colaboram através da Internet. A dedicação do Debian ao Software Livre, sua natureza sem fins lucrativos e seu modelo de desenvolvimento aberto, o faz único entre as distribuições GNU/Linux.

Os pontos chave do sucesso do Projeto Debian são sua base de voluntários, sua dedicação ao Contrato Social Debian, e o compromisso de prover o melhor sistema operacional possível. O Debian 4.0 é outro importante passo nesta direção.

Informação de Contato

Para mais informações, por favor visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/ ou envie um e-mail (em inglês) para <press@debian.org>.