Notícias Semanais Debian - 20 de Maio de 2003

Bem-vindo à 20ª edição da DWN (Debian Weekly News - Notícias semanais do Debian), o periódico semanal para a comunidade Debian. Enquanto o Debian continua lutando contra algumas pegadinhas do GCC 3.2, os(as) desenvolvedores(as) desse compilador aparentemente já lançaram a versão 3.3. A Libranet lançou a versão 2.8 de seu sistema operacional. Uma boa revisão dessa versão está aqui e uma outra pode ser encontrada aqui.

Delegações do líder de projeto. Martin Michlmayr relatou o trabalho que realizou durante as últimas semanas. Manoj Srivastava continuará atuando como secretário do projeto e Matt Zimmerman tornou-se um membro completo da equipe de segurança. Se você está interessado(a) em nos ajudar com a segurança então vá em frente e nos ajude. Além disso, os membros representantes do Debian em outras organizações agora estão documentados.

Relatórios da Webb.it. Federico Di Gregorio escreveu um relatório sobre a presença do Debian na conferência Webb.it que aconteceu de 09 a 11 de maio, em Pádua, Itália. Mais de 1000 oficinas aconteceram durante a conferência. O pessoal do Debian da Itália conheceu várias outras pessoas interessadas em Software Livre, instalaram Debian em algumas máquinas, assinaram chaves GPG, participaram de oficinas, realizaram outras, além de mostrar aos(às) visitantes um cluster com 4 máquinas Xbox rodando Debian.

Checagem Debian MIA. James Troup anunciou algumas ações que serão tomadas com relação a mantenedores(as) que estão muito tempo sem participar do projeto, ou em, "missing in action (MIA)", como é denominado entre eles(as). Em 12 de Março nós mandamos um "ping" para 191 possíveis inativos(as) desenvolvedores(as) Debian. 34 e-mails retornaram, 28 mantenedores(as) pediram para serem removidos(as), 10 responderam que ainda estão ativos(as) e 90 pessoas não responderam no prazo final de 2 meses. Algumas contas serão removidas num futuro próximo.

Cuidando das doações para o Debian. Martin Michlmayr anunciou que Mako Hill compilará uma lista de doações para o projeto Debian que são recebidas fora da SPI e da ffis, duas organizações sem fins lucrativos que são parceiras do Debian. As pessoas que continuam aguardando dinheiro do Debian (por exemplo, de conferências anteriores) devem contatá-lo.

Menus com ícones ou sem ícones? Alguém sugeriu o uso de ícones padrões para aplicações no menu do gerenciador de janela quando a aplicação não fornece um ícone. Lars Wirzenius argumentou contra a ideia, uma vez que o objetivo de um ícone é ser um símbolo visual da aplicação e não uma imagem qualquer.

Alguns pacotes importantes tornaram-se órfãos. Martin Michlmayr anunciou que ele abandonou alguns pacotes. Muitos destes têm bugs sérios ou não foram atualizados pelo(a) mantenedor(a) recentemente. Ele está procurando por voluntários(as) que corrijam esses bugs e eventualmente adotem os pacotes.

Mudanças Importantes no lm-sensors. David Maze relatou que a interface binária na libsensors1 foi alterada entre a lm-sensors 2.6.5 e a 2.7.0 sem a mudança correspondente no "soname" (nome que recebe o link biblioteca.so) da biblioteca. A ação correta deveria ser a mudança do soname feita pelo(a) programador(a) original, que ainda não respondeu. Foi sugerido que ele altere o soname da biblioteca dentro do Debian por enquanto.

Disputa para Alteração de Layout. Há uma disputa entre os(as) mantenedores(as) do Apache e o time de tradução francês. A causa é a mudança no formato da descrição do pacote na tradução francesa, que não mais é coerente com o original. Matthias Urlichs adicionou que em sua opinião há uma razão perfeitamente válida para reformatar a descrição uma vez que o texto em inglês é menor do que o equivalente em outros idiomas.

Suporte de Segurança para a testing. Chris Leishman escreveu um texto no qual ele descreve por que o Debian deve dar suporte na segurança da testing também. Matt Zimmerman explicou que os pacotes corrigidos migrarão automaticamente da instável para a testing. Se a instável ainda não contêm pacotes corrigidos seria uma perda de tempo preparar atualizações para ambas testing e instável.

Indo para a DebConf 3. Joachim Breitner quis saber se a DebConf é voltada também para aqueles(as) que ainda não são desenvolvedores(as) registrados(as). Andreas Tille explicou que a DebConf em Bordeaux foi seu momento mais produtivo para trabalhar no Debian. Ele adicionou que o mais divertido é que há várias pessoas competentes para pedir ajuda na solução de problemas.

Ativando as configurações de fontes do GNOME. Sander Smeenk reparou que suas configurações de fontes são guardadas, mas não ativadas, quando ele reinicia a sua sessão do X. Ross Burton explicou que a base de dados XSETTINGS não foi atualizada porque o Sander não inicia o GNOME via gnome-session. Nesse caso o gnome-settings-daemon tem que ser executado a partir do script de inicialização manualmente. Mateusz Papiernik explicou como essas configurações são escritas no arquivo de configuração.

Traduções de Páginas de Manuais. Denis Barbier notou que atualmente não há consenso sobre quando as páginas de manual devem ser fornecidas com a página de manual original ou dentro de pacotes manpages-xx. Isto leva a um conflito quando uma tradução é fornecida com o segundo, e então incorporada ao primeiro (por exemplo, quando ele se torna parte da versão do(a) autor(a)).

Repositório de Pacotes para Novos(as) Mantenedores(as). Daniel K. Gebhart anunciou que o Projeto Debian Mentors implementou um repositório de pacote às pessoas que inscreveram-se mas ainda não foram aceitas como mantenedores(as). Uma vez que apenas desenvolvedores(as) Debian podem enviar pacotes diretamente para o repositório oficial do Debian, futuros(as) desenvolvedores(as) estão convidados(as) a usar este serviço.

Separando Documentações Não Livres. Colin Watson anunciou que ele finalmente separou os componentes não livres do pacote doc-linux. O novo pacote doc-linux-nonfree está aguardando a aprovação do ftpmaster, e isto pode levar algum tempo, uma vez que contém um arquivo de copyright monstruoso. Atualmente, apenas 10 % dos HOWTOs e mini-HOWTOs não são livres.

Debian GNU/FreeBSD Milestone. Robert Millan anunciou que seu ambiente chroot GNU/FreeBSD está finalmente pronto e agora ele pode trabalhar em pacotes da glibc 2.3, GCC 3.2.3 e binutils. O código-fonte foi enviado, mas ele informou explicitamente que o pacote é inútil para qualquer coisa que não seja desenvolvimento e correção de bug.

Análise sobre a Licença Padrão do LDP e da DFSG. Branden Robinson investigou a licença padrão do Projeto de Documentação Linux (LDP) em detalhes. Esta é a licença mais popular entre os documentos do LDP. Ele propôs que se reescreva várias seções, mas a licença basicamente está de acordo com as Regras de Software Livre do Debian.

Novos pacotes IPv6. Fabio Massimo Di Nitto anunciou algumas mudanças que ocorreram no repositório. Até agora a política era manter todos os pacotes IPv6 alinhados com as versões distribuídas no principal. Está na hora de quebrar esta regra com dois pacotes, porque precisamos acelerar o processo de testes. O primeiro pacote é o ntp-unstable, um snapshot CVS do ntp que suporta o IPv6 com uma exceção. O segundo pacote é o XFree86 4.3 do Daniel Stone que inclui o patch do IPv6 do X.org.

Emenda da Constituição. Manoj Srivastava postou esta proposta formal a ser incluída na Constituição do Debian para incluir a emenda "Condorcet/Clone Proof SSD vote tallying" nas eleições e resoluções gerais. As mudanças propostas são o resultado de trabalho duro do comitê de métodos da eleição. A proposta recebeu o apoio necessário e o período oficial de discussão termina na sexta feira dia 30 de Maio de 2003 as 23:59:59 UTC.

Testando os novos Scripts de Votação. Manoj Srivastava está conduzindo atualmente uma votação para testar os novos scripts de votação. Ele está executando essa votação em sua máquina de casa, deixando pendente a resolução do fato de o devotee não rodar na potato (o vote.debian.org roda na potato). Esta votação inclui um bom teste do cálculo de maioria, uma vez que duas das opções requerem maioria. O teste de votação envolve a escolha de uma das nove cores e como Manoj disse: "Que vença a melhor cor".

Suporte para o tipo de mídia Ogg. Ray Dassen relatou que o formato de bitstream Ogg teve um tipo MIME oficial designado na RFC 3534. Seria muito bom ver o Debian suportando esse tipo MIME tanto quanto for possível. O formato de bitstream Ogg é o formato container empregado pelo bem conhecido código de áudio Ogg Vorbis. Ray adicionou uma lista incompleta de pacotes que requerem modificações.

Posição do Debian nas declarações da SCO. Foi perguntado duas vezes na última semana se as declarações da SCO, formalmente conhecida como Caldera, uma empresa orientada em GNU/Linux, afetam o projeto Debian. Ray Dassen explicou que o caso consiste somente de alegações e rumores de uma companhia que está no caminho de tornar-se obsoleta. Eles ainda tem que produzir algo que possa ser remotamente considerado uma evidência, enquanto isso, temos indicações concretas de que a própria SCO está violando a GPL pela inclusão de um código de sistema de arquivos GPL do kernel Linux em seu kernel (Unixware?) proprietário. Uma detalhada análise foi liberada recentemente pela Iniciativa Open Source.

Relatório da Conferência IFIT. Está disponível um relatório sobre a presença do Debian na IFIT (Sigla em inglês para: Dia da Informação e Tecnologia de Informação Livre) que foi realiza de 9 a 10 de maio em Innsbruck, Áustria. A conferência teve início com um painel de discussão com políticos e continuou com várias oficinas que deram uma visão detalhada de vários projetos, incluindo o modelo de desenvolvimento do Debian.

Atualizações de Segurança. Você sabe o que fazer. Certifique-se de que atualizou o seu sistema caso possua algum dos pacotes a seguir instalados.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório do Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 8 pacotes tornaram-se órfãos essa semana e precisam de um(a) novo(a) mantenedor(a). Isso perfaz um total de 184 pacotes órfãos. Muito obrigado aos(às) mantenedores(as) anteriores que contribuíram para a comunidade do Software Livre. Por favor, veja as páginas WNPP para obter a lista completa e, por favor, adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você pretende adotar o pacote.

Quer continuar lendo a DWN (Debian Weekly News - Notícias semanais do Debian)? Por favor, ajude-nos a criar esse periódico. Nós ainda precisamos de mais escritores(as) voluntários(as) que investiguem a comunidade Debian e nos relatem sobre eventos que ocorrerem. Por favor, veja a página de contribuições para saber como ajudar. Nós estamos aguardando seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Dan Hunt, Matt Black e Martin 'Joey' Schulze.