Debian em CDs

Baixando as imagens do CD/DVD Debian via HTTP/FTP

Nota: O documento original é mais novo que esta tradução.

Por favor não baixe as imagens de CD ou DVD com seu navegador web da mesma maneira que você baixa outros arquivos! A razão para isto é que se o processo de cópia é interrompido, a maioria dos navegadores não vai lhe permitir reiniciar do ponto onde parou.

Ao contrário, use por favor um aplicativo que suporte a continuação da cópia a partir do ponto da interrupção. No Unix, você pode usar aria2, wxDownload Fast ou (na linha de comando) wget -c URL ou curl -C - -L -O URL. No Windows, você pode experimentar o Free Download Manager. No Mac OS, dê uma olhada no CocoaWget. Você também pode dar uma olhada na comparação de gerenciadores de download (em inglês) e escolher um programa que você goste.

As seguintes imagens do Debian estão disponíveis para serem baixadas:

Veja também:


Imagens oficiais de CD/DVD da distribuição estável (stable)

Para instalar o Debian em uma máquina sem conexão com a Internet, é possível usar as imagens de CD (650 MB cada) ou as imagens de DVD (4,4 GB cada). Baixe o primeiro arquivo de imagem de CD ou DVD, grave-o usando um gravador de CD/DVD (ou um pendrive USB, nos portes i386 e amd64), e então reinicialize a partir dessa mídia.

O primeiro disco de CD/DVD contém todos os arquivos necessários para instalar um sistema Debian padrão.
Para evitar baixar dados desnecessariamente, por favor, não baixe outros arquivos de imagem de CD ou DVD a menos que você saiba que precisa de pacotes deles.

CD

Os seguintes links apontam para arquivos de imagem que têm até 650 MB de tamanho, tornando-os adequados para gravação em mídia CD-R(W) normal:

DVD

Os seguintes links apontam para arquivos de imagem que têm até 4,4 GB de tamanho, tornando-os adequados para gravação em mídias DVD-R/DVD+R normais e similares:

Tenha certeza de ter olhado a documentação antes de instalar. Se você lê somente um documento antes da instalação, leia nosso Howto de Instalação, um rápido passo a passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:


Espelhos registrados do repositóriodebian-cd

Note que alguns servidores de arquivo não estão atualizados — antes de baixar, verifique se o número da versão das imagens é o mesmo daquele listado neste site! Além disto, note que muitos sítios não refletem o conjunto completo de imagens (especialmente as imagens em DVD) devido a seu tamanho.

Caso esteja em dúvida, use o servidor primário de imagens de CD na Suécia.

Você está interessado em oferecer imagens do CD Debian no seu servidor de arquivos (mirror)? Se sua resposta for sim, veja as instruções sobre como montar um servidor de arquivos de imagens de CD (mirror).