Debian em CDs

Baixando imagens do CD Debian com o jigdo

Jigsaw Download, ou resumindo jigdo, é uma maneira fácil e amigável de distribuir imagens de CD e DVD Debian.

Por que o jigdo é melhor que um download? direto

Porque é mais rápido! Por várias razões, há um número bem menor de servidores espelhos para as imagens de CD do que para o repositório "normal" do Debian. Consequentemente se você baixar de um servidor espelho das imagens de CD, esse servidor não só estará mais distante de você como também estará sobrecarregado, especialmente logo após o lançamento de uma versão.

Além disso, alguns tipos de imagens não estão disponíveis como arquivos .iso completos para download, pois não há espaço suficiente em nossos servidores para hospedá-los.

É claro, um servidor espelho Debian "normal" não tem nenhuma imagem de CD, então como é que o jigdo consegue baixá-las de lá? O jigdo faz isso baixando individualmente todos os arquivos que estão no CD. Na etapa seguinte, todos estes arquivos são agregados em um único grande arquivo que é a cópia exata da imagem do CD ou DVD. De qualquer forma, tudo isso acontece em segundo plano - tudo que você deve fazer é informar, à ferramenta que baixa os arquivos, a localização de um arquivo ".jigdo" para ser processado.

Mais informações estão disponíveis na página do jigdo. Voluntários(as) querendo ajudar com o desenvolvimento do jigdo são sempre bem-vindos(as)!

Como baixar uma imagem com o jigdo

Para uma descrição detalhada e passo a passo desse processo, consulte o mini-HOWTO Debian jigdo. O HOWTO também explica os recursos avançados do jigdo, como a atualização de uma versão antiga da imagem de um CD ou DVD para a versão atual (baixando somente o que foi alterado, não toda a imagem).

Uma vez que você tenha baixado as imagens e gravado em um CD/DVD, consulte as informações detalhadas sobre o processo de instalação.

Imagens oficiais

Arquivos jigdo oficiais para a distribuição estável (stable)

Blu-ray

Tenha certeza de ter consultado a documentação antes de instalar. Se você prefere ler apenas um documento antes da instalação, leia nosso howto de instalação, um rápido passo a passo do processo de instalação. Outras documentações úteis incluem:

Arquivos jigdo oficiais para a distribuição teste (testing)


Procurar conteúdo das imagens de CD

Qual imagem de CD/DVD contém um determinado arquivo? Abaixo, você pode fazer uma busca nas listas de arquivos contidos em uma ampla variedade de imagens de CD/DVD do Debian. Você pode entrar com várias palavras, cada uma delas deve coincidir com um trecho do nome do arquivo. Adicione, por exemplo, "_i386" para restringir os resultados a uma determinada arquitetura. Adicione "_all" para visualizar pacotes que são idênticos para todas arquiteturas.

Quais arquivos estão contidos em uma determinada imagem? Se você precisa de uma lista com todos os arquivos que um determinado CD/DVD do Debian contém, basta consultar o arquivo list.gz correspondente da imagem em cdimage.debian.org.


Dúvidas frequentes

Como faço para o jigdo usar meu proxy?

Carregue o arquivo ~/.jigdo-lite (ou o jigdo-lite-settings.txt para a versão Windows) em um editor de texto e procure a linha que começa com "wgetOpts". As opções a seguir podem ser adicionadas à linha:

-e ftp_proxy=http://PROXY-LOCAL:PORTA/
-e http_proxy=http://PROXY-LOCAL:PORTA/
--proxy-user=USUÁRIO
--proxy-passwd=SENHA

É claro, substitua os valores corretos para o seu servidor proxy. As duas últimas opções só são necessárias se o seu proxy utiliza autenticação com senha. As opções devem ser adicionadas ao final da linha wgetOpts antes do caractere final '. Todas as opções devem estar numa única linha.

Alternativamente, no Linux você também pode configurar as variáveis de ambiente ftp_proxy e http_proxy, por exemplo no arquivo /etc/environment ou no ~/.bashrc.

Aargh! O programa parou com um erro - será que baixei todos aqueles megabytes em vão?!

É claro que Isso Não Deveria Ter Acontecido((tm), mas por várias razões você pode ficar numa situação em que um grande arquivo .iso.tmp já foi gerado e parece que o jigdo-lite está com problemas, dizendo repetidamente para você baixar novamente os arquivos. Há várias possibilidades que podem ser testadas neste caso: