Debian em CDs

Instalação via rede a partir de um CD mínimo

Um CD de instalação via rede ou netinst é um único CD que permite-lhe instalar todo o sistema operacional. Este único CD contém apenas a quantidade mínima de software para começar a instalação e obter os outros pacotes através da Internet.

O que é melhor para mim — o CD-ROM inicializável mínimo ou os CDs completos? Depende, mas achamos que em muitos casos a imagem do CD mínimo é melhor — antes de mais nada, você só vai baixar os pacotes que selecionar para a instalação na sua máquina, o que economiza tempo e banda. Por outro lado, os CDs completos são mais úteis quando for instalar em mais de uma máquina, ou máquinas sem acesso livre à Internet.

Quais tipos de conexões de rede são suportadas durante a instalação? A instalação via rede assume que você tenha acesso à Internet. Várias formas diferentes são suportadas para isso, como uma conexão discada analógica PPP, ethernet, WLAN (com algumas restrições), mas ISDN não é suportada — desculpe!

As seguintes imagens inicializáveis do CD mínimo estão disponíveis para baixar:

Imagens netinst oficiais para a distribuição estável (stable)

Com até 300 MB de tamanho, essa imagem contém o instalador e um conjunto reduzido de pacotes, o que possibilita a instalação de um sistema (muito) básico.

Imagem do CD netinst (geralmente entre 150-300 MB, varia por arquitetura)

Para informações sobre o que são estes arquivos e como utilizá-los, por favor consulte o FAQ.

Uma vez que tenha baixado uma dessas imagens, não esqueça de dar uma olhada nas informações detalhadas sobre o processo de instalação.

Imagens não oficiais netinst com firmwares não livres incluídos

Se algum hardware em seu sistema requer que firmware não livre seja carregado com o controlador do dispositivo, você pode usar um dos arquivos tarball de pacotes de firmware comuns ou baixar uma imagem não oficial que inclui esses firmwares não livres. Instruções de como usar os arquivos tarball e informações gerais sobre como carregar um firmware durante uma instalação podem ser encontradas no guia de instalação.

imagens de instalação não oficiais para estável (stable) com firmwares incluídos