O Debian vence duas das sete categorias no prêmio Linux New Media 2011

4 de Março de 2011

Os representantes do Debian estiveram bastante ocupados no prêmio Linux New Media deste ano, que foi apresentado ontem durante a CeBIT em Hanover, Alemanha. Eles primeiro subiram ao palco quando o prêmio para Melhor Distribuição de Código Aberto para Servidores foi apresentado por Peter Ganten, diretor-geral da Univention GmbH. Na apresentação do prêmio, ele enfatizou que o Debian tem feito um trabalho pioneiro não somente no campo técnico mas também na definição de padrões de software livre e processos.

Os representantes foram chamados ao palco pela segunda vez quando o prêmio mais importante, Contribuição Notável para o Código Aberto/Linux/Software Livre, foi apresentado por Karsten Gerloff, presidente da Free Software Foundation Europa. Ele subiu ao palco para apresentar o prêmio e primeiro colocou uma gravata de Tartan do Debian antes de elogiar o Debian com um discurso muito comovente.

Ele enfatizou particularmente a dedicação do Debian à liberdade do software dizendo: No Debian, a qualidade é o foco da atenção de todos. Mas aqueles que trabalham no sistema Debian sabem que um grande software não vale nada sem a liberdade. Com o lançamento do Squeeze, a última versão estável, em Fevereiro, o Debian deu o passo importante para oferecer um kernel completamente livre, sem blobs executáveis. É o primeiro dentre as principais distribuições nos tempos atuais. O Debian está dando Liberdade aos seus usuários por padrão. E essa Liberdade para os usuários e desenvolvedores em larga escala certamente é uma contribuição notável do Debian, não apenas para o Software Livre, mas para a sociedade da informação.

Os prêmios foram recebidos pelos assessores de imprensa Meike Reichle e Alexander Reichle-Schmehl, que usaram seus discursos para agradecer à Linux New Media, ao júri e em particular aos desenvolvedores e contribuidores do projeto Debian cujo trabalho contínuo e dedicação continuam a inspirar.

A cerimônia também foi transmitida ao vivo pela Internet, e uma gravação em vídeo estará disponível em breve.

O Debian está particularmente orgulhoso de ter sido reconhecido nessa ocasião, tendo por pouco não recebido o prêmio Contribuição Notável para o Código Aberto/Linux/Software Livre em anos anteriores.

Sobre o Debian

O projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock para ser um projeto comunitário verdadeiramente livre. Deste então, o projeto tem crescido para ser um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto. Milhares de voluntários em todo o mundo trabalham juntos para criar e manter os programas do Debian. Disponível em 70 idiomas, e suportando uma grande variedade de tipos de computadores, o Debian se autodenomina o sistema operacional universal.

Informações de contato

Para mais informações, por favor, visite as páginas web do Debian em https://www.debian.org/ ou envie um e-mail (em inglês) para <press@debian.org>.