Notícias Semanais Debian - 6 de Maio de 2001

Bem-vindo(a) às Notícias Semanais do Debian, uma newsletter para a comunidade Debian.

Primeiro - um novo time editorial para a NSD. O Joey Hess estava cansado mas algumas pessoas pensaram que seria uma vergonha se as Notícias Semanais do Debian morressem então pedimos para tomar suas rédeas e ele permitiu. Os sortudos são Jean-Christophe Helary, Joe 'Zonker' Brockmeier e Tollef Fog Heen. O Joey quer agradecer as centenas de pessoas que enviaram emails de encorajamento e agradecimento e deseja ao novo pessoal da NSD o melhor.

Desde a última notícia, o 2.2r3 foi lançado. Ele conserta muitos erros de segurança e outros erros importantes: um exploit no ntp, um problema de links simbólicos no samba estão entre esses. Algumas atualizações de segurança foram construídas incorretamente em um sistema instável, o que causou alguma confusão. Está consertado agora.

Os boot-floppies estão indo, devagar. Houve alguns problemas relacionados ao slang e utf8, mas eles devem estar quase todos consertados agora. Os boot-floppies foram traduzidos em Dinamarquês e temos uma tradução Gaulesa em curso. Também, se formos lançar o Woody esse ano, os boot-floppies precisam de muito mais ajuda.

O Ben Collins já começou seu trabalho como Líder do Projeto. Agora, ele está fortalecendo o comitê técnico e Bdale Garbee e Wichert Akkerman foram adicionados a ele.

Na debian-devel,foi uma semana ocupada com discussões longas e esquentadas sobre se ALL: PARANOID é uma boa configuração para se ter no /etc/hosts.deny. Houve também discussões sobre rodar o BIND em chroot. A maior discussão é ainda a 'kernel-{image,headers} package bloat' (ou algo como 'pacotes kernel-{image,headers} inchados') onde Herbert Xu, Craig Sanders e Daniel Stone (e algumas outras pessoas) estão brigando entre si. Não entre sem seu colete de amianto.

CSS ou não CSS. Pacotes como xine-dvd-css devem ir na main? Nenhum dos mestres de gtp querem ser responsáveis pela entrada deles então o que acontecerá ainda está aberto à discussão (e aconselhamento legal). Relacionado a isso há a contínua discussão sobre crypto na distribuição principal. Isso será resolvido com uma pequena ajuda de um advogado, espera-se.

O dpkg 1.9 saiu. Ele conserta muitos segfaults e adiciona suporte a pacotes assinados. Também tem novas características, melhoras de desempenho e traduções atualizadas, consertos para o Hurd, HPPA, IA64 e SH. Há já um número de consertos de erros lançados que consertam os novos e excitantes erros.

Alguns dos novos pacotes que entraram no Debian essa semana são: cocoon2, thttpd, nvclock and task-harden

Retorno é sempre apreciado


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.