Notícias Semanais Debian - 1 de Julho de 2001

Acabamos de entrar na fase um do processo de freeze do Woody. Apesar de o Gerente de Releases Anthony Towns ter começado o anúncio com "bem-vindos ao freeze do woody", o woody não está congelado ainda no sentido convencional da palavra. Não muito ainda. O que temos é um prazo -- 24 de julho -- para a fase um do processo de freeze acabar. Essa primeira fase involve decidir o que queremos lançar, congelar a política Debian, decidir qual arquiteturas estarão prontas para o lançamento, decidir se esse lançamento vai incluir criptografia na main e ter o sistema base em condições de congelamento. Se essas metas forem alcançadas até 24 de julho, o próximo estágio será congelar o sistema base. Por falar nisso, é oficial -- o woody será o Debian 3.0. AJ disse: "Essa é, para ser brando, uma decisão um tanto controversa, mas é uma decisão que tenho de tomar."

Debian BSD? A lista Debian-BSD se mecheu um pouco ultimamente. A lista Debian-BSD está viva desde maio de 1999 mas "nunca passa da de conversa", citando Gary Kline. Andreas Krennmair postou uma lista de pacotes necessários e parece haver interesse intenso de algumas pessoas

Estado do GCC 3.0. Interessado em usar o GCC 3.0? Há uma discussão instrutiva na lista debian-devel iniciada por Eray Ozkural sobre o estado dos pacotes do GCC 3.0 na testing. Uma nota para iniciantes, GCC é a Coleção de Compiladores GNU. Há algum tempo ele erá o Compilador C GNU mas o GCC agora suporta um número de linguagens além do C. Algumas arquiteturas, como a arquitetura do processador IA-64 estão usando o GCC 3.0 desde seu início. As releases Debian para a x86 e outros processadores terão de migrar para o GCC 3.0, o que será um grande esforço.

É um Python isso no seu bolso? Temos certeza de que muitos desenvolvedores Debian ficaram felizes de ver o lançamento do Python 2.0.1 compatível com a GPL. Gregor Hoffleit levantou a questão da transição na lista debian-devel para discussão.

Eventos Debian. Há quatro, conte-os, quatro eventos em que o Projeto Debian estará representado na semana vindoura. O Projeto Debian terá uma presença em exibições e conferências na França, Alemanha, México e Reino Unido. Você pode saber mais sobre esses eventos e eventos futuros na página de Eventos Debian: https://www.debian.org/events/2001/.

Segurança. Apenas um problema com segurança relatado essa semana. Michal Zalewski descobriu um problema com o Samba, que não validava os nomes de máquinas remotas using NetBIOS apropriadamente. Qualquer usuário do Samba vai querer atualizar o Samba o mais rápido possível.

Como sempre escreva-nos com suas notícias relacionadas ao Debian em dwn@debian.org. Deixe-nos saber se seu projeto está fazendo algo interessante ou se há notícias interessantes na sua lista de discussão. Tenha uma boa semana!


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier, Jean-Christophe Helary e Tollef Fog Heen.