Notícias Semanais Debian - 30 de Outubro de 2001

MPEG em um Console. Semana passada nós mencionamos que Uwe Herrman anunciou sua Intenção de Empacotar (ITP) um tocador de MPEG que roda em um console de texto. Nós recebemos um email de Adam Sjogren dizendo que o plaympeg, do seu pacote smpeg-plaympeg já tem essa capacidade. Ao rodar o plaympeg num console, ou desligar a variável de ambiente DISPLAY em um xterm, ele irá rodar em modo console.

GNU/Linux nas Terras de Baixo. James Bromberger escreveu-nos para contar sobre uma Debian Conference planejada para fevereiro de 2002 na Austrália. A conferência será nos dias 4 e 5 de fevereiro, dois dias antes da Linux.conf.au. Para mais informações, ou para ler a Chamada para Artigos, visite o site http://www.linux.org.au/conf/debiancon.html.

Resposta de RMS. Nós recebemos uma resposta de Richard M. Stallman sobre nossa declaração sobre discutir software livre e não-livre na DWN, nós prometemos passar para frente:

A situação do GNOME e do Debian não são a mesma, porque o GNOME é parte do Projeto GNU. A política do Projeto GNU desde o início é que não se deve propagar a disponibilidade de software não-livre. O GNOME deve seguir essa política. (Eu desejaria que o Debian adotasse-a, também.)

A razão de o GNU ter essa política é que devemos seguir nossos próprios princípios com seriedade. A razão para se desenvolver o sistema GNU e o princípio central do que nós dizemos ao público é que o software não-livre é uma coisa ruim. Se nós recomendamos um programa não-livre nós nos contradizemos nos nossos princípior. Outros, cujos princípios são diferentes, podem recomendar um programa não-livre sem se contradizer em seus princípios, mas não nós.

Por agora, a DWN irá continuar a falar sobre software não-livre quando apropriado -- no entanto, quando nós listarmos softwares não-livres na nossa seção de "Pacotes Novos" ou em qualquer outro lugar, isso será indicado.

Buildd para o Debian/Hurd. Jeff Bailey, feliz, anunciou que ele conseguiu fazer o servidor de compilação Debian rodar em sua máquina Debian/Hurd. Isso deve ajudar o port do Hurd a se manter junto com o resto do repositório. Logs desse buildd estarão disponíveis no site web acima.

Atualização da Especificação LSB. Atendendo a um pedido, Christopher Yeoh postou uma atualização sobre a Especificação LSB. Há trabalho sendo feito para um lançamento da 1.0.1, que irá primariamente ter mudanças editoriais e a correção de alguns erros muito óbvios. Ambas as versões lançada 1.0 e amostras diárias se encontram aqui. Há também um banco de dados de resultados dos testes LSB online.

Nova Release do Potato Atrás da Porta. O Joey está trabalhando duro para lançar a nova release do Potato. Ela irá conter a maior parte dos consertos de segurança desde a última release do Potato bem como alguns pacotes com consertos comuns. O plano é lançar a release 2.2r4 no início de novembro desse ano. Veja a sua segunda lista de pacotes e envie comentários a ele se você pensa que ele está se esquecendo de algo na lista atual.

Debian em DVD! A Slashdot relatou, recentemente, que a LAN Comp Systems está distribuindo amostras da release vindoura do Debian, nome-código "woody", em DVD-R. Há DVDs source e binary-i386, contendo a main, a contrib, a non-free e a non-US. Parece uma alternativa interessante a um conjunto de 4 a 5 CDs. Jim Westveer explicou como um DVD é criado com as ferramentas do Debian.

Transição FHS. Joey Hess conferiu se seu sistema estava compatível com uma decisão antiga do comitê técnico, de mais de 2 anos atrás, sobre como o /usr/doc seria mudado. Joey disse que estamos perto do fim do passo 2 e que o /usr/doc consiste apenas de links simbólicos para o /usr/share/doc. Exceto por alguns poucos pacotes, o mesmo se aplica a /usr/man e /usr/share/man, mas a transição do /usr/info não está terminada.

Primeiro Pacote Debian do OpenOffice. Peter Novodvorsky (Петр Новодворский) anunciou o primeiro pacote do OpenOffice #638c construído para o Debian. Ele compila em um pacote único que tem 75MB. Dooh. Ele está mal empacotado e reflete apenas um estágio pré-pré-alpha, mas é um começo. Use ao seu próprio risco! O OpenOffice, no entanto, tem uma estrutura modularizada, e deve, portanto, ser dividido em pacotes menores. No entanto, problemas de licença com o JDK ainda persistem. Veja a discussão acima para detalhes. Em adição a isso, Jan-Hendrik Palic postou recentemente um relatório de estado compreensível.

Pacotes Novos ou Notáveis.

Não haver notícias é uma Boa Notícia? Não temos problemas de segurança nessa semana.

Continue Mandando. Temos recebido muitas respostas úteis e dicas sobre novos pacotes e por aí vai. Continue! Até a próxima semana, tenha um feliz Halloween!


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Joe 'Zonker' Brockmeier e Martin 'Joey' Schulze.