Notícias Semanais Debian - 13 de Agosto de 2002

Bem-vindo à trigésima primeira edição da DWN, a newsletter semanal para a comunidade Debian. Essa foi uma semana calma como sempre, exceto pelas atualizações de segurança. De qualquer forma, nós não queremos que você fique entediado. Veja esse quiz sobre licenças Free Software. O grupo de usuários Linux de Davis coletou artigos da Free Software e compilou uma lista de razões para evitar certos sistemas não livres.

Nova Versão da Python? O Torsten Landschoff deseja saber quando a Python 2.2 se tornará a versão padrão no Debian, uma vez que o novo fonte do autor do python-gnome para o Gnome 2 requer a Python 2.2 para construção. O Chris Lawrence explicou que, aparentemente, há um consenso de que a nova versão padrão do Debian deve ser a Python 2.3, pulando inteiramente a 2.2.

O fim da db1 da GNU libc. O Ben Collins anunciou que a db1 foi retirada de versões posteriores a 2.1.3 da glibc. A única razão é que ela foi mantidada devido a compatibilidade com versões anteriores. Segundo o Ben, está na hora de tirar essa versão antiga, já que o ciclo de lançamento da sarge está no começo e nós podemos trabalhar nos detalhes. O anúncio contém um FAQ, explicando que toda db2/3/4 irá fornecer camadas de compatibilidade. Mais tarde, o Adrian Bunk solicitou um pacote que faça uma atualização suave.

Conflitos nos Nomes de Bibliotecas. O Simon Law descobriu duas bibliotecas que possuem o mesmo nome: libdnet. A suportada no Debian há um bom tempo é a biblioteca DECnet. A nova biblioteca com o mesmo nome fornece uma interface portável para muitas rotinas de rede de baixo nível. Aparentemente, uma dessas bibliotecas precisa ser renomeada e no entanto, a biblioteca DECnet tem um histórico anterior e a nova biblioteca já está em uso nas coleções de porte do OpenBSD.

Suporte a Grandes Arquivos. O Oliver Elphick perguntou se é seguro habilitar o suporte a grandes arquivos (LFS) nos pacotes binários do PostgreSQL. O Miquel van Smoorenburg explicou que adicionar o suporte a grandes arquivos (ou seja, suporte a arquivos que são maiores do que 2 GB) não irá quebrar com antigos kernels, mas funcionará somente para kernels 2.4.

Mozilla 1.1beta? Foi questionado se o Debian irá suportar pacotes do Mozilla 1.1beta que foi recentemente lançado pelo autor. O Erich Schubert informou que há pacotes mozilla-snapshot para esse propósito. Ele também nota que o Mozilla 1.1beta quebrará o último Galeon, o Skipstone e o Nautilus. Até que o Mozilla 1.1 final seja lançado, esses pacotes precisam ser atualizados em sincronia.

Atualizando para o Gtk 2? O Oohara Yuuma (大原雄馬) quis saber qual o plano de transição para o Gtk 2.0. O Erich Schubert explicou que o Gtk 1 e o Gtk 2 não são interfaces compatíveis, então simplesmente recompilar todos os pacotes afetados provavelmente não é uma solução eficiente. Então, nós teremos que aguardar que o autor porte seus pacotes para o Gtk 2. A transição é parcialmente discutida aqui.

Atualizações de Segurança. O Time de Segurança preparou correções para várias falhas de segurança na distribuição estável. Se suas máquinas rodando Debian estão conectadas a Internet, você deve atualizar esses pacotes se você ainda não o fez. É uma boa idéia inscrever-se na lista debian-security-announce e adicionar a linha de segurança ao apt como informado na página de segurança. Atualizações regulares não tornaram seu sistema seguro mas podem corrigir alguns problemas conhecidos. Os seguintes pacotes foram atualizados desde a última edição da DWN.

Pacotes Novos ou Notáveis. Os pacotes a seguir foram adicionados ao repositório Debian recentemente ou tiveram atualizações importantes.

Pacotes Órfãos. 3 pacotes foram orfanados essa semana e precisam de um novo mantenedor. Isso perfaz um total de 99 pacotes órfãos. Muito obrigada aos mantenedores anteriores. Por favor, veja as páginas WNPP para a lista completa, e por favor adicione uma nota ao relatório de erros e mude o título para ITA: se você planeja adotar o pacote.

Viu algo interessante? Por favor, envie-nos uma nota com o assunto que você acredita que seja apropriado para inclusão na DWN. Nós não noticiamos tudo, infelizmente. Obviamente, nós também ficamos agradecidos por itens completamente escritos por voluntários. Por favor, veja a página de contribuição. Nós esperamos seu e-mail em dwn@debian.org.


Para receber este boletim semanalmente em sua caixa postal, inscreva-se na lista debian-news-portuguese (versão em português brasileiro). Para receber o boletim em inglês, inscreva-se na lista debian-news.

Edições anteriores deste boletim estão disponíveis.

Esta edição das Notícias Semanais Debian foi editada por Martin 'Joey' Schulze.