Debian Hamradio Blend

Suporte do blend

Documentação

Antes de procurar alguém para suporte, é geralmente bom tentar encontrar uma resposta para seu problema sozinho(a). Desse modo, você conseguirá as respostas que precisa e, mesmo se não conseguir, a experiência de ler a documentação provavelmente será útil para você no futuro.

Veja a página de documentação específica sobre rádio amador ou a página de documentação do Debian para uma lista de documentos disponíveis.

Listas de discussão

O Debian é aperfeiçoado através de desenvolvimento distribuído ao redor do mundo. Portanto, o e-mail é o meio preferido para discussão de vários itens. Muitas das conversas entre desenvolvedores(as) Debian e usuários(as) são feitas através de listas de discussão.

Para suporte especificamente relacionado ao uso de software radioamadorista, você pode usar a lista de discussão dos(as) usuários(as) de rádio amador.

Para suporte geral ao Debian em português, você pode usar essa lista de discussão de usuários(as) do Debian.

Para suporte ao(à) usuário(a) em outros idiomas, por favor verifique o índice de listas de discussão para usuários(as).

Ajuda on-line e em tempo real usando IRC

O IRC (bate-papo de retransmissão da internet) é uma forma de conversar com pessoas ao redor do planeta em tempo real. Os canais IRC dedicados ao Debian podem ser encontrados em OFTC.

Para conectar, você precisa de um cliente IRC. Alguns dos clientes mais populares são HexChat, ircII, irssi, epic5 e KVIrc, todos foram empacotados para o Debian. Após instalar o cliente, você precisa informá-lo a se conectar com o servidor. Na maioria dos clientes, pode-se fazer isso digitando:

/server irc.debian.org

Uma vez conectado(a), junte-se ao canal #debian-hamchat digitando

/join #debian-hamchat

Nota: clientes como o HexChat geralmente têm uma interface gráfica diferente para ingressar nos servidores/canais.

Há outras redes de IRC onde pode-se bater papo sobre Debian também.