O(A) secretário(a) do projeto Debian

Com o crescimento do projeto Debian, ficou claro que era necessário ter um conjunto de regras semiformais para ajudar na resolução de conflitos e, como resultado, a constituição foi escrita. A constituição do Debian descreve a estrutura organizacional para a tomada de decisões formais no projeto. A constituição delineia quem toma as decisões e quais os poderes de cada um desses indivíduos ou grupos que tomam as decisões. O cargo de secretário(a) do projeto é uma das seis entidades enumeradas na constituição do Debian como entidades tomadoras de decisão.

Qualquer desenvolvedor(a) Debian é elegível para ser considerado(a) para o posto de secretário(a) do projeto Debian. Qualquer pessoa pode ter vários postos, exceto que o(a) secretário(a) do projeto não pode ser também o(a) líder do projeto Debian, ou o(a) presidente do Comitê Técnico.

Apontamento

Ao contrário dos outros(as) delegados(as), que são apontados pelo(a) líder do projeto, o(a) próximo(a) secretário(a) do projeto é apontado(a) pelo(a) líder do projeto e pelo(a) secretário(a) do projeto atual. Caso o(a) secretário(a) atual e o(a) líder do projeto discordem, eles(as) devem pedir aos(às) desenvolvedores(as) por meio de resolução geral que nomeiem um(a) secretário(a).

O mandato do(a) secretário(a) do projeto é de 1 ano, após o qual ele ou outro(a) secretário(a) precisa ser (re)nomeado(a).

Tarefas realizadas pelo(a) secretário(a) do projeto

Condução de votações

A tarefa mais visível realizada pelo(a) secretário(a) é a condução das votações para o projeto -- notavelmente as eleições do(a) líder do projeto, mas também qualquer outra votação que for feita (resoluções gerais, por exemplo). Executar uma votação também implica em determinar o número e a identidade das pessoas elegíveis à votação, para o propósito de calcular o quorum.

Ocupar a posição de outros cargos

O(A) secretário(a) do projeto pode ocupar a posição do(a) líder, junto com o(a) presidente do comitê técnico. Nessa situação, eles(as) podem tomar decisões juntos(as) se considerarem imperativo fazê-lo -- mas somente quando for absolutamente necessário e somente quando consistente com o consenso dos(as) desenvolvedores(as).

Se não houver um(a) secretário(a) do projeto ou o(a) secretário(a) atual estiver indisponível e não tiver delegado autoridade para uma decisão, então a decisão pode ser feita ou delegada pelo(a) presidente do comitê técnico, como secretário(a) em exercício.

Interpretando a constituição

O(A) secretário(a) também é responsável por decidir qualquer disputa sobre a interpretação da constituição.

Informação de contato

Contate o(a) secretário(a) do projeto Debian enviando uma mensagem em inglês para secretary@debian.org.

Sobre nosso(a) secretário(a) atual

O atual secretário do projeto é Kurt Roeckx <kroeckx@debian.org>. Kurt está envolvido com software livre e linux desde 1995, e tem sido um desenvolvedor Debian desde Agosto de 2005.
Kurt tem mestrado em Eletrônica e TIC, concedido pela Hogeschool voor Wetenschap & Kunst.

Kurt tem sido secretário do projeto desde Fevereiro de 2009; ele assumiu o cargo depois que o secretário anterior, Manoj Srivastava, renunciou ao cargo. Além de ser secretário do projeto, Kurt faz o porte para o AMD64 e mantém 12 pacotes, incluindo libtool, ntp e openssl.

O posto de secretário(a) assistente

Devido ao aumento da quantidade de trabalho (por exemplo: votação) que o secretário estava começando a manusear, o DPL (na época, Steve McIntyre) e o secretário anterior (Manoj) decidiram que seria uma boa ideia nomear um assistente em casos de indisponibilidade.
Atualmente, Neil McGovern <neilm@debian.org> está nesse cargo.


O(A) secretário(a) do projeto Debian