Documentação

A criação de um sistema operacional livre de alta qualidade também inclui escrever manuais técnicos que descrevam a operação e o uso dos programas. O projeto Debian dedica todos os esforços para fornecer a todos(as) os(às) usuários(as) uma boa documentação em um formato facilmente acessível. Esta página contém uma coleção de links que levam a guias de instalação, HOWTOs, FAQs, notas de lançamento, nossa wiki e muito mais.

Início rápido

Se você é novato(a) no Debian, recomendamos que comece com dois guias:

Tenha estes à mão quando fizer sua primeira instalação Debian, eles provavelmente responderão a várias questões e ajudarão a trabalhar com seu novo sistema Debian.

A seguir, você pode passar por estes documentos:

Manuais

A maior parte da documentação incluída no Debian foi escrita para GNU/Linux em geral, mas também existe alguma documentação escrita especificamente para o Debian. Basicamente, os documentos são classificados nessas categorias:

Manuais específicos do Debian

Outros documentos (mais curtos)

Os documentos seguintes incluem instruções mais rápidas e curtas:

Páginas de manual (manpages)
Tradicionalmente, todos os programas Unix são documentados com páginas de manual, manuais de referência disponíveis através do comando man. Eles normalmente não são para novatos(as), mas documentam todos os recursos e funções de um comando. O repositório completo de todas páginas de manual disponíveis no Debian estão on-line: https://manpages.debian.org/.
Arquivos info
Muitos programas GNU são documentados através de arquivos info em vez de páginas de manual. Esses arquivos incluem informações detalhadas sobre o programa, opções e exemplos de uso, e estão disponíveis através do comando info.
Arquivos LEIA-ME (README)
Os arquivos LEIA-ME são arquivos de texto simples que descrevem um item, normalmente um pacote. Você pode encontrar muitos deles nos subdiretórios em /usr/share/doc/ no seu sistema Debian. Adicionalmente ao arquivo LEIA-ME, alguns desses diretórios incluem exemplos de configuração. Por favor note que a documentação de programas maiores é geralmente fornecida em um pacote separado (com o mesmo nome do pacote original, mas terminado com -doc).