Documentação

Uma parte importante de qualquer sistema operacional é a documentação, os manuais técnicos que descrevem o uso e funcionamento dos programas. Como parte de seus valores para criar um sistema operacional livre de alta qualidade, o Projeto Debian se esforça para fornecer a todos os(as) seus(suas) usuários(as) uma documentação apropriada e facilmente acessível.

Início rápido

Se você é novato(a) no Debian, nós recomendamos que comece sua leitura por:

Tenha estes à mão quanto fizer sua primeira instalação Debian, eles provavelmente responderão a várias questões e te ajudarão a trabalhar com seu novo sistema Debian. Posteriormente você poderá ir para:

Finalmente, certifique-se de imprimir e ter em mãos o cartão de referência Debian GNU/Linux, uma listagem dos mais importantes comandos para sistemas Debian.

Há uma quantia razoável de outras documentações listadas abaixo.

Tipos de documentação

A maior parte da documentação incluída no Debian foi escrita para o GNU/Linux em geral. Há também alguma documentação escrita especificamente para o Debian. Esses documentos estão nas categorias básicas abaixo:

Manuais

Os manuais lembram livros, porque eles descrevem tópicos importantes de forma compreensível.

Manuais específicos do Debian

A lista completa de manuais do Debian e outros documentos pode ser encontrada nas páginas do projeto de documentação Debian.

Há também vários manuais escritos para o Debian GNU/Linux orientados para os(as) usuários(as), disponíveis em forma de livros impressos.

HOWTOs

Os documentos HOWTO, como o próprio nome em inglês diz, descrevem como fazer algo, e eles normalmente cobrem um assunto mais específico.

FAQs

FAQ significa frequently asked questions (perguntas realizadas frequentemente). Um FAQ é um documento que responde essas perguntas.

Perguntas relacionadas especificamente ao Debian são respondidas no FAQ do Debian. Também há em separado um FAQ sobre as imagens de CD/DVD do Debian.

Outros documentos menores

Os documentos seguintes incluem instruções mais rápidas e pequenas:

Páginas de manual
Tradicionalmente, todos os programas Unix são documentados com páginas de manual, manuais de referência estão disponíveis através do comando man. Eles normalmente não são para novatos(as). Você pode buscar e ler as páginas de manual disponíveis no Debian em https://manpages.debian.org/.
Arquivos info
Muitos programas GNU são documentados através de arquivos info ao invés de páginas de manual. Esses arquivos incluem informações detalhadas sobre o programa, opções e exemplos de uso, e estão disponíveis através do comando info.
Arquivos LEIA-ME (README) variados
Os arquivos leia-me (readme) também são comuns — eles são arquivos de texto simples que descrevem um item, normalmente um pacote. Você pode encontrar muitos deles nos subdiretórios em /usr/share/doc/ no seu sistema Debian. Cada pacote de software tem um subdiretório com seus próprios arquivos leia-me (readme), e pode também incluir exemplos de configuração. Note que, em programas maiores, a documentação é fornecida geralmente através de um pacote separado (com o mesmo nome do pacote original, mas terminado em -doc).
Cartões de referência rápida

Cartões de referência rápida são resumos bem curtos de um (sub)sistema específico. Geralmente, um cartão de referência fornece os comandos mais usados em um único documento. Algumas coleções e principais cartões de referência estão incluídos no:

Cartão de referência Debian GNU/Linux
Esse cartão, que pode ser impresso em uma única folha de papel, fornece uma lista dos comandos mais importantes e é uma boa referência para novos(as) usuários(as) do Debian que querem se familiarizar com eles. É necessário, pelo menos, um conhecimento básico de computadores, arquivos, diretórios e linha de comando. Usuários(as) novatos(as) podem querer ler primeiro a referência Debian.

Se você conferiu os recursos acima e ainda não encontrou as respostas para suas perguntas ou soluções para os seus problemas no Debian, dê uma olhada na nossa página de suporte.